Freemaker ou jsp + css?

5 respostas
C

Eu não vejo porque usar freemarker para gerar páginas web. Usando EL e JSTL o código das páginas fica muito legal.

Use Freemarker para gerar newsletters, emails automáticos… mas pra páginas, use JSP mesmo.

5 Respostas

C

Ah, e nada impede você de usar freemarker + css :smiley:

nasper1904

Quais as vantagens do freemarker em emails automaticos???

Na verdade eu não sei muito bem como o freemarker funciona, por isso que tô perguntando.

Falouuuuu!!!

C

Tem um tutorial de Freemarker no Portal Java, escrito por mim mesmo, sob o título “Freemarker na prática”. Te aconselho dar uma lida.

P

O FreeMaker gera um arquivo estático que pode ser colocado no Apache o que não vai consumir muito recurso do seu servidor. Um jsp vai virar, no seu ciclo de vida, um servlet que vai ser executado toda vez q for chamado.

Ainda, o comum é que o JSP seja o final de um processo que vai buscar dados no banco e exibí-los. Em ambientes que tem muitos acessos e poucas modificações, gerar um arquivo estático é vantajoso.

Exemplo: Em um blog pode ser que haja 5 posts por dia e 1000 acessos diários, em um jsp vc provavelmente iria buscar esses dados no banco ou pelo menos em algum cache as 1000 vezes, consumindo recursos.
Seria mais aconselhável gerar o arquivo estático as 5 vezes e os 1000 acessos veriam apenas o arquivo estático.

B

não tem como trabalhar visualmente com o freemaker ou é tudo no código? queria como se fosse no dreamweaver.

será que usar mesmo um framework como o freemaker é uma boa opção? por exemplo, um simples css + jsp não é suficiente? o que faz o freemaker ser usado ao invés de jsp + css comum?

Criado 15 de maio de 2006
Ultima resposta 13 de mai. de 2006
Respostas 5
Participantes 4