Frameworks

11 respostas
S

Um frame em uma pagina e um framework?
qual a real definicao de um framework???

11 Respostas

ricardolecheta

frame é coisa de HTML, utilizado para construir páginas web como esta.

http://www2.ufpa.br/dicas/htm/htm-fra.htm

framework falando um português bem claro é uma biblioteca. é um conjunto de classes Java que alguém fez e disponibilizou para você em um arquivo .jar (igual zip)

W

ricardolecheta:

framework falando um português bem claro é uma biblioteca. é um conjunto de classes Java que alguém fez e disponibilizou para você em um arquivo .jar (igual zip)

O QUE ?!?!?!?!?!?! Quer dizer entao se eu criar uma classe “hello world” e criar um jar eh um framework ?

Na minha humilde opiniao (corrijam se eu estiver errado). Framework eh basicamente um conjunto de API’s que tem a intencao prover um software “mais simples” reutilizando-se de algo mais complexo. Um framework tambem pode adicionar funcionalidades extras.
Sendo assim, o desenvolvedor que utiliza um framework tera mais produtividade e facilidade no desenvolvimento de suas aplicacoes. Por exemplo aqui na minha empresa a gente tem um framework para Tibco.

Aproveitando, na opiniao de vcs um framework seria um “Decorator” ou “Facade” ou nenhum dos dois? :slight_smile:

//Daniel

tnaires

Olá

Juro que não entendi essa pergunta. Como podem frameworks serem padrões de projeto? Ou talvez você tenha perguntado em um sentido figurado que não saquei…
Abraços

ricardolecheta

isto é um pattern…

obs:… vc está certo sobre a definição de framework… mas quando alguém que está começando faz uma pergunta simples, não precisa encher a resposta de viadagem para explicar algo

Andre_Fonseca

Segundo o Javapedia

Framework

http://wiki.java.net/bin/view/Javapedia?topic=framework

C

ricardolecheta:

Por isso que virou oba-oba essa historia de framework!

Frameworks sao criados para resolver problemas de um dominio especifico como mapeamento objeto relacional (ORM), para construir aplicacoes Web, desktop e varios outros. O objetivo é livrar o programador daquilo que não é o seu objetivo e permitir que ele foque na resolucao do seu problema.

Diferente de uma API um framework é melhor quanto menos intrusivo for, o que e dificil de se conseguir principalmente porque são criados geralmente usando a mesma estrutura OO das aplicacoes que o utilizam.

Ao contrario do que se imagina criar um framework é uma tarefa MUITO dificil porque é como desenvolver uma lingugem em cima de outra ja existente, ou seja, não é criar uma biblioteca.

C

ricardolecheta:

obs:… vc está certo sobre a definição de framework… mas quando alguém que está começando faz uma pergunta simples, não precisa encher a resposta de viadagem para explicar algo

E quando nao sabemos explicar é uma ótima oportunidade de ficar calado!

W

André Fonseca:
Segundo o Javapedia

Framework

http://wiki.java.net/bin/view/Javapedia?topic=framework

“Design patterns can also form a framework when linked together to build a solution that meets a certain need”

Sim, por isso perguntei qual design pattern seria um framework.

Tenho uma tabela de design patterns aqui e pra Facade a definicao seria “Provide a unified interface to a set of interfaces in a subsystem. Defines a high-level interface that makes subsystem easier to use”

Pra Decorator diz “Attach additional responsibilities to an object dynamically. Provide a flexible alternative to sub-classing for extending functionality”

Por isso fiquei na duvida.

//Daniel

C

Design patterns podem ser aplicados na construcao de frameworks, assim como você pode usa-los pra criar o seu sistema especifico.

Ou seja, design patterns nao tem relacao direta com framework!

W

postei duas vezes

W

cmoscoso:
windsofhell:

"Design patterns can also form a framework when linked together to build a solution that meets a certain need"

Sim, por isso perguntei qual design pattern seria um framework.

Tenho uma tabela de design patterns aqui e pra Facade a definicao seria "Provide a unified interface to a set of interfaces in a subsystem. Defines a high-level interface that makes subsystem easier to use"

Pra Decorator diz "Attach additional responsibilities to an object dynamically. Provide a flexible alternative to sub-classing for extending functionality"

Por isso fiquei na duvida.

//Daniel

Design patterns podem ser aplicados na construcao de frameworks, assim como você pode usa-los pra criar o seu sistema especifico.

Ou seja, design patterns nao tem relacao direta com framework!

Saquei!

Eh que eu estava pensando numa camada mais alta, por exemplo:

f
              r-----------|<<<<<<<<<<<| 
client--------a
              m----------|<<<<<<<<<<<<|
              e
              w----------|<<<<<<<<<<<|
              o
              r-----------|<<<<<<<<<<<|
              k

Pensei que isso poderia ser um facade, sendo que o framework e responsavel pro fazer essa interface entre client que ta usando o framework com outros subsystemas e APIs.

ps : foda fazer isso em texto hahah :smiley:

Criado 18 de março de 2008
Ultima resposta 19 de mar. de 2008
Respostas 11
Participantes 6