Framework's... ser ou nao ser eis a questão

2 respostas
saulobt

Galera boa tarde a todos abri esse topico hoje pra falarmos um pouco de frameworks… atualmente estou trabalhando com java pra web… utilizo o o resin da caucho.com v. 2.1.17 que e gratuito… para gerenciar meus jsp e servlets… ou o tomcat mesmo mas o tomcat estou estudando ainda…

ate ai tudo bem… mas ja vi varios tutorias falando dos frameworls… cada um pra sua logica de dominio… e tals… hoje trabalho com banco de dados mysql… e nao utilizo nennhum framewoks… na verdade ja li sobre varios … pessoalmente acho que é da mais trabalho criar um sistema baseado na web usando framewoks do que colocar codigos java nos jsps … ou aplets…

gostaria de pedir opinioes a voces sobre tal…

eu estou desenvolvendo classes proprias para a criação de sistema web baseado em java para ficar mais facil de trabalhar… como por exemplo acesso a banco de dados conexao… sessao usuarios… tudo isso ja tenho pronto … sem a necessidade de usar frameworks…

o intuito e criar sistemas baseado na web e toda estrutura para isso ja criei em classes e pacotes bem definidos… e dentro de meus jspd chamo essas classes e suas funçoes… eu poderia chamar isso de framework ou nao… eu gostaria de criar um para essa regra de negocio tenho toda uma estrutura pronta baseado em ambientes… cada ambientes tem suas permissoes e paginas…

que voces acham… sobre o assunto…

ou seja é um framework de software…

dei ula lina sobre isso no wiki… link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Framework

Obrigado pela atenção !

2 Respostas

Guilherme_Gomes

Algumas coisas sobre frameworks:

• É verdade que usando um vai demorar mais do que fazendo na mão? Eu diria que só a primeira vez, que é quando você aprende, a partir da segunda, o desenvolvedor já sabe o que fazer.

• Frameworks implementam funcionalidades que é padrão para os desenvolvedores, então, pra que cada criar o seu, se um grupo de pessoas pode se concetrar nisso e fazer um que será mais eficiente, rapido, …?

• Um framework pode ser largamente usado na Comunidade Java, portanto, ele é muito mais testado que qualquer coisa que você criar, por exemplo:

• Você disse estar criando uma ferramenta WEB, certo? Então como você faz com as conexões com banco? Deixa uma aberta enquanto a aplicação estiver no ar? Cria uma por requisição? Faz algum tratamento e rollback? Afinal, uma aplicação WEB é multi-thread, temos que tomar cuidado de não estar abrindo conexões demais ou “demenos”. Além disso, existe o cache, para aliviar a conversação com o banco de dados.

Por fim, pense nos frameworks não só como facilitadores, mas também como ferramentas testadas por vários desenvolvedores, tanto do grupo que criou o framework quanto os utilizadores.

saulobt

Prezado Guilherme Gomes ,

então…

tenho classes que cria as conexões para mim e elas fica ativas… enquanto o sistema for utilizado ou site tiver acessando dados…

não utilizo aquele modelo que quando vou fazer uma inserção ou consulta de conectar executar e responder depois fechar a conexão…

a conexão fica sempre ativa a e depois e só executar os métodos…

mesmo porque ainda mais um sistema web, que funciona no envio de informação processamento e resposta… ficar abrindo a conexão registrando o drive demoraria mais para responder, o site ou o sistema em si, do que deixa a conexão aberta… isso eu ja testei fiz testes… e realmente e mais rapido… do que ficar abrindo e fechando aplicação… consome muito processamento… JVM

ja pelo que li sobre frameworks principalmente os de persistência eles trabalham ao contrario disto… nao sei todos… tenho classes modelos tipo javabeans sei la algo do tipo e fica responsavel por fazer toda parte de acesso e sql e tals… e realmente na questao de desempenho tenho visto falar… que tem perda… mas eu entendo sobre a questao de padronização e tals é importante… sobre o que voce falow… mas o que to falando e como experiência… Eu acho realmente muito complicado lógico e pensamento meu… Nunca trabalhei com um ainda… utilizar JSTL… e tals… da mais trabalho do que fazer um for… num jsp… ou um try…,

e outra se o cara programa Java… creio que o html pra ele não e problema… e com o tempo e anos de experiência seu olho fica treinado a identificar o que e código Java scriptlets jsp e html… e digo isso também pra que é webdesign o cara que tem que entender de html… ele saber o que e código dele e código Java que TEM MUITA DIFERENÇA…

Eu penso da seguinte maneira… não tenho nada contra alguma fermente… só vo citar como experiência…

Imaginamos um programa todo feito em delphi… que utiliza objetos para conexão de dados… para selects… e tals… vc tem que inserir esses objetos e trabalhar no formulário… ou seja… seu software comunica com outras bibliotecas para repassar para o banco… e por ai vai…

E igual Java têm tudo em Java pra fazermos o que quiser… ai adicionamos mais coisa entre nosso aplicativo e o objetivo final… se posso usar as classes que o Java tem para fazer isso direto… e isso que eu percebi que os frameworks fazem… só que mais elegantemente falando e impondo como você trabalha… Vamos dizer assim… lógico que por trás disso tudo é valido… levando em consideração projetos grandes… como forma de se administrar uma equipe talves seja saída utilizar fremeworks… mas tenho fazendo os tais sistemas para web e cada vez mais a tendência e so crescer e agregar funcionalidades… e funciona muito bem…

Tipo li um artigo http://www.vitorpamplona.com/wiki/8%20dicas%20para%20escolher%20um%20bom%20framework

e e mais ou menos isso… que quero dizer…

Digo isso porque quero saber mais opinião de pessoas que trabalham com o tal e talvez abrir minha mente… sobre o assunto…

Criado 19 de setembro de 2008
Ultima resposta 20 de set. de 2008
Respostas 2
Participantes 2