Two_:
renzonuccitelli,
o Adobe Air não é Java.
Ele pode ser fácil de programar, mas não da a flexibilidade do Java.
Olha que eu sei do que estou falando.
Além do mais o plugin do Flash as vezes da problema, acho que o Adobe Air ainda não está maduro ao nível do Java.
Como aconteceu comigo e com um amigo durante a apresentação do meu TCC ( integração Java e Adobe Flex), ao mostrar uma aplicação Air, simplesmente dava erro sem nem uma razão, só na segunda reiniciada do computador o plugin funcionou normal. Isso já aconteceu comigo e com pessoas que conheço utilização o TourDeFlex (aplicação oficial da Adobe) também.
Além do mais o plugin do Flash no Linux é muito bugado.
Nunca tive esse problema com a VM do Java.
Até onde conheço do Air( tenho maior experiência com o Adobe Flex) não possui uma integração satisfatória para comunicação com BD como o Java.
Adobe Air não é Java com certeza, mas não entendi que estavamos presos ao Java nesse post. flexibilidade do Java? Programei 3 anos em Swing e não vi flexibilidade nenhuma. Mesmo para telas simples, o framework é um porre.
Trabalhei 1,5 anos com Air em uma empresa e nunca passei problema com a plataforma. Mas realmente não usavamos Linux, apenas Windows e iOS. E dependendo do mercado, para usuários mais leigos, windows e iOS é a suprema maioria deles.
O Adobe Air tem um BD SQLite embutido que vc pode usar sem tem quer instalar nenhum outro BD. E como já disse, caso vc decida transformar a app desktop em web, é trivial o processo, já em Java…
Além disso, ainda tem o update automático do Air e pacote de instalação que fica muito profissional. Já usei Java Web Start pra update automático, e não fiquei nada feliz com a app. E instalador em Java então? Como pode a plataforma não ter nada nativo para isso? Dá uma olhada no instalador padrão da Adobe: Revelação Virtual.
Mas o lado bom é ter opções, e cada um trabalhar na que mais gosta :lol:
[]s