E ae galera, olha eu aqui novamente,
Vcs sabem, se existem alguma função, onde eu possa atribuir a um botão, que ao clicar nele, a aplicação já me traga uma janela de nova mensagem do Outlook Express 6? e se possível, já com um endereço de e-mail por default no destinatário? e se possível tb já com um arquivo anexo de meu programa?
Isso tudo para facilitar para o usuário.
Onde el clica no botão e depois é só dar Enviar.
Se alguém souber de algo parecido,
Valeu! 8)
Para abrir a janela com nova mensagem, e o destinatário já preenchido, basta usar um mailto: eunaotenho@email.com.br no link, e o Outlook Express 6 deve ser o cliente de e-mail padrão.
Para anexar o arquivo você vai precisar utilizar a API Javamail
Eu sei que no HTML (browser) você põe a seguinte tag:
<a href="mailto:jose@aparecido.com.br?subject=Pedido%20de%20Informacao&body=Peco%20mais%20informacoes">
Clique aqui para enviar um email solicitando mais informações.
</a>
Numa aplicação Java são outros 500…
a) Você precisa usar o Javamail (como o Rafael lhe disse acima)
b) Você precisa ter uma tela de configuração, para ele entrar com o usuário, servidor SMTP, e talvez a senha
c) etc.
Na prática, como você já viu, Javamail é mais usado no servidor que em aplicações Java, justamente por causa dessas coisas chatas.
Por exemplo, aqui na empresa o administrador de rede é que configura a senha no Outlook; dessa forma nem o usuário fica sabendo qual seria a senha para configurar a aplicação.
Valeu galera pela ajuda, vou dar uma pesquisada afundo sobre Javamail e vejo no que dá…
Qualquer coisa interessante que eu descobrir eu posto aqui…
Valeu! 8)
[quote=Rafael Nunes]Para abrir a janela com nova mensagem, e o destinatário já preenchido, basta usar um mailto: eunaotenho@email.com.br no link, e o Outlook Express 6 deve ser o cliente de e-mail padrão.
Para anexar o arquivo você vai precisar utilizar a API Javamail[/quote]
Como assim no link??
Minha aplicação é applet, e quero fazer isso na função de um botão.
Valeu! 8)
Hum, sua aplicação é applet? Então você tem de dar algumas voltas, mas não é tão complicado assim. Não sei exatamente como é que teria de fazer, mas acho que você pode fazer o seguinte:
- Na sua página, escreva um botão que consiga chamar o link mailto (nem sei como minha especialidade não é DHTML …). Encapsule isso em uma função Javascript.
- No Java, via JSObject.eval(), ( pacote netscape.javascript.* , disponível no plugin.jar se for Sun Plugin, e - meio escondido mas está disponível por default - se for Microsoft JVM ), chame essa função Javascript.
Não esqueça de usar o atributo mayscript no tag < applet >
Ae galera, o problema é o seguinte:
Utilizando este código do guj:
[code] Properties p = new Properties();
p.put(“mail.host”, “smtp2.locaweb.com.br”);
Session session = Session.getInstance(p, null);
MimeMessage msg = new MimeMessage(session);
try {
// "de" e "para"!!
msg.setFrom(new InternetAddress("pucptimer@pocos-net.com.br"));
msg.setRecipient(Message.RecipientType.TO, new InternetAddress("paulinhoanalyser@bol.com.br"));
// nao esqueca da data!
// ou ira 31/12/1969 !!!
//msg.setSentDate(new Date());
msg.setSubject("Teste Javamail");
msg.setText("O maior de todos os guerreiros é aquele que vence a si próprio!");
// evniando mensagem (tentando)
Transport.send(msg);
}
catch (AddressException ea) {
// nunca deixe catches vazios!
}
catch (MessagingException ea) {
// nunca deixe catches vazios!
}
[/code]
Porém ele não me traz a janela de nova mensagem do Outlook Express 6, sendo que ele é padrão.
Como faço isso?através deste código já não era pra dar certo?
Coloquei esse código na função de um botão, mas não tá funfando…
Alguém pode me socorrer?
Valeu! 8)
Acho que você não entendeu.
O Javamail é uma API que serve para mandar mensagens, não para invocar um programa qualquer (como é o caso do Outlook).
Então você até consegue mandar um email completo, mas você teria de replicar a funcionalidade de envio do Outlook.
No seu caso, onde você quer que o email fique parcialmente preenchido e o usuário é que deve tomar a iniciativa, você precisa algo como o próprio link.
Uma idéia que tive.
Nessa página com o applet, ponha um link com a página, mais ou menos como:
<a href="mailto:....." id="meulink" name="meulink">Clique aqui para enviar a mensagem</a>
A seguir, escreva uma função no applet que modifique o valor do “href” do tag . Isso não é difícil de fazer porque é Javascript e netscape.javascript.JSObject.eval().
No “href” você põe o que for necessário para deixar a mensagem parcialmente preenchida (pôr o “subject”, e o “body”. )
Não é preciso pôr o envio diretamente sobre a superfície da applet. Ponha na página mesmo.
Puts, viajei mesmo, agora que tava lendo e percebi que eu misturei as bolas…
Nossa, mas não tem nenhuma função em java mesmo, que eu possa colocar dentro de minha aplicação que faça a interligação com o outlook??
Onde o usuário clique no botão e já aparece a tela de nova mensagem do outllok como destinatário e com um arquivo em anexo?
Essa parada do link eu não entendi patavina!
Valeu! 8)