Full-Text Searching

6 respostas
cancao

Estive lendo sobre full-text searching para aprimorar algumas buscas no sistema que estou fazendo e acabei me deparando com uma grande bronca? Alias, duas.

1. O MySQL suporta full-text searching apenas para tabelas do tipo MyISAM. Só que preciso usar tables do tipo InnoDB para poder criar um controle de transações. Desse modo, estou considerando (seriamente) a possibilidade de mudar ou para o Postgre ou para o SapDB. Bom, não quero criar uma outra discussão sobre que banco usar. A pergunta é: Algum desses dois outros bancos dá suporte a full-text searching?

2. A segunda duvida é a seguinte: dá pra usar full-text searching com o Hibernate? Se sim, onde posso ler a respeito. Procurei no google e não encontrei nada, de maneira que estou achando que o hibernate não tem suporte a esse tipo de recurso. Mas, se alguem souber…

Até.

6 Respostas

dukejeffrie

One word: Lucene

A gente tá usando aqui, e funciona que é uma maravilha. Aliás, nós estamos usando com o Hibernate tb.

[]s!!

B

Vocês estão conseguindo baixar os arquivos do jakarta.apache.org?

Tentei várias vezes e não consegui…

Gustavo Guilherme BacK

cancao

dukejeffrie, eu tentei usar o Lucene, só que há um problema no meu caso. Eu já tenho todo um esquema no banco para agregar palavras relevantes num texto e relaciona-las a outras tabelas num esquema de indices invertidos para otimizar a busca. Então, no meu caso, o lucene seria interessante apenas para remover as stop words do texto e me devolver uma collection da vida com as palavras que têm relevancia.

Entretanto, nos (poucos) testes que fiz, o Lucene sempre persistia esses indices e palavras relevantes para arquivos. Usar full-text searching não seria ruim porque, pelo que li, é simples alterar as tabelas para aceitar esse recurso. Bom, se vc puder me ajudar a usar o Lucene apenas para esse proposito ficarei no minimo agradecido.

Sobre as duvidas: O Hibernate tem ou não suporte a full-text searching? E quanto ao PostgreSQL e o SapDB, dá pra usar full-text searching neles?

Nota.: Estou conseguindo fazer os downloads sem problemas no jakarta.apache.org: http://jakarta.apache.org/site/binindex.html

Até.

cancao

Um segundo depois de postar o topico:
Full Text Indexing with PostgreSQL

Até.

B

Depois de algumas tentativas consegui baixar o lucene também.

Eu só consegui encontrar tutoriais do lucene para trabalhar com arquivos…

Alguém tem algum que fale sobre DB??? Não conhecia o projeto, mas vai se encaixar perfeitamente em uma aplicação na qual estou trabalhando.

Gustavo Guilherme BacK

cancao

“back”:
Alguém tem algum que fale sobre DB??? Não conhecia o projeto, mas vai se encaixar perfeitamente em uma aplicação na qual estou trabalhando.

Gustavo Guilherme BacK

back, eu tambem estou procurando artigos ou tutoriais de como se usar o Lucene com banco de dados. Se vc encontrar me avisa e, se eu encontrar, aviso vc. :wink:

Até.

Criado 15 de setembro de 2003
Ultima resposta 15 de set. de 2003
Respostas 6
Participantes 3