Função para retornar diretório

Preciso de uma função que retorne o diretório de um determinado arquivo ou programa. Será que alguém sabe me dizer qual é essa função?

Olá você pode usar o método absolutPath() da classe File que retorna o local exato do arquivo;
Ex

JFileChooser dialog= new JFileChooser();
		dialog.showOpenDialog(null);
		File arquivo= dialog.getSelectedFile();
		String localizacao=arquivo.getAbsolutePath();

Att

File f = new File ("d:\Program Files\java\jre1.6.0_02\lib\ext\sunpkcs11.jar");
System.out.println (f); // imprime D:\Program Files\java\jre1.6.0_02\lib\ext\sunpkcs11.jar
File f2 = f.getParentFile(); // imprime D:\Program Files\java\jre1.6.0_02\lib\ext

cara a sua resposta me ajudou muito…vou usar isso tbem…

mas não era bem isso…

Preciso encontrar um método que me retorne o diretório ou caminho de onde está o programa que eu estou usando no momento.

Ex. O meu programa chama Teste.
Vamos dizer que ele está em C:/teste.
Então preciso que o próprio programa me retorne este caminho, pois vou precisar que o programa identifique o diretório que ele está, assim não ficarei amarrado a um diretório só.

Ex. poderei colocar o programa em outro diretório e executa-lo normalmente, pois este programa trabalha com arquivos e não convém eu me fixar em apenas um diretório.

vlw

[quote=Kleber Valentim]cara a sua resposta me ajudou muito…vou usar isso tbem…

mas não era bem isso…

Preciso encontrar um método que me retorne o diretório ou caminho de onde está o programa que eu estou usando no momento.

Ex. O meu programa chama Teste.
Vamos dizer que ele está em C:/teste.
Então preciso que o próprio programa me retorne este caminho, pois vou precisar que o programa identifique o diretório que ele está, assim não ficarei amarrado a um diretório só.

Ex. poderei colocar o programa em outro diretório e executa-lo normalmente, pois este programa trabalha com arquivos e não convém eu me fixar em apenas um diretório.

vlw[/quote]

http://www.guj.com.br/posts/list/57287.java#301055

[]s