Funcionalidades x Orientação a Objetos [RESOLVIDO]
5 respostas
R
ricksouto
Pessoal estou desenvolvendo um aplicativo e o mesmo possui diversas JInternalFrames e JDialogs, e em cada uma dessas janelas eu estou colocando funcionalidades diversas, ex: tecla “Esc” fecha a janela, tecla “Enter” confirma, etc.
Bem e em todas as janelas eu copio e colo o mesmo código o que acaba gerando muita redundância no meu código, portanto eu gostaria de saber como vocês fazem para implementar essas funcionalidades no sistema que vocês desenvolvem. Eu pensei em criar classes e ir instanciando conforme necessário, mas inicialmente não obtive muito sucesso.
Eu criei uma classe base para cada tipo de janela, onde coloco o código comum. Aì, ao invés de herdar diretamente de JDialog, herdo de AppDialog, ao invés de JFrame, herdo de AppFrame, e assim por diante.
Também criei algumas janelas padrões (como aquelas que fazem seleção com duas listas e uma setinha no meio, janela de seleção com um JTable, janela para progressbar, etc).
fantomas
ViniGodoy:
Eu criei uma classe base para cada tipo de janela, onde coloco o código comum. Aì, ao invés de herdar diretamente de JDialog, herdo de AppDialog, ao invés de JFrame, herdo de AppFrame, e assim por diante.
Também criei algumas janelas padrões (como aquelas que fazem seleção com duas listas e uma setinha no meio, janela de seleção com um JTable, janela para progressbar, etc).
Eu tambem já utilizei este tipo de estratégia.
flws
Lucas_Abbatepaolo
Herança…como foi dito acima…com isso vc reaproveita o codigo em comun…
R
ricksouto
ViniGodoy:
Gostei, agora que caiu a minha ficha que eu não preciso ficar dependendo apenas do que vem por padrão no Java, é tanta coisa que estou estudando que até esqueci de usar herança que é um ponto forte da Orientação a Objetos.
Você tem algum link ou algum exemplo de alguma classe base só pra eu ter uma noção um pouco melhor e aplicar no meu projeto?
R
ricksouto
Vini eu testei sua ideia aqui e funcionou perfeitamente, eu até os listeners estão funcionando perfeitamente.
Muito obrigado pela força, espero logo estar podendo ajudar a todos também. Um abraço.