Olá Pessoal…
Quais os frameworks que vocês acham que irão ser mais utilizados em projetos em empresas que usam Java no seu desenvolvimento web? Quais valem a pena se estudar?
Desde já grato pela atenção;
Olá Pessoal…
Quais os frameworks que vocês acham que irão ser mais utilizados em projetos em empresas que usam Java no seu desenvolvimento web? Quais valem a pena se estudar?
Cara, se for por grana como eu estou… vale a pena:
JSF, Hibernate, Struts (1,2) , Springs, EJB.
[]'s!
Cara, se for por grana como eu estou… vale a pena:JSF, Hibernate, Struts (1,2) , Springs, EJB.
[]'s!
++
se for por causa de grana, é Struts (1.x) na mente e pronto.
JSF por segundo plano
Struts 1.3 , Jsf
Primeiramente muito obrigado pelos posts, gostaria de saber qual o grau de importância, como vocês classificariam?
pra mim esses são os principais. Por incrível que pareça, nunca peguei um projeto com struts.
Aproveitando o tópico alguém poderia me mostrar a grande finalidade do EJB?
FrameWorks são os piores inimigos de um programdor iniciante…vc aprende a manipular eles mas nao aprende como o processo funciona atras de tudo…cuidado…começe por baixo…bem la da raiz…conselho mesmo…da uma olhada em jsp + servlet e depois cai em qualquer um desses no fundamento todos são a mesma coisa…e logico que com muitas diferencas mas nada que assusti muito de um p outro…
vi bastante gente falando bem tb do wicket… mas a maior parte das apps é struts, ou jsf… infelizmente…
- hibernate
- jsf
- EJB
pra mim esses são os principais. Por incrível que pareça, nunca peguei um projeto com struts.
- hibernate
- jsf
- EJB
eu não consigo entender como as pessoas usam jsf… porque pelo que entendi se vc aplicar ele direto sem uma camada… por exemplo um seam, ou que eu prefiro um spring fica bem estranho o projeto não fica ?
como assim estranho? aqui tudo fica separado seguindo mvc, os backing beans chamam classes de negocio que por sua vez acessam os daos e todos vivem felizes para sempre… 
ou até a próxima ServletExceptionQueOJsfInventaSemMaioresInformacoes
Um tempo atrás dei uma olhada em JSF pois pensávamos em adotar em um projeto e simplesmente detestamos, ele dava uns erros e não mostrava qual era a Exception, tinhamos que adivinhar por tentativa e erro, então começamos a apelidar essas Exceptions de “InvisibleException”.
Para fazer algumas coisas na view, como utilizar radiobuttons dinâmicamente (em um loop) e zebrar tabelas era um parto. No fim das contas o projeto acabou morrendo. Foi a única vez que peguei um projeto, sem ser pessoal, que não usasse o framework struts 1.x.
Claro já teve projetos que era JSP + Servlet, mas quando tinha algum framework, sempre era o Struts 1.x, no meu trabalho atual conseguimos tirar o struts 1.x e adotar o 2.x no projeto novo. Muito melhor, e como já conhecia bastante o Webwork, de meus projetos pessoais, a transição não foi complicada. 
Abraços,
a maioria dos problemas do JSF é por culpa de BIOS, pode ter certeza
pra mim ou é JSF (com ou sem Seam) ou SpringMVC
Concordo, como acontece com a maioria da tecnologias, não só JSF. :lol:
Abraços,
… zebrar tabelas era um parto.
Voce só pode estar brincando!
<h:dataTable rowClasses="evenRow, oddRow">
Concordo, como acontece com a maioria da tecnologias, não só JSF. :lol:
Abraços,
Isso ae hahahaha
Agora o paia é que mesmo uma tecnologia sendo considerada meio ultrapassada (struts 1.x), uma quantidade enorme de empresas ainda utilizam em sistemas legados e imensos…
Por isso pra quem está estudando pra conseguir uma vaga no mercado às vezes tem que parar de estudar apenas coisa boa (struts 2, EJB3, vraptor, etc) e pelo menos ter uma noção básica desses mais antigos…
FrameWorks são os piores inimigos de um programdor iniciante…vc aprende a manipular eles mas nao aprende como o processo funciona atras de tudo…cuidado…começe por baixo…bem la da raiz…conselho mesmo…da uma olhada em jsp + servlet e depois cai em qualquer um desses no fundamento todos são a mesma coisa…e logico que com muitas diferencas mas nada que assusti muito de um p outro…
Depende. A própria Sun diz que não é necessário saber Servlet para trabalhar com JSF. Eu já digo que basta aprender Servlets.
O que está por baixo eu já acredito que Java é muito mais necessário do que saber Servlet e whatever. Fora que o conceito em si vale muito, principalmente dos patterns mais envolvidos pra criar o framework. Porém, não sei se hoje em dia é tão necessário ser um fodão em saber o que há por trás ou ser capaz de fazer um framework, a menos que esteja querendo inovar, porque vou ser sincero, lançam um framework Java atrás de outro fazendo a mesma coisa com nomes diferentes. Inovação como Django e Rails ainda estou pra ver no Java, embora eu ache o Wicket uma boa “evolução” com relação aos demais já existentes.
… zebrar tabelas era um parto.
Voce só pode estar brincando!
<h:dataTable rowClasses="evenRow, oddRow">
Pra você ver que uma falta de pesquisa não faz. :lol:
O JSF só tava sendo colocado mesmo porque o gerente leu que era simples, não tinha necessidade porque era um projeto do zero, onde as tecnologias estavam sendo definidas, e ao invés de usar o que todos conheciam, preferiu usar todas as tecnologias que a equipe não conhecia.
No fim das contas parte foi feito, mas pra quem tava começando com JSF, como eu e a equipe toda, e num projeto atrasado isso acabou se tornando um complicador, por fim o projeto morreu.
Abraços,
Olha, eu sou do time de que pro cara se dizer programador ele tem que conhecer até como a JVM se comporta com os processadores, diferenças entre sistemas operacionais ,etc. Não sei , acho que se voce conhece muito a base da coisa, teórica mesmo, voce pode explorar bonito muita coisa acima. E porra, tem coisa mais interessante que estudar isso? Programação pra Web e BD é tão monótono…
[]'s
a maioria dos problemas do JSF é por culpa de BIOS, pode ter certezapra mim ou é JSF (com ou sem Seam) ou SpringMVC
Outra coisa que não me dei bem é com esse Seam… ele me parece de certa forma um retrocesso, pois ele te obriga você rodar ele em servidor de aplicação , ou seja, em container EJB e basicamente uma estrategia deste framework ficar o mais facil vc rodar ele no JBoss do que em outros servidores… nada bom isso…
por outro lado o Spring 2.5 me parece o estado da Arte de framework, lhe da um monte de serviço e não te prende a nenhum detalhe especifico de servidor de aplicação.
Agora o spring mvc com annotations esta muito bom.
acho que saber combinar : Netbeans, Spring, JPA, Facelets, JSF(para views e componentes mais ricos como richfaces), JUnit para testes, log4j e commons-logging. com esses frameworks vc faz uma aplicação web “enterprise” e o melhor de facil manutenção…
monótono += 10;
Aqui onde eu trabalho usa-se muito JBoss Seam sem EJBs.