Função de e-mail?

8 respostas
paulinhohd

E ae galera, olha eu aqui novamente,

Vcs sabem, se existem alguma função, onde eu possa atribuir a um botão, que ao clicar nele, a aplicação já me traga uma janela de nova mensagem do Outlook Express 6? e se possível, já com um endereço de e-mail por default no destinatário? e se possível tb já com um arquivo anexo de meu programa?

Isso tudo para facilitar para o usuário.

Onde el clica no botão e depois é só dar Enviar.

Se alguém souber de algo parecido,

Valeu! 8)

8 Respostas

Rafael_Nunes

Para abrir a janela com nova mensagem, e o destinatário já preenchido, basta usar um mailto: [email removido] no link, e o Outlook Express 6 deve ser o cliente de e-mail padrão.
Para anexar o arquivo você vai precisar utilizar a API Javamail

T

Eu sei que no HTML (browser) você põe a seguinte tag:

<a href="mailto:[email removido]?subject=Pedido%20de%20Informacao&body=Peco%20mais%20informacoes">
Clique aqui para enviar um email solicitando mais informações.
</a>

Numa aplicação Java são outros 500…
a) Você precisa usar o Javamail (como o Rafael lhe disse acima)
b) Você precisa ter uma tela de configuração, para ele entrar com o usuário, servidor SMTP, e talvez a senha
c) etc.
Na prática, como você já viu, Javamail é mais usado no servidor que em aplicações Java, justamente por causa dessas coisas chatas.
Por exemplo, aqui na empresa o administrador de rede é que configura a senha no Outlook; dessa forma nem o usuário fica sabendo qual seria a senha para configurar a aplicação.

paulinhohd

Valeu galera pela ajuda, vou dar uma pesquisada afundo sobre Javamail e vejo no que dá…

Qualquer coisa interessante que eu descobrir eu posto aqui…

Valeu! 8)

paulinhohd

Rafael Nunes:
Para abrir a janela com nova mensagem, e o destinatário já preenchido, basta usar um mailto: [email removido] no link, e o Outlook Express 6 deve ser o cliente de e-mail padrão.
Para anexar o arquivo você vai precisar utilizar a API Javamail

Como assim no link??

Minha aplicação é applet, e quero fazer isso na função de um botão.

Valeu! 8)

T

Hum, sua aplicação é applet? Então você tem de dar algumas voltas, mas não é tão complicado assim. Não sei exatamente como é que teria de fazer, mas acho que você pode fazer o seguinte:

1. Na sua página, escreva um botão que consiga chamar o link mailto (nem sei como :wink: minha especialidade não é DHTML …). Encapsule isso em uma função Javascript.
  2. No Java, via JSObject.eval(), ( pacote netscape.javascript.* , disponível no plugin.jar se for Sun Plugin, e - meio escondido mas está disponível por default - se for Microsoft JVM ), chame essa função Javascript.
    Não esqueça de usar o atributo mayscript no tag < applet >
paulinhohd

Ae galera, o problema é o seguinte:

Utilizando este código do guj:

Properties p = new Properties();
				p.put("mail.host", "smtp2.locaweb.com.br");

Session session = Session.getInstance(p, null);
				MimeMessage msg = new MimeMessage(session);

try {
				    // "de" e "para"!!
				    msg.setFrom(new InternetAddress("[email removido]"));
				    msg.setRecipient(Message.RecipientType.TO, new InternetAddress("[email removido]"));

// nao esqueca da data!
				    // ou ira 31/12/1969 !!!
				    //msg.setSentDate(new Date());

msg.setSubject("Teste Javamail");

msg.setText("O maior de todos os guerreiros é aquele que vence a si próprio!");

// evniando mensagem (tentando)
				    Transport.send(msg);
				}
				catch (AddressException ea) {
				    // nunca deixe catches vazios!
				}
				catch (MessagingException ea) {
				    // nunca deixe catches vazios!
				}

Porém ele não me traz a janela de nova mensagem do Outlook Express 6, sendo que ele é padrão.

Como faço isso?através deste código já não era pra dar certo?
Coloquei esse código na função de um botão, mas não tá funfando..

Alguém pode me socorrer?

Valeu! 8)

T

Acho que você não entendeu.
O Javamail é uma API que serve para mandar mensagens, não para invocar um programa qualquer (como é o caso do Outlook).
Então você até consegue mandar um email completo, mas você teria de replicar a funcionalidade de envio do Outlook.
No seu caso, onde você quer que o email fique parcialmente preenchido e o usuário é que deve tomar a iniciativa, você precisa algo como o próprio link.

Uma idéia que tive.
Nessa página com o applet, ponha um link com a página, mais ou menos como:

<a href="mailto:....." id="meulink" name="meulink">Clique aqui para enviar a mensagem</a>

A seguir, escreva uma função no applet que modifique o valor do “href” do tag . Isso não é difícil de fazer porque é Javascript e netscape.javascript.JSObject.eval().
No “href” você põe o que for necessário para deixar a mensagem parcialmente preenchida (pôr o “subject”, e o “body”. )

Não é preciso pôr o envio diretamente sobre a superfície da applet. Ponha na página mesmo.

paulinhohd

Puts, viajei mesmo, agora que tava lendo e percebi que eu misturei as bolas…

Nossa, mas não tem nenhuma função em java mesmo, que eu possa colocar dentro de minha aplicação que faça a interligação com o outlook??

Onde o usuário clique no botão e já aparece a tela de nova mensagem do outllok como destinatário e com um arquivo em anexo?

Essa parada do link eu não entendi patavina!

Valeu! 8)

Criado 9 de maio de 2005
Ultima resposta 10 de mai. de 2005
Respostas 8
Participantes 3