Frameworks para View

Pessoal,

To com um projeto em andamento e utilizo VRaptor + Hibernate + HTML/CSS/JQuery.
Mas nessa iteração agora fiz um levantamento eu percebi que o tempo gasto com produção de tela, utilização de plugins do jquery e etc foi bem maior do que gasto com desenvolvimento do banco e das classes de negócio.

Existe algum framework usado só pra construção de tela ? Já trabalhei com GWT achei interessante porém ouvir dizer que a integração com VRaptor é complicada.

Abraços pessoal !

Bootstrap, que recomendo. Tem tambem jqueryui. E plugins jquery individuais de acordo com a necessidade especial, como graficos.

Gostei desse bootstrap … alguma vantagem ou desvantagem em relação ao jqueryui ?
To em dúvida nesse dois.

Usando o bootstrap alguns componentes básicos você terá que pegar de terceiros, tipo o datepicker que não tem disponível (mas tem boas opções por fora).

Eu estou fazendo um projeto com bootstrap + angularjs no cliente e vraptor no server (apenas retornando json). Tenho gostado muito. O angular é bem recente, portanto se for utilizá-lo, prepare-se pra algo não tão bem documentado.

De qualquer maneira, eu acho que a interface gráfica sempre demora mais. Interfaces bem feitas normalmente demandam muitas linhas de código, muitos detalhes a serem feitos.

[quote=vitor.morales]Gostei desse bootstrap … alguma vantagem ou desvantagem em relação ao jqueryui ?
To em dúvida nesse dois.[/quote]
Vantagens do bootstrap: responsive layout (se adapta a mudancas drasticas de resolucao de video como o de celular), grid layout integrado (para facilitar layoutar forms).
Vantagens do jqueryui: mais tempo sendo usado. Mas eu ja abortei o jqueryui faz um tempo e nao senti falta.

Se voce é desenvolvedor procure nao perder tempo com design, é melhor ter um profissional para esta finalidade e voce focar em entregar mais valores ao Negocio e consequentemente ter mais retornos e tudo crescer com isso.

Por isso que eu acho o primefaces imbatível, pena que só tem pra JSF, tem até o tema do bootstrap…

Mas se eu pudesse fazer com HTML & CSS & JS eu faria, vc pena no começo mas depois vc tem o domínio do front-end,

Ou como o brother de cima disse, tem que ter um profissional dedicado a pra isso.

Tem que ver que o Bootstrap irá evoluir muito, muito mesmo pelo menos é o que parece, ou seja , o pick calendar jaja os caras colocam eu acho,

Abrcs,

[quote=rafael_jesus]Por isso que eu acho o primefaces imbatível, pena que só tem pra JSF, tem até o tema do bootstrap…

Mas se eu pudesse fazer com HTML & CSS & JS eu faria, vc pena no começo mas depois vc tem o domínio do front-end,

Ou como o brother de cima disse, tem que ter um profissional dedicado a pra isso.

Tem que ver que o Bootstrap irá evoluir muito, muito mesmo pelo menos é o que parece, ou seja , o pick calendar jaja os caras colocam eu acho,

Abrcs,
[/quote]

O datepicker eu também acho. Mas acho que componentes como grids, árvores e coisas do gênero, eles não vão colocar. Claro que você pode fazer você mesmo ou buscar de terceiros, mas num primeiro momento é bem diferente pra quem está acostumado a usar frameworks baseados em componentes. :slight_smile:

[quote=javaflex][quote=vitor.morales]Gostei desse bootstrap … alguma vantagem ou desvantagem em relação ao jqueryui ?
Vantagens do bootstrap: responsive layout (se adapta a mudancas drasticas de resolucao de video como o de celular), grid layout integrado (para facilitar layoutar forms).
Vantagens do jqueryui: mais tempo sendo usado. Mas eu ja abortei o jqueryui faz um tempo e nao senti falta.

Se voce é desenvolvedor procure nao perder tempo com design, é melhor ter um profissional para esta finalidade e voce focar em entregar mais valores ao Negocio e consequentemente ter mais retornos e tudo crescer com isso.[/quote]

Muitas vezes isto não é opção, principalmente em empresas menores. Tem que fazer tudo…

[quote=rafael_jesus]Por isso que eu acho o primefaces imbatível, pena que só tem pra JSF, tem até o tema do bootstrap…
[/quote]

opa tem uma versão do prime que não usa jsf :

são poucos componentes mas já vale…

eu iria de bootstrap.

Cara, eu gosto bastante do Foundation. Como você está pesquisando, vale a pena dar uma olhada http://foundation.zurb.com/.

[quote=vitor.morales]Pessoal,

Mas nessa iteração agora fiz um levantamento eu percebi que o tempo gasto com produção de tela, utilização de plugins do jquery e etc foi bem maior do que gasto com desenvolvimento do banco e das classes de negócio.

Existe algum framework usado só pra construção de tela ? Já trabalhei com GWT achei interessante porém ouvir dizer que a integração com VRaptor é complicada.

Abraços pessoal ![/quote]

e vc pouder mudar para fora do VRaptor, a dica é o Vaadin ou o ZK se o seu produto for orientado a formulários.
Se não, então a opção é vc criar componentes - web tags - para o jquery. Ai vc vai ganhar muita produtividade ao mesmo tempo que facilita a manutenção depois.
O truque é não usar os tags do HTML puro e criar seus próprios com a ajuda do jquery (tem muitos bons plugins para quase tudo) ou outro framework javascript.

O maior truque de todos é fazer seu andar de visualização ( o que vc chama de view) ser independente do resto do sistema , de forma que se mudar do vraptor para outra coisa, suas lógicas não tenham que ser reescritas. Tente fazer o melhor plug and play possivel. Assim vc pode mudar todo o andar de visualização quando vc quiser. Se vc quer manter o mesmo frameworks de processamento, suas opções são mais limitadas.

cara que dica legal, não tinha visto esse cara ainda, vai para a lista de estudos =)

[quote=sergiotaborda][quote=vitor.morales]Pessoal,

e vc pouder mudar para fora do VRaptor, a dica é o Vaadin ou o ZK se o seu produto for orientado a formulários.
Se não, então a opção é vc criar componentes - web tags - para o jquery. Ai vc vai ganhar muita produtividade ao mesmo tempo que facilita a manutenção depois.
O truque é não usar os tags do HTML puro e criar seus próprios com a ajuda do jquery (tem muitos bons plugins para quase tudo) ou outro framework javascript.
[/quote]

Nesse caso eu acho que o ideal é usar o Angular ao invés do JQuery, uma vez que ele já tem este conceito (de diretivas) bem implementado. E ainda tem recursos de binding com o modelo (js) e mais um monte de recursos…

[quote=Polverini][quote=rafael_jesus]Por isso que eu acho o primefaces imbatível, pena que só tem pra JSF, tem até o tema do bootstrap…
[/quote]

opa tem uma versão do prime que não usa jsf :

são poucos componentes mas já vale…

eu iria de bootstrap.[/quote]

Puts pode crer eu esqueci dele eu ja ate usei e esquecii

[quote=wagnerfrancisco][quote=javaflex][quote=vitor.morales]Gostei desse bootstrap … alguma vantagem ou desvantagem em relação ao jqueryui ?

Se voce é desenvolvedor procure nao perder tempo com design, é melhor ter um profissional para esta finalidade e voce focar em entregar mais valores ao Negocio e consequentemente ter mais retornos e tudo crescer com isso.[/quote]

Muitas vezes isto não é opção, principalmente em empresas menores. Tem que fazer tudo…[/quote]
Entendo, só nao podem deixar de cogitar para um natural crescimento. E no caso de freelance é só questao de dividir, as vezes quando pego trabalho por fora deixo as horas de design com um colega meu, entao tem ganho de qualidade e mais entrega, o cliente vai pagar por um valor só por demanda.

[quote=sergiotaborda][quote=vitor.morales]Pessoal,

O maior truque de todos é fazer seu andar de visualização ( o que vc chama de view) ser independente do resto do sistema , de forma que se mudar do vraptor para outra coisa, suas lógicas não tenham que ser reescritas. Tente fazer o melhor plug and play possivel. Assim vc pode mudar todo o andar de visualização quando vc quiser. Se vc quer manter o mesmo frameworks de processamento, suas opções são mais limitadas.[/quote]
Tem ter cuidado com essa coisa de ficar se esforçando por futuros improváveis.

[quote=javaflex][quote=sergiotaborda][quote=vitor.morales]Pessoal,

O maior truque de todos é fazer seu andar de visualização ( o que vc chama de view) ser independente do resto do sistema , de forma que se mudar do vraptor para outra coisa, suas lógicas não tenham que ser reescritas. Tente fazer o melhor plug and play possivel. Assim vc pode mudar todo o andar de visualização quando vc quiser. Se vc quer manter o mesmo frameworks de processamento, suas opções são mais limitadas.[/quote]
Tem ter cuidado com essa coisa de ficar se esforçando por futuros improváveis.[/quote]

Improváveis ? O cara acabou de falar que quer mudar !
Ele usa HTML/CSS/JQuery, qualquer opção que lhe digam aqui e ele tiver que mudar, vai refazer o projeto todo !! O que ele não teria que fazer se tivesse usando tags para começo de conversa.
E se ele quiser ficar amarrado ao Vraptor, é bom que ele saiba que está descartando - para sempre - um monte de frameworks que são bem mais simples de usar.

Não faz sentido falar de probabilidade de mudança quando a pessoa acabou de dizer que quer mudar. Quem muda uma vez, muda duas ou três …

[quote=sergiotaborda][quote=javaflex][quote=sergiotaborda][quote=vitor.morales]Pessoal,

Tem ter cuidado com essa coisa de ficar se esforçando por futuros improváveis.[/quote]

Improváveis ? O cara acabou de falar que quer mudar !
Ele usa HTML/CSS/JQuery, qualquer opção que lhe digam aqui e ele tiver que mudar, vai refazer o projeto todo !! O que ele não teria que fazer se tivesse usando tags para começo de conversa.
E se ele quiser ficar amarrado ao Vraptor, é bom que ele saiba que está descartando - para sempre - um monte de frameworks que são bem mais simples de usar.

Não faz sentido falar de probabilidade de mudança quando a pessoa acabou de dizer que quer mudar. Quem muda uma vez, muda duas ou três … [/quote]

Bootstrap é continuar trabalhando HTML/CSS/JQuery, só vai agregar facilidades pois não é algo intrusivo, a não ser que já esteja usando algum pacote de componentes intrusivos ao html, ai foi escolha duvidosa, mas se não, continua pé no chão no “eterno” HTML/CSS diretos.

Sobre VRaptor é questão do cara ou equipe dele estar assumindo um risco em ter um desenvolvimento facilitado mas por outro lado sabendo que não é um framework muito usado mundialmente, eu pelo menos não usaria, e sim Spring MVC por exemplo.

Claro que existem situações de mudança drástica, você não está errado, mas é preciso cuidado, não exagerar nem de um lado nem de outro, buscar equilíbrio, pois pode não ser bom investimento ficar desde o início se esforçando com abstrações para se “um dia acontecer” fora do horizonte, do que usar o tempo para tomar decisões melhores e menos arriscadas para o projeto ter longa vida e dai pra frente focar no Negócio e deixar a equipe mais a vontade com as coisas de acordo com o que a maioria usa no mercado, achando rapidamente soluções, sem ficar dependendo de entender abstrações particulares. Já mudanças futuras podem ser investidas no futuro conforme necessidade real. Senão é como se tivesse já não confiando no que escolheu para o projeto.

A solução de mercado que o wagnerfrancisco usa que seria o ideal para este cenário da equipe temer troca de tecnologia servidor. Embora seja mais indicado para webapps, cairia bem usar algum framework MVC/MVVM JS se fizer mesmo questão de manter independência.