Eu não vejo porque usar freemarker para gerar páginas web. Usando EL e JSTL o código das páginas fica muito legal.
Use Freemarker para gerar newsletters, emails automáticos… mas pra páginas, use JSP mesmo.
Eu não vejo porque usar freemarker para gerar páginas web. Usando EL e JSTL o código das páginas fica muito legal.
Use Freemarker para gerar newsletters, emails automáticos… mas pra páginas, use JSP mesmo.
Ah, e nada impede você de usar freemarker + css 
Quais as vantagens do freemarker em emails automaticos???
Na verdade eu não sei muito bem como o freemarker funciona, por isso que tô perguntando.
Falouuuuu!!!
Tem um tutorial de Freemarker no Portal Java, escrito por mim mesmo, sob o título “Freemarker na prática”. Te aconselho dar uma lida.
O FreeMaker gera um arquivo estático que pode ser colocado no Apache o que não vai consumir muito recurso do seu servidor. Um jsp vai virar, no seu ciclo de vida, um servlet que vai ser executado toda vez q for chamado.
Ainda, o comum é que o JSP seja o final de um processo que vai buscar dados no banco e exibí-los. Em ambientes que tem muitos acessos e poucas modificações, gerar um arquivo estático é vantajoso.
Exemplo: Em um blog pode ser que haja 5 posts por dia e 1000 acessos diários, em um jsp vc provavelmente iria buscar esses dados no banco ou pelo menos em algum cache as 1000 vezes, consumindo recursos.
Seria mais aconselhável gerar o arquivo estático as 5 vezes e os 1000 acessos veriam apenas o arquivo estático.
não tem como trabalhar visualmente com o freemaker ou é tudo no código? queria como se fosse no dreamweaver.
será que usar mesmo um framework como o freemaker é uma boa opção? por exemplo, um simples css + jsp não é suficiente? o que faz o freemaker ser usado ao invés de jsp + css comum?