Estou pensando migrar de área e trabalhar com um nível mais baixo (escovar bits), por isto estou pensando em fazer frameworks para serem reutilizados. Mas o problema é que até hoje apenas usei os Frameworks que vi pela frente, e só conheço, por enquanto, os Patterns que eles usam. Gostaria de saber se existe material disponĩvel na rede com dicas para construção de um bom Framework.
Frameworks
2 Respostas
Isso vai depender um bocado do proposito do seu framework. Algumas boas dicas de OOP sempre caêm bem como evitar herança adoidado, programar baseado em interfaces, encapsulamente adequado. No mais, tome cuidado para não tentar criar um framework de proposito tão geral que fique inviavel usar de tão complicado. Tente criar partes especificas como o Spring fez dando independencia/reusabilidade entre as partes.
Outra recomendação interessante é evitar reinventar a roda. Se já existem bons frameworks para MVC, O-R mapping, AOP, IoC, etc, para que criar outro?! Veja antes se o que já existe não te satisfaz e tente mensurar porque eles não são adequados para o seu caso. Isso vai ser importante quando precisar justificar a escrita de um novo framework.
valeuz…
Ateh q naum eh tao dificil fazer um framework se vc tem boa base em OOP, mas uma ferramenta CASE ajuda bastante, pra vc definir mais ou menos o “publico alvo” do seu framework. Atualmente eu to fazendo um framework pra PalmoOS em C++, e ateh q ta indo bem huahauh, logo logo acho q vou po-lo no sourceforge hehe