Frameworks

Estou iniciando meus estudos para densolvimento em web com java, mas confesso que estou bem desatualizado. São tantas nomenclaturas que estou perdido. Há algum tempo atrás eu ouvia falar muito em JSP e Servlet. Agora já vi JBoss, JSF, Hibernate, Struts… Alguém poderia me esclarecer um pouco essas siglas e falar da diferenças entre eles?

Obrigado.

Opa td bem ?
vo resumir =)

JBoss está presente em mta coisa, exemplos:

• Servidor de aplicação
  • Framework (Jboss SEAM)
  • Conjunto de ferramentas para desenvolvimento web no eclipse (JBoss tools)

JSF é o framework MVC baseado em components da nossa mãe sun (falecida … ops … adquirida pela Oracle).
Struts é um framework MVC baseado em ações do grupo apache.

opa…ia me esquecendo do hibernate, que é um framework que faz o mapeamento objeto-relacional das tabelas do banco de dados.

To no mesmo caminho que você, e digo com toda certeza que pode colocar na sua bagagem de estudos JPA/Hibernate.

Struts 1.x é essencial pra qualquer programador web, ao menos 1 vez na sua vida, você vai dar manutenção em um sistema feito com ele, então perder quem sabe tb uns 2/3 dias com ele pra saber como funciona ele não seria nada mau (mas não perca muito mais que isso, porquê você lendo codigo dos outros programadores nele, você também aprende).

Esses são os que eu conheço e posso TENTAR opinar.

O proximo framework que eu quero olhar é spring, tem muita gente falando bem dele :smiley:

E vejo sempre uma briga longa de alguns que chingam com todos os nomes JSF e outros que amam de paixão, chega a ser até uma situação inusitada. Eu nunca olhei código dele, então, não opino!

[]'s