Um dia ganhei um aparelho telefônico móvel, e eu como modesto utilizador busquei uma funcionalidade bem básica, que na minha opinião deveria ser padrão
para qualquer celular… o led da câmera como a famosa lanterninha.
Sem sorte, o software do dispositivo não apresentava tal funcionalidade, embora o aparelho tenha o tal led.
Fiquei indignado com tal situação e procurei um meio para a salvação…
PPPÃÃÂÂÂÂÂÂ O prepotente telemóvel suportava Java! amem
Então fui aprender Java, e dps de ler um livro de quase 500 páginas, fiquei confiente para resolver o meu problema!
Mas ao começar a digitar o código da classe do aplicativo… PULTA MERDA!!! COMO FAÇO ESSA BAGAÇA !!!
Aí é que a luta começou de verdade.
Fiz muitas pesquisas no site da Nokia, Google e nada…
Aprendi algumas coisas, mas não o suficiente para cunhar o meu programinha.
Então, venho eu, aqui, implorar a vcs que me dêem força.
O dispositivo é um Nokia N95-3 SDK S60 3ª Edição FP 1
Uso Eclipse com o Java ME claro.
Opa, opa mano, vai com calma, vamos analisar juntos o cenario, eu não sou expert mas acho o seguinte.
:idea: primeiro deves procurar a documentação que fala da API do teu telefone.
:idea: Eu não sei se isso será possivel tão facilmente porque java é uma linguagem portavel, e sendo portavel isto é uma funcionalidade muito especifica do teu telefone (
traduzindo, sendo portavel acho que em java não deve ter uma classe especifica para acender a lanterna ou não do teu telefone, ja que nem todos os telefones suportam isso).
mas se procurares a API do teu telefone tenho a certeza que vais conseguir
Mas luta , nunca desista
Caro colega. Creio que você não tenha realizado um estudo inicialmente nas caracteristicas do seu aparelho.
Pelo que sei, o seu aparelho utiliza o sistema operacional Symbian OS v9.2 . Para acessar tais funcionalidades somente desenvolvendo diretamente utlilizando a API do TELEMOVEL!!! Conforme nosso amigos sulito citou, JAVA é uma linguagem portável.
Pesquise sobre desenvolvimento para Symbian OS (creio que vai ser necessário desenvolver em C++) que somente assim vai conseguir acessar as funcionalidades particulares do celular. Não sei até que ponto é possível controlar os componentes (lanterninha) mas vale a pena pesquisar.
Sobre o JAVA, apesar de não ter lhe ajudado, valeu a pena aprender…
Meu aparelho possui sim a API, que por acaso já fiz o download.
Existe uma interface chamada FlashControl e ela faz exatamente o que eu quero.
O problema é saber em que classe eu devo implementar ela. Essa tal classe deve representar o aparelho, ou o próprio flash.
No diretório do WTK (javaME) que instalei tem uma pasta de exemplos. CameraDemo.java mostra como acionar a camera e outros recursos como o flash. (no meu celular SonyEricsson nao funciomou o flash).
No forum da nokia tem exemplos de programas tambem: http://wiki.forum.nokia.com/index.php/CS001259_-_Taking_a_picture_in_Java_ME
Usa o netbeans com suporte Java ME. Com ele eu desenvolvo a aplicação pego jar que ele próprio gera e jogo via Nokia PC Suite no meu celular.
Para usar recursos como camera, gps etc é mais dificil, ai vc tem consultar a documentação da Nokia.
Mas tudo é possivel, basta ter perceverança.