Calma galera, criei este tópico para saber como as pessoas encaram esta situação que é muito comum hoje em dia em função da crise financeira.
O que vocês fariam nesta situação? Como procediriam?
Fui demitido e agora?
25 Respostas
Comecaria a procurar um emprego no dia seguinte. 
Existe outra coisa que podemos fazer? :roll: :lol:
Gosto de participar de palestras, seminários, aprender novas tecnologias, tudo no intuito de melhorar meu curriculo. 
Nunca fui demitido, mas se eu fosse, pegaria o seguro desemprego e trabalharia de freelancer entre o antigo emprego e um possível novo, aproveitando o contato com outros que tenham sido demitidos. Com um bom esforço daria até uma cooperativa.
Aconteceu comigo há alguns meses atrás. Liguei para um amigo, e cerca de 4 horas depois já arrumei outro emprego.
Existe outra coisa que podemos fazer? :roll: :lol:
tem sim, procurar no mesmo dia :lol:
bom, eu fui demitido 2 x sem justa causa, penso assim:
antes de qualquer coisa fazer uma auto-critica: porque eu fui demitido? estou desatualizado? preciso estudar mais? preciso mudar o meu comportamento? aprender a trabalhar melhor em equipe? aprender a engolir mais sapos?
depois, na hora de procurar emprego, encarar isso como se fosse um outro trabalho - o de procurar emprego - e não desanimar se demorar a achar algo bom ou se nas entrevistas não formos chamados ou então não tivermos resposta…
apesar do mercado estar bombando nem todos conseguem ser contratados 4 horas depois de serem demitidos como o victorwss 
Entraria em contato com amigos, eles poderiam me dar uma força…
Tambem aproveitava o tempo livre (enquanto recebia o seguro desemprego), aprendia novos frameworks e tecnologias e incrementava meu curriculo. 8)
Gastaria todo o acerto em drogas. (;
Brincadeiras a parte, uma coisa que eh importante eh nao ser desesperado e pular pra outro trampo (quem puder eh claro). Eh sempre bom, receber outras propostas e analisar a melhor oferta tanto salario, empresa, localizacao, ambiente de trabalho, horarios etc.
As vezes quem eh demitido nao tem recursos suficientes pra esperar alguma coisa realmente boa aparecer e acaba caindo numa pior. “Caindo numa pior” que frase mais sessao da tarde! hahaha
Acho que a idéia do André é muito boa, realmente fazer uma autocrítica, ver o que pode melhorar (se realmente teve algum motivo pessoal ou profissional, não sendo pela crise).
Se eu fosse demitido hoje, iria curtir uma prainha, dar uma relaxada, depois ia começar a procurar emprego.
Nesse meio tempo, ia estudar tecnologias e frameworks que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a fundo.
Também não adianta se despesperar e achar que é o fim do mundo. Pra nossa sorte,
tem muitas vagas no nosso setor.
Vc saiu de Cba para Sampa tao rapido assim… :shock:
Caro amigo, bem vindo ao clube… tambem fui premiado com o bilhete azul semana passada… antes disso, tinha passado pela mesma experiência em jan/2002 (parece que é o mês oficial da tesourada… hehe)
Receber verbas recisórias faz toda diferença… A tentaçãoo de sair pegando a primeira coisa que aparece é grande, no caso contrário - e aí, pode-se entrar numa cadeia interminavel de lugares sem futuro.
Como o André falou é preciso encarar como extrair o máximo desse “tempo livre” disponível agora, que não pode ser usado como “férias” de maneira alguma (principalmente no que compete a gastos extras). Tirar certificações adiadas a tempos é um objetivo óbvio.
De qualquer maneira, é possível que nunca se saiba os motivos exatos da demissão, portanto ficar “cozinhando os miolos” tentando imaginar o que se fez ou deixou de fazer não é lá muito produtivo. As lições que puderem ser tiradas serão benvindas, mas é muito fácil perder tempo e energia se “martirizando” pelo acontecido…
[]s
Nunca passei pela experiencia de ser demitido,… 
Já trabalhei em 3 empresas,… Sempre saia quando tinha algo melhor confirmado…
O maximo de dias que fiquei parado foram dois dias, pois foi o tempo de comprarem meu pc, mesa, cadeira… etc.
Mas se hoje fosse demitido… ficaria uma semana em casa descansando.
Depois disso comecaria a ligar pra todos os contatos, procurando outra oportunidade .:lol: .
Pra quem é PJ e nunca tem férias…
Vejo isto com uma oportunidade para fazer aquela sonhada viagem, tem que ser logo no início da dita “férias” para a preocupação de arrumar outro lugar para trabalhar não atrapalhar o momento de lazer.
Fora isso é estudar para se tornar novamente o perfil procurado pelo mercado, diria até que é a chance de ouro de entrar em uma empresa que está investindo em novos projetos com tecnologias mais recentes.
P.S. Quem trabalha tem pouco tempo e pouco saco para estudar mais a fundo as tecnológias mas complicadas, é a chance de se tornar um profissional diferenciado; é a lei do equilibrio.
flws
Primeiro: Avise o maior número de pessoas possivel de que você está procurando emprego e tem disponibilidade imediata de começar.
Segundo: Capriche no currículo, e procure emprego na Web.
Se você for um cara talentoso, logo conseguirá um emprego.
Dica: nunca pague nada para ninguém por uma vaga ou entrevista. No máximo uma cerveja pra um amigo que te indicou uma boa vaga.
Pra quem é PJ e nunca tem férias…Vejo isto com uma oportunidade para fazer aquela sonhada viagem, tem que ser logo no início da dita “férias” para a preocupação de arrumar outro lugar para trabalhar não atrapalhar o momento de lazer.
flws
Pra mim, férias é algo imprescindível! Em alguns anos de CLT, jamais vendi férias.
Podemos trabalhar 261 dias por ano, no mínimo 8 hrs por dia.
Nesse período todo, 30 dias é pouquíssimo!
Em um primeiro momento ficaria estressado, depois tentaria ver o que poderia cortar de gastos para não gastar o dinheiro da recisão com bobagem, depois começaria a procurar emprego ou montaria a minha própria empresa, uma de verdade, não para fraudar a CLT.
Achar emprego CLT é como achar agulha em palheiro. Da última vez que procurei ainda morava na casa dos meus pais então tinha todo o tempo do mundo e garantias de que não passaria fome. Se precisasse procurar novamente acho que acabaria abrindo o meu próprio negócio, porque trabalhar de PJ eu não quero.
Hoje todos sabem que CLT não é mais sinônimo de estabilidade, está cada vez mais comum a demissão de pessoas com 10 anos de casa ou mais, que nunca tomaram uma advertência, mas infelizmente, nunca se deram ao trabalho de se atualizar, e hoje em dia isso é essencial.
A minha dica de quem tem ainda emprego é manter-se atualizado sempre (não só com tecnologia, mas política, conhecimentos gerais), e se acontecer de ser demitido, antes de sair fortaleça a melhor coisa que pegou da empresa: o networking.
Acho que eu iria pescar :lol: ficaria uma semana sem fazer nada, visitaria alguns amigos e durmiria até tarde…depois dessa semana “vagabundiando” eu começaria a mandar currículos.
Trabalho na área desde janeiro de 2004 e até hoje não tirei férias, nem sei o que é ficar em casa e receber por isso…rs…
mas tu foi demitido por causa da crise?
vagas tem a rodo por aí, eu tirei o meu telefone do net carreiras porque tava recebendo ligação direto… imagina se tivesse colocado na apinfo
se bem que “ser demitido” e “sair do trabalho” são coisas bem distintas…
mas boa sorte, se tu é um cara esforçado, dedicado e estudioso, consegue trampo em qualquer outro lugar, ganhando o dobro e trabalhando beeeem tranquilamente 
Acho que para quem é ou foi demitido, a moir dificuldade é não se deixar abater e correr atrás. Participar de palestras, seminários, fazer cursos ajudam e muito a melhorar o curriculo. Um outro ponto que merece atenção, é o domínio de uma segunda lingua normalmente o Inglês é exigido. 
Saiba exatamente quanto estão pagando no mercado pelo seu nível. Se você jogar uma pretensão pra cima, existe a grande chance de nem tentarem negociar. Eu aprendi essa por experiência própria.
Vagas ainda tem bastante, mas vagas boas dá pra contar nos dedos de uma mão. Se você está com dificuldade de achar a vaga ideal, talvez compense pegar um projeto por alguns meses. Nesse caso, PJ ou CLTs “criativos” são melhores pela facilidade maior em se desligar. (mas cheque o contrato!)
Uma coisa que não foi comentada é que seria bom que todos, enquanto empregados, fossem fazendo uma reserva financeira para o caso de ser demitido…
Dizem por ai que o ideal é você guardar uma reserva que corresponda a pelo menos 3 meses de suas despesas mensais…
Isso é mais importante ainda para aqueles que tem mulher, filhos, pensões, etc 
Uma coisa que não foi comentada é que seria bom que todos, enquanto empregados, fossem fazendo uma reserva financeira para o caso de ser demitido…Dizem por ai que o ideal é você guardar uma reserva que corresponda a pelo menos 3 meses de suas despesas mensais…
Isso é mais importante ainda para aqueles que tem mulher, filhos, pensões, etc
é verdade… mas caso seja clt, o acerto já será relativamente alto…
eu ainda não passei por essa situação, mas quem tem que se desesperar é quem não tem os conhecimentos mínimos que o mercado pede dentro da sua área…
e caso fosse demitido, não iria procurar outro emprego de uma vez não… em uma área como a nossa em que férias já está virando quase palavrão, tiraria uns 10 dias pra viajar e descansar… pra chegar no próximo emprego com força total.