Frameworks x performance do servidor web

9 respostas
prog.tiago

Boa noite galera,

Estou começando a desenvolver aplicações web comerciais. Vou viver o primeiro desenvolvimento de um sistema profissional agora! hehe.
Nessa situação, muitas dúvidas surgem e estou tentanto saná-las com pesquisas e com o GUJ.

A minha dúvida é sobre a performance do servidor web mediante o uso de frameworks. Por exemplo, será que quanto mais frameworks eu utilizar, menos performance terei? Por outro lado, os frameworks agilizam meu trabalho, será que o uso deles pode ser muito comprometedor?

Irei utilizar JSF com Hibernate, PrimeFaces e Spring Security. No entanto, pesquisando achei muito interessante o uso do Spring para injeção de dependências e trabalho com Programação orientada à aspectos (AspectJ).

Como ambiente de produção terei um servidor VPS da Integrator com 512MB rodando TOMCAT.

Com base em suas experiências, qual a relação de desempenho x frameworks em aplicativos comerciais?

Abraços

9 Respostas

jeroqueiroz

Os Frameworks são como você falou para otimizar o desempenho, mas após complicar será java normal, pois os Frameworks são feitos sobre a plataforma com proposito de agilizar o desenvolvimento, porém ele segue o padrão Web com Java e não deverá ter influencias no desempenho.

Quanto a questão de utilização opte por framewoks de código aberto e com boas comunidades para dúvidas…

Estes que você citou já são bastantes utilizados no mercado.

jeanmalvessi

Servidor com 512MB ? Se o sistema começar a ficar grande, a coisa vai começar a complicar!

maior_abandonado

prog.tiago:
Boa noite galera,

Estou começando a desenvolver aplicações web comerciais. Vou viver o primeiro desenvolvimento de um sistema profissional agora! hehe.
Nessa situação, muitas dúvidas surgem e estou tentanto saná-las com pesquisas e com o GUJ.