Frequencia de Alunos - Ajuda

4 respostas
B

olá.
eu estou desenvolvendo um programa (utilizando netbeans), aonde eu preciso , em um form, ter todos os 12 meses do ano, e todos os dias desses meses.
esse controle de faltas seria da classe, e não do aluno individual.

o layout seria ± assim:

////////// 1 2 3 4 5 6 7 8 9 … 31
Janeiro <nº alunos que estavam presentes> x x x x
Fev
.
.
.

alem disso, alguns dos dias (como sab, dom e feriados) devem ficar em vermelho e nao podem ser editados.

e no final eu uso uma fórmula para descobrir a moda, mediana etc…

O problema é que eu não sei o que utilizar.
devo utilizar um jtable?

existe algum modo mais fácil do que jtable? pois realmente tenho pouca experiência com jtable. ou alguem ja fez algo parecido?

espero que não tenha ficado confuso, e espero que alguem possa me ajudar,
obrigado

4 Respostas

fernandopaiva

Primeira coisa é entender como funciona a JCalendar…Ou usar alguma biblioteca como JodaTime (eu prefiro).
Logo depois, guardar isso em uma base de dados.
Eu faria um cadastro de turma com a quantidade de alunos por turma, tipo: A - 100alunos, B-50alunos, C-80alunos etc…Assim referenciaria a data dia/mes/ano a turma. E o aluno teria o codigo da turma no seu RA, por exemplo. tipo: idAluno 10, turma A, assim quando o aluno passar o cartão na catraca por exemplo, o proprio sistema ja iria inserir esse aluno na data q ele passou o cartão - algo assim.

É uma idéia, tem várias maneiras de se fazer.

Agora com relação a feriado, isso seria um problema, acho q vc teria q implementar isso em um cadastro, pq tem varios tipos de feriados e verificar isso por ano 2011, 2012 etc.

1 - Feriado Nacional
2 - Feriado Municipal
3 - Feriado por Estado
etc…etc.

[]s e boa sorte.

B

fernandopaiva:
Primeira coisa é entender como funciona a JCalendar…Ou usar alguma biblioteca como JodaTime (eu prefiro).
Logo depois, guardar isso em uma base de dados.
Eu faria um cadastro de turma com a quantidade de alunos por turma, tipo: A - 100alunos, B-50alunos, C-80alunos etc…Assim referenciaria a data dia/mes/ano a turma. E o aluno teria o codigo da turma no seu RA, por exemplo. tipo: idAluno 10, turma A, assim quando o aluno passar o cartão na catraca por exemplo, o proprio sistema ja iria inserir esse aluno na data q ele passou o cartão - algo assim.

É uma idéia, tem várias maneiras de se fazer.

Agora com relação a feriado, isso seria um problema, acho q vc teria q implementar isso em um cadastro, pq tem varios tipos de feriados e verificar isso por ano 2011, 2012 etc.

1 - Feriado Nacional
2 - Feriado Municipal
3 - Feriado por Estado
etc…etc.

[]s e boa sorte.

Quanto a feriado eu não ligo muito, pois posso fazer para ja 10 anos. e funcionará.

mas irei dar uma olhada no que você disse.

mas ate agora realmente estou sem ideias :frowning:

B

mais ninguem?

F

Bom… usei muito pouco SWING, não sei te responder. Porém, já fiz uma aplicação que faz chamadas (porém, o professor marca os dias da semana e o início e fim do semestre, dessa forma, são geradas apenas as datas de aula para a chamada… e ainda tem como o prof desmarcar dias que não teve aula por algum motivo, tipo feriado), tem inserção de notas dos alunos, etc. em JSP/Servlets.

Se precisar de ajuda na lógica para fazer alguma coisa (q não seja nada de SWING), posso te ajudar.

Criado 31 de agosto de 2011
Ultima resposta 1 de set. de 2011
Respostas 4
Participantes 3