Framwork Gráfico

12 respostas
M

Pessoal seguinte dúvida:

Estou procurando um Framwork gráfico para desenvolver uma aplicação desktop. Algo que me de um bom padrão, independência e produtividade. Encontrei o OpenSwing e estou estudando sobre esse FrameWork. Parece ser uma boa ferramenta.

Entretando, eu ouvi dizer sobre a plataforma Netbeans. Não entendi muito bem a proposta, mas vi que eles sujerem como alternativa a JSR 296 que será descontinuada pela Oracle. Alguém já desenvolveu ou sabe de alguma experiência em desenvolver aplicações Desktop utilizando a plataforma Netbeans? Tem acesso a dados, binding com persistência, boa integração com componentes gráficos e persistência de dados?? Aplicação MVC? Bom material pra estudar?

12 Respostas

J

MWAdriano:
Pessoal seguinte dúvida:

Estou procurando um Framwork gráfico para desenvolver uma aplicação desktop. Algo que me de um bom padrão, independência e produtividade. Encontrei o OpenSwing e estou estudando sobre esse FrameWork. Parece ser uma boa ferramenta.

Entretando, eu ouvi dizer sobre a plataforma Netbeans. Não entendi muito bem a proposta, mas vi que eles sujerem como alternativa a JSR 296 que será descontinuada pela Oracle. Alguém já desenvolveu ou sabe de alguma experiência em desenvolver aplicações Desktop utilizando a plataforma Netbeans? Tem acesso a dados, binding com persistência, boa integração com componentes gráficos e persistência de dados?? Aplicação MVC? Bom material pra estudar?

A plataforma netbeans é MVC e tem muitos beans implementados, mas é para construção de ferramentas robustas. Usar a plataforma netbeans para um projeto mediano não é uma solução boa, pois você gastará mais recursos do que utilizará(Disco, memória, etc…);

paulo1911

olá juliocbq,

Recomendo assim como nosso colega acime que vc experimente outra alternativa como o OpenSwing mesmo.
Vc não precisa de um caminhão de coisas carregadas para uma aplicação mediana. Eu prefiro nesses casos o OpenSwing mesmo , mas dentro do eclipse.
Prefiro o eclipse doq eu o Netbeans, que tb é um excelente ferramenta IDE.

Fallow

T

Vc também pode usar o Visual Editor no Eclipse.

http://www.eclipse.org/vep/

Ele é bem simples.

F

Minha sugestão é o Adobe Air versão desktop do Adobe Flex.
Com pequenos cuidados pode-se rodar tanto para desktop como para Web e o Air está crescendo no mercado mobile em conjunto com o Android.

[]s

ViniGodoy

fabiophx:
Minha sugestão é o Adobe Air versão desktop do Adobe Flex.
Com pequenos cuidados pode-se rodar tanto para desktop como para Web e o Air está crescendo no mercado mobile em conjunto com o Android.

Só é bom ressaltar que o Flex não é uma alternativa java. Trata-se de outra opção, como seria o C#, por exemplo.

No Java não tem muitas opções mesmo. Seria o Swing ou o JavaFX.
E, dentre as opções Java, para aplicações de janelinhas, ainda acho o desenvolvimento em Swing mais maduro e flexível.

M

Pessoal só pra sacramentar: O projeto que estou fazendo é um projeto que tem muito acesso a banco de dados. São cerca de 100 tabelas e vou utilizar PostgreSQL. Tem bastante relacionamento e o modelo do banco está bastante normalizado. Pretendo persistir usando JPA, provavelmente com Hibernate. E ter a possibilidade de usar um servidor de aplicação para poder futuramente trocar o front-end gráfico por uma camada Web em algumas funções.

Esta aplicação, terá ainda em algumas poucas ocasiões, apresentação de imagens e gráficos.

Mesmo assim, vocês acham que não seria o caso de usar a Plataforma Netbeans para desenvolvimento do Front-End ? Ela ainda seria muito “pesada” ?

renzonuccitelli

Adobe Air, para mim, sem pensar duas vezes. Eu tinha feito um aplicativo em Adobe Air. Depois para passar para web foi muito trankilo, bastou apenas adaptar telas que usavam manipulação de arquivos e diretórios. Agora minha versão de cliente é web e versão de administrador ainda é Air. Segue exemplo: Revelação Virtual.

[]s

T

renzonuccitelli,
o Adobe Air não é Java.
Ele pode ser fácil de programar, mas não da a flexibilidade do Java.
Olha que eu sei do que estou falando.
Além do mais o plugin do Flash as vezes da problema, acho que o Adobe Air ainda não está maduro ao nível do Java.
Como aconteceu comigo e com um amigo durante a apresentação do meu TCC ( integração Java e Adobe Flex), ao mostrar uma aplicação Air, simplesmente dava erro sem nem uma razão, só na segunda reiniciada do computador o plugin funcionou normal. Isso já aconteceu comigo e com pessoas que conheço utilização o TourDeFlex (aplicação oficial da Adobe) também.
Além do mais o plugin do Flash no Linux é muito bugado.
Nunca tive esse problema com a VM do Java.
Até onde conheço do Air( tenho maior experiência com o Adobe Flex) não possui uma integração satisfatória para comunicação com BD como o Java.

renzonuccitelli

Two_:
renzonuccitelli,
o Adobe Air não é Java.
Ele pode ser fácil de programar, mas não da a flexibilidade do Java.
Olha que eu sei do que estou falando.
Além do mais o plugin do Flash as vezes da problema, acho que o Adobe Air ainda não está maduro ao nível do Java.
Como aconteceu comigo e com um amigo durante a apresentação do meu TCC ( integração Java e Adobe Flex), ao mostrar uma aplicação Air, simplesmente dava erro sem nem uma razão, só na segunda reiniciada do computador o plugin funcionou normal. Isso já aconteceu comigo e com pessoas que conheço utilização o TourDeFlex (aplicação oficial da Adobe) também.
Além do mais o plugin do Flash no Linux é muito bugado.
Nunca tive esse problema com a VM do Java.
Até onde conheço do Air( tenho maior experiência com o Adobe Flex) não possui uma integração satisfatória para comunicação com BD como o Java.

Adobe Air não é Java com certeza, mas não entendi que estavamos presos ao Java nesse post. flexibilidade do Java? Programei 3 anos em Swing e não vi flexibilidade nenhuma. Mesmo para telas simples, o framework é um porre.

Trabalhei 1,5 anos com Air em uma empresa e nunca passei problema com a plataforma. Mas realmente não usavamos Linux, apenas Windows e iOS. E dependendo do mercado, para usuários mais leigos, windows e iOS é a suprema maioria deles.

O Adobe Air tem um BD SQLite embutido que vc pode usar sem tem quer instalar nenhum outro BD. E como já disse, caso vc decida transformar a app desktop em web, é trivial o processo, já em Java…

Além disso, ainda tem o update automático do Air e pacote de instalação que fica muito profissional. Já usei Java Web Start pra update automático, e não fiquei nada feliz com a app. E instalador em Java então? Como pode a plataforma não ter nada nativo para isso? Dá uma olhada no instalador padrão da Adobe: Revelação Virtual.

Mas o lado bom é ter opções, e cada um trabalhar na que mais gosta :lol:

[]s

T

70% das aplicações Flex tem um probleminha…
o arquivo .swc insiste em ficar no cache mesmo você pedindo para apagar após uma atualização na aplicação, isso pode provocar dados inconsistente no sistema que é um perigo danado.
SQL lite é o unico nativo para a aplicação. o resto dos BD vai precisar de um backend para resolver esse probleminha, que, na maioria das vezes é quem? JAVA!

discorpio

juliocbq:

A plataforma netbeans é MVC e tem muitos beans implementados, mas é para construção de ferramentas robustas. Usar a plataforma netbeans para um projeto mediano não é uma solução boa, pois você gastará mais recursos do que utilizará(Disco, memória, etc…);

Concordo parcialmente com o nosso amigo Julio, no que tange a dizer que o NetBeans foi feito para aplicações robustas, contudo também foi feito para aplicações simples, pois não é necessário instalar todos os recursos do NetBeans para voce desenvolver um programa simples tanto desktop quanto para web. Além disso gastar recursos inútilizáveis vai depender da implementação da sua aplicação, e quanto não utilizar os recursos da IDE NetBeans vai depender no momento de sua instalação na máquina, pois ele te dará todas as opções de instalar os mesmos.

Além disso, agora além das bibliotecas AWT e Swing, a partir da versão 6.9, o NetBeans vem com a biblioteca NIMBUS para desktop que é uma aplimoramento da Swing, com uma interface muito mais agradável.

O Eclipse também é bom, porém quando eu o utilizava, tinha que instalar plugins de bibliotecas gráficas depois de sua instalação e em seu diretório, ao passo que o NetBeans já faz tudo isso de uma tacada só. Porém não sei agora se o Eclipse mudou, pois já não o utilizo a anos.

M

Pessoal, não sei se fui claro suficiente, vou tentar deixar mais claro:

Eu procuro sim, uma solução preferencialmente Java, afinal de contas escolhi esta como plataforma padrão de desenvolvimento por suas qualidades e características, portabilidade, etc.

Quando me refiro a Plataforma Netbeans, não estou falando “apenas” sobre a IDE Netbeans. Hoje, já utilizo a IDE Netbeans para escrever meus projetos. Quero saber da viabilidade de usar a Plataforma Netbeans (Opensource) como Framework para desenvolvimento, como é sugerido por ela mesma como algo a ser considerado, em mensagem quando se inicia um projeto GUI nas versões 6.9 ed.

Por isso não entendi muito bem a mensagem do amigo “discorpio”, se ele fala do Netbeans apenas como IDE ou da plataforma de desenvolvimento mesmo.

[]s.

Criado 20 de dezembro de 2010
Ultima resposta 24 de jan. de 2011
Respostas 12
Participantes 9