Fui proibido de vender software em uma rede. Podem fazer isso?Me ajudem

15 respostas
F

Senhores,

Trabalho a três anos para uma grande rede de franquias no Brasil. Inicialmente tenho todas as franquias do Rio de Janeiro como clientes.

Após a divulgação de um e-mail para cada 1 franquia em cada estado no Brasil para divulgar o meu sistema, fui proibido de entrar em contato com outros estados.

O que gerou isso tudo foi um grande mal entendido. Enviei um pedido de desculpas. Mas até agora não me responderam.

Dúvida muito séria: Eles podem me impedir de ter o meu sistema utilizado pelos seus franqueados?
Nota: Cada franqueado é independente.
Alguns estados já me responderam e querem aderir ao sistema. E agora?

Obrigado.

15 Respostas

L

Quem proibiu?

Luca

Olá

Franquia é um acordo entre as partes, geralmente com cláusulas impostas pelo franqueador. Precisa ver o que esta no contrato. Se estiver no contrato, o franqueador pode proibir. E se houver contestações, um advogado ajuda.

[]s
Luca

nel

Exatamente o que Lucas disse. Você deve analizar o que há no seu contrato com a empresa, eu diria mais, se as franquias querem o seu sistema isso é bom concorda?

Se está sendo proibido de vender o seu sistema eu recomendaria que levasse o seu contrato e suas dúvidas a um advogado especializado, é o melhor a fazer.

Abraços! :smiley:

adriano_si

Cara… O Sistema é teu ? Teu ,mesmo ?? desenvolves e contratuou com teu cliente franqueado pra licença de uso ?? Se sim…

Precisas ver como está o contrato entre você e seu cliente… se houver algum impedimento contratual entre você e ele, de fato você pode ser barrado de vender o sistema sim… senão, podes verificar se tem alguma restrição do teu cliente com os franqueados… mas aí o pepino não é mais teu, é dos clientes… e vai te restar o bom senso de esperar eles se resolverem…

Agora se fores contratado de um dos franqueados e quiser vender o sistema que desenvolveste pro cara, aí não dá mesmo, hhehehehehehehhehehe

Se bem que pelo que vc falou, o sistema é seu… Dê uma olhada no seu contrato… se for só de boca, vai lá e faz a festa com os franqueados…

Abraços e boa sorte :wink:

F

Arautus,

Quem me probiu foi o gerente de marketing da rede. Entrei em contato com outros estados e ele achou que estivesse "passando por cima " dele, ou seja, quebra de hierarquia. O que na verdade foi um grande mal entendido. Apenas queria divulgar o meu sistema que está sendo usado pelo RJ.

Eu não tenho nenhum contrato com a rede que me impeça de vender para outros estados.

Mas não sei se no contrato franqueadora x franqueado tenha alguma cláusula desse tipo.

bigjoe

Amigo, me parece mais com um caso de uma pessoa com um enorme ego que se sentiu diminuída do que um caso jurídico. Até porque, se fosse o caso, acredito que ele deixaria bem claro que você estaria impedido de comercializar seu sistema.

A melhor solução é tentar resolver na base da conversa e, caso não haja essa possibilidade, verificar se existe alguma cláusula contratual que impeça o seu serviço.

Tchello

Se não estiver no contrato que você tem com eles azar o deles.
O sistema é seu e você comercializa com quem quiser, ele não pode te proibir.
Como o Luca disse, analize o contrato.
Se isso não estiver no contrato ele que esperneie e ache ruim o quanto quiser, você não tem impedimento nenhum.
Converse com o sujeito, explique que nas clausulas contratuais não há nenhum impedimento quanto a isso e que você (ou sua empresa) comercializará o software normalmente.

F

Concordo com você bigjoe.
Creio que ele como gerente de marketing de uma grande rede se sentiu ofendido. Enviei um e-mail formal pedindo desculpas pelo ma- entendido e nada. Não me respondeu. Mas falei com um dos franqueados agora, ele me disse que não existe nenhuma cláusula Franqueadora x Franqueado que possa me impedir de trabalhar na rede.
Obrigado pela dica.

Tchello

feaupi:
Concordo com você bigjoe.
Creio que ele como gerente de marketing de uma grande rede se sentiu ofendido. Enviei um e-mail formal pedindo desculpas pelo ma- entendido e nada. Não me respondeu. Mas falei com um dos franqueados agora, ele me disse que não existe nenhuma cláusula Franqueadora x Franqueado que possa me impedir de trabalhar na rede.
Obrigado pela dica.

Ainda assim recomendo pedir o auxilio juridico de algum advogado, nem que seja pra por um ponto final nisso e tirar essa dúvida da cabeça.

Daí boa sorte, venda seu sistema e bora ganhar dinheiro com isso rapaz!

sergiotaborda

feaupi:
Senhores,

Trabalho a três anos para uma grande rede de franquias no Brasil. Inicialmente tenho todas as franquias do Rio de Janeiro como clientes.

Após a divulgação de um e-mail para cada 1 franquia em cada estado no Brasil para divulgar o meu sistema, fui proibido de entrar em contato com outros estados.

O que gerou isso tudo foi um grande mal entendido. Enviei um pedido de desculpas. Mas até agora não me responderam.

Dúvida muito séria: Eles podem me impedir de ter o meu sistema utilizado pelos seus franqueados?
Nota: Cada franqueado é independente.
Alguns estados já me responderam e querem aderir ao sistema. E agora?

.

Vc está sendo um pouco dramático… a menos que vc tenha um documento oficial que o proibe de fazer isso vc não foi proibido de nada. O cara pode falar e pedir o que ele quiser… mas é só conversa. Para impedir vc ele tem que tomar medidas judiciais para o impedir. É ele que tem que o impedir primeiro. Só depois vc pensa em lutar na justiça para contra-atacar esse impedimento.
não coloque o carro ha frente dos bois. em caso de duvida procure advogados.

fabiofalci

Começe falando “Te repasso 20% das vendas…” e veja como a história muda!

Tchello

Repassa nada não, se o contrato não prevê nada disso o dinheiro é seu e ele que chore, esperneie e faça birra.

M

Repassa nada não, se o contrato não prevê nada disso o dinheiro é seu e ele que chore, esperneie e faça birra.

Pelo jeito agora quem vai esperneiar pra achar outro evangelista dentro da empresa é o autor do tópico. Sem falar que a parte descontente agora esta em campanha contra seu produto. Se não for proibiçnao por força de contrato pode acontecer por falta de demanda. Fique ligado.

Rodrigo_Carvalho_Aul

Proibir você de vender acho difícil. Mas proibir os franqueados de comprar acho que é possível dependendo do contrato de franquia. E mesmo que o contrato de franquia não cubra isso, ele pode ter influencia dentro das franquias para bloquear a compra. Então ou traz esse cara pro seu lado, ou procure novos clientes.

[]'s

Rodrigo Auler

S

Bom, acho que você não deveria abrir este debate em forum. Alguém pode ligar a história aos personagens e complicar as coisas.

Nem todos os franqueados irão se indispor com a rede, por isso pense muito antes de envolver advogados, essa é a última saída.

Se você se achar preparado, ligue para ele, desculpe-se novamente com humildade e firmeza, e diga que gostaria de marcar uma reunião, para saber como poderia adequar a divulgação do seu produto/serviço de forma aos processos da rede. Bole a sua estratégia de convencimento e vá na reunião.

Se ele não estiver disposto a negociar então paciência, siga seu caminho vendendo seu software, só procure adquirir uma fatia maior de franquiados o mais rápido possível, pois isso vai te dar poder de barganha e mais clientes irão reclamar caso queiram proibir a utilização do software.

Contra você ele não pode fazer absolutamente nada, pois você não tem contrato com a rede, os franquiados é quem tem.

Criado 15 de outubro de 2009
Ultima resposta 15 de out. de 2009
Respostas 15
Participantes 12