Função verifica dados iguais

Prezados, bom dia.

Sou novo em programação, e quero uma ajuda de vocês para analisar uma função que criei, uma função para verificar dados iguais, e não deixar fazer a inserção desses dados. Tenho um box carregado com países, e uma jTable que é carregada com os estados de acordo com o país selecionada no box, porém se o pais BRASIL existe o estado A, com a uf A e se for cadastrar A e uf A para outro pais a função esta bloqueando o cadastro, segue meu código:

public boolean verificaDadosIguais(String N, String U, int codPais){

boolean dadosIguais = false;

String nomeBanco = "";
    String ufBanco = "";
    int idPaisBanco = 0;

try
    {
        Connection con = Conexao.getConnetion();
        Statement stmt;
        ResultSet rs;

String sql = "SELECT * FROM estado;";
        stmt = con.createStatement();
        rs   = stmt.executeQuery(sql);

if(qtdLinhasTabela>=1)
        {
            rs.first();
            nomeBanco = rs.getString("nome");
            ufBanco = rs.getString("uf");
            idPaisBanco = rs.getInt("paisIdPais");
        }

if(nomeBanco.equals(N) && ufBanco.equals(U) && (codPais==idPaisBanco))
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "OS DADOS QUE VOCÊ ESTÁ TENTANDO INSERIR "
                                              + "JÁ SÃO EXISTENTES NO BANCO.", "DUPLICIDADE DE DADOS", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

dadosIguais = true;
            rs.close();
        }
        else
        {
           while(rs.next())
           {
               if(N.equals(rs.getString("nome")) && U.equals(rs.getString("uf")) && (idPaisBanco == codPais))
               {
                   JOptionPane.showMessageDialog(null, "OS DADOS QUE VOCÊ ESTÁ TENTANDO INSERIR "
                                              + "JÁ SÃO EXISTENTES NO BANCO.", "DUPLICIDADE DE DADOS", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

dadosIguais = true;
                   break;
               }
           }   
        }
    }