Tipo, tenho pouco mais de um ano de programação. Sempre trabalhei em cima de uma arquitetura feita por desenvolvedores mais experientes, mas agora surgiu a oportunidade de fazer um freelancer para uma clínica odontológica. Aparentemente é algo “simples”. CRUD de pacientes, histórico de consultas, agendamento… esse tipo de coisa. Eu já tinha tido a oportunidade de fazer outros freelancers antes, mas nunca me sentia confiante em fazer uma aplicação inteira sozinho, desde front end até implantação. Gostaria de saber dos mais experientes se eu devo mesmo fazer esse trabalho mesmo sem estar 100% confiante ou é bom esperar mesmo estar 100% seguro. Eu pergunto pq as vezes tenho a impressão que eu nunca vou estar 100% seguro, hehehe. Agradeço os conselhos de vcs.
naum tenho essa tal “experiência” para falar algo pois entregarei meu primeiro sistema na quinta-feira, mas vou dar um pitaco axo que vc deve encarar sim, pq ajuda terá sempre, dúvidas surgirão e vc pode esclarecê-las aki, acolá, mas atente-se pelo fato de que não existe “sistema pequeno” ou coisas do tipo, se for fazer mesmo seja profissional e documente tudo o q for combinado, pq disso pelo fato de que se for exigido de vc algo a mais sempre será uma nova documentação, não faça nada verbal se naum vc nunca acabará o sistema pq sempre vão exigir de vc coisas novas…quem me passou essas dicas foram os professores da faculdade, blz?
PaduaAlves
Quanto a esses macetes ai com cliente eu to ligado. A minha falta de confiança é mais na parte técnica mesmo, pq como eu disse, sempre trabalhei em cima de arquiteturas já desenvolvidas por alguém mais experiente e tal, mas acho que da pra encarar sim =D.
Luciano_Lopes
Cara,pelo que to vendo o sistema é ate simples de desenvolver, converse com seu cliente e dê a ele um prazo,só que um prazo que você possa cumprir antes do determinado.Se for para entragar daqui a 2 semanas,entre em 1 semana e meia,isso faz o cliente gostar do serviço.
Dapcapix
Deve encarar sim, e outra, a gento só aprende mesmo quando temos desafios.
Queria perguntar outra coisa. Quanto cobrar por esses projetos?
A
andredecotia
PaduaAlves:
Olá galera.
Tipo, tenho pouco mais de um ano de programação. Sempre trabalhei em cima de uma arquitetura feita por desenvolvedores mais experientes, mas agora surgiu a oportunidade de fazer um freelancer para uma clínica odontológica. Aparentemente é algo “simples”. CRUD de pacientes, histórico de consultas, agendamento… esse tipo de coisa. Eu já tinha tido a oportunidade de fazer outros freelancers antes, mas nunca me sentia confiante em fazer uma aplicação inteira sozinho, desde front end até implantação. Gostaria de saber dos mais experientes se eu devo mesmo fazer esse trabalho mesmo sem estar 100% confiante ou é bom esperar mesmo estar 100% seguro. Eu pergunto pq as vezes tenho a impressão que eu nunca vou estar 100% seguro, hehehe. Agradeço os conselhos de vcs.
Eu aceitaria e “correria atrás para conseguir” pedindo ajuda para os companheiros “gujeiros também rs” honrar com os serviços.
sidney.tavares
Bom dia a todos, também tenho dúvidas sobre quanto cobrar em um projeto desse tipo, pela falta de experiência deixei de fazer um, mas me toquei que só vou ter experiência fazendo, já que me parece que as empresas não acreditam muito em quem não coloca ao menos um projeto no currículo. Como calcular o preço?
programadora
Sim, faça, a gente só se sente seguro quando temos que nos virar “sozinhos” e vemos que é possível.
No meu projeto final, por exemplo, éramos duas pessoas sem experiência de programação e na época não havia ninguém na faculdade com grande experiência na linguagem que escolhemos (java). Precisamos correr atrás sozinhos com algumas ajudas do nosso orientador, claro, mas nosso grande aprendizado foi com os fóruns e pesquisas na internet, de forma geral.
Depois disso, me senti muito mais segura para trabalhar com a linguagem, aprimorei meus conhecimentos, tirei certificação, adquiri experiência de mercado…
Trabalhei com pessoas que ao menor sinal de problemas na programação, se desesperavam e pediam ajuda, sem ao menos esgotarem as possíveis soluções sozinhas o que, provavelmente, não ocorrerá se você desenvolver um projeto sozinho. Vc vai evoluir na profissão, porque qualquer dificuldade que você encontrar vai tentar se virar, além de ficar mais esperto!
java_es_a_lei
Você não sabe como cobrar certo a pergunta é quanto custa a Hora de você, tipo se a hora de você custa 20 reais você coloca o tempo total do projeto x o preço de sua hora ou melhor pode combinar com seu cliente que você vai fazendo e vai cobrando a hora trabalhado.
Exemplo faz uma funcionalidade e passa para o cliente é ate bom que ele pode ir fazendo testes de stress e vc ja corrigindo ja trabalhei assim como freela e da certo
sidney.tavares
Muito esclarecedor para mim este tópico, me ajudou a ter idéia de ao menos iniciar um projeto tendo uma base para cobrar do cliente, apenas gostaria de saber daqueles que já fizeram algum projeto do tipo como procederam, no meu caso, que deixei de fazer, era um sistema para uma loja de carros, que deveria registrar as fichas de clientes que os vendedores preenchiam, e se essas fichas eram aprovadas ou não, se o carro foi financiado, as vendas que o vendedor realizou no mês, etc, minha dúvida principal é: Por onde começar? Eu cheguei a pegar informações com o cliente sobre como ele queria o programa, ou seja, levantei informações sobre os dados que fariam parte do programa, mas e depois disso? Desculpem o post longo, mas agora pretendo fazer, mesmo que seja apenas para aprendizado e pra colocar no curriculo. Obrigado desde já.
Luciano_Lopes
Eu faço o seguinte:
-Pergunto ao cliente oque ele deseja,quais as funções que ele precisa,se possivel pego documentos da empresa(ficha de cadastros,relatórios,etc)
-A partir dos documentos e das informações passadas pelo cliente eu comeco a modelar o banco de dados, baixo também alguns programas na net para ter mais algumas ideiais que podem dar uma felicidade a mais para o cliente.
Desenvolvo,faço um checklist do sistema para ver se ta tudo ok mesmo e depois entrego,de preferencia 10 ou 7 dias antes do prazo combinado[Dependendo do sistema é claro].
PaduaAlves
E quanto ao prazo? No meu caso só vou poder trabalhar nos fins de semana, logo que acho que ia demorar pra caramba, hehehe.
Luciano_Lopes
Se for um sistema simples,com alguns cadastros e relatórios da para fazer se você pegar cedo os sabados e domingos,tem que levar a sério.E de preferencia vá sempre mandando para o cliente oque você ja fez,ai ele não se prejudica com a demora no desenvolvimento.E o cliente também não vai ficar tão impaciente.Falo isso por experiencia propria.
sidney.tavares
Luciano,
Valeu mesmo pelas dicas, pra estão sendo preciosas. Abraço.
Luciano_Lopes
sidney.tavares:
Luciano,
Valeu mesmo pelas dicas, pra estão sendo preciosas. Abraço.
Por nada,precisando estamos aqui Se precisar de parceria do desenvolvimento ou alguma ajuda me comunique.
java_es_a_lei
Se for um sistema simples,com alguns cadastros e relatórios da para fazer se você pegar cedo os sabados e domingos,tem que levar a sério.E de preferencia vá sempre mandando para o cliente oque você ja fez,ai ele não se prejudica com a demora no desenvolvimento.E o cliente também não vai ficar tão impaciente.Falo isso por experiencia propria.
Sim faça isso. sempre que tiver algo que agregue o seu cliente vc pode entregar, procure entregar algo funcional algo que o cliente posso realmente testa.
Roger75
Antes de fechar o negócio, converse bastante com o seu cliente para saber o que, de fato, ele precisa, e o que você vai entregar. Tente conversar com quem realmente vai operar o sistema, para saber quais as dificuldades que ele encontra hoje e que seriam resolvidas com a implantação do sistema. É bom ver direito esses detalhes antes do que ter dor de cabeça depois.
lazaropj
Muito bem lembrado pelo Roger75. Tente conversar com quem realmente vai usar o sistema.
Grandes problemas de sistemas é a dificuldade do analista captar realmente oq ele precisa.
Pq nem sempre(quase sempre) o cliente sabe oq ele quer.
E cara, pelo amor de Deus, deixe tudo bem explicado sobre oq vc vai entregar.
Pq com certeza, se isso não for acordado antes, vai dar merda no final.
Mesmo vc entregando aquilo q ele pediu no mes passado, esse mes ele já não quer aquilo q ele tinha te falado.
Então tenha algum documento para ter um respaldo.
Mas não tome esse documento como um documento para brigar com seu cliente.
Somos desenvolvedores e estamos abertos a mudanças, diferente de um pedreiro por exemplo.
Vai pedir pro pedreiro afastar o muro de lugar para ver oq ele vai te falar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço e boa sorte.
rafaJacomini
Muito bem lembrado pelo Roger75. Tente conversar com quem realmente vai usar o sistema.
Grandes problemas de sistemas é a dificuldade do analista captar realmente oq ele precisa.
Pq nem sempre(quase sempre) o cliente sabe oq ele quer.
E cara, pelo amor de Deus, deixe tudo bem explicado sobre oq vc vai entregar.
Pq com certeza, se isso não for acordado antes, vai dar merda no final.
Mesmo vc entregando aquilo q ele pediu no mes passado, esse mes ele já não quer aquilo q ele tinha te falado.
Então tenha algum documento para ter um respaldo.
Mas não tome esse documento como um documento para brigar com seu cliente.
Somos desenvolvedores e estamos abertos a mudanças, diferente de um pedreiro por exemplo.
Vai pedir pro pedreiro afastar o muro de lugar para ver oq ele vai te falar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço e boa sorte.
concordo em Gênero, número e “degraus” :shock:
Tive a oportunidade de desenvolver um sistema em VB6, na época do curso técnico, para uma loja de roupas. Fiz o melhor que pude na época, mas o que mais me prejudicou foram exatamente a falta de documentação e as modificações da usuária que mudava de opnião a cada 5 min.
Mudanças devem vir, esteja preparado, mas limite o usuário no que pode ser mudado (bonita a frase não ?).
Hoje tenho mais confiança de mostrar o meu trabalho só tenho dificuldade de precificar pois existem muitos sistemas de preços variados e normalmente que busca um freelancer quer preço baixo.
Anime
Oi,
Não li o tópico todo, não sei se alguém falou sobre o contrato, então faça um e deixe tudo bem defenido nele…
Luciano_Lopes
Anime:
Oi,
Não li o tópico todo, não sei se alguém falou sobre o contrato, então faça um e deixe tudo bem defenido nele…
Opa,bem lembrado!Se possivel alguem teria algum contrato que possa postar aqui, é uma boa para os programadores terem uma idea sobre os termos de contrato,direitos,etc.Eu mesmo to precisando de um modelo
Anime
Oi,
Espero que ajude…
Luciano_Lopes
Esse contrato é para uso apenas em empresas ou serve para freelancer também?Pergunto isso porque logo no começo ja tem o campo para o cnpj da empresa mas também cpf.Uma outra duvida,existe alguma diferecça de contrato dependendo da plataforma do sistema (celular,web,desktop) ou isso não tem nada haver?
Anime
Não sei, mas vc pode adaptá-lo, conforme sua necessidade.
Segue:
CONTRATO DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOAS FÍSICAS
lazaropj
Gostei muito desse modelo.
Vou guardar pq com certeza vou usar ele no proximo freela.
lazaropj
Não sei, mas vc pode adaptá-lo, conforme sua necessidade.
Segue:
CONTRATO DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOAS FÍSICAS
Tem como mandar em versão .doc?
Anime
Isso aproveita rsrs…
java_es_a_lei
“Anime”
Muito legal a iniciativa por ajudar ainda mais aqueles que estão começando com freela, tudo o que foi postado acrescenta muito para quem esta começando ou pensa em começar um freela
Anime
java es a lei:
“Anime”
Muito legal a iniciativa por ajudar ainda mais aqueles que estão começando com freela
Fico feliz por ajudar!
C
CaioNascimento
Great post!
lazaropj
Anime:
java es a lei:
“Anime”
Muito legal a iniciativa por ajudar ainda mais aqueles que estão começando com freela
Fico feliz por ajudar!
Obrigado mais uma vez.
Em doc fica mais fácil alterar.
PaduaAlves
Agradeço tb a colaboração de todos.
WellingtonRamos
Se estiver realmente inseguro, contrate alguém experiente para montar a arquitetura Você divide um pouco dos “louros” mas pelo menos se sentirá mais seguro com uma arquitetura desenhada ou então, olhe para as arquiteturas em que trabalha e faça um espelho da mesma (não copie, tente fazer uma similar).