Queria saber como os sites buscape e bondfaro conseguem ter acesso aos produtos de inúmeras lojas de comércio eletrônico. Eles consomem o RSS desses e-commerce ou possuem um “Web Crawler” para conseguir os produtos e preços e indexa-los em seu site?
Acho que o mais provável é um RSS ou então os e-commerce liberam um webservice ou algo do tipo para eles terem acesso, mas não tenho certeza, se alguém puder me ajudar com uma idéia ou então falar como eles fazem isso fico grato.
As empresas tipo buscapé tem um padrão de XML, que é lido por seu robô. Elas solicitam que as empresas contratantes forneçam seus produtos em um arquivo XML com esse formato. Como as informações, por exemplo, preço de, preço por, link e imagem.
certo, bastante estranho isso, achei muito intrusivo obrigar um e-commerce a montar 1 xml no padrão que eles querem para que possam aparecer no site…
ao meu ver sites como buscape e bondfaro dependem dos e-commerce e não o contrario…
acho que um simples RSS já é o suficiente para fazer oq esses sites fazem.
alguem tem esse padrão de xml que eles usam para que eu possa dar uma olhada e entender melhor?
calminha ai gujeiros
eu acho que o buscape e bondfaro é que dependem do ecomerce e nao o contrario.
por isso nao acho nada que esta historia do xml esteja bem contada.
preciso de algumas provas para poderes defender a tua idea :idea: :idea: :!: :!: :!: :?: :?:
Sites como Buscapé não criam crowlers para ler promoções em outros sites e, então, agrega-las. Vc se cadastra e define como vai utilizar o site, se vai ter destaques, banners, etc.
Em especial, isto:
3. Cadastre seus produtos (automático ou manual).
Ou seja, automático provavelmente vc vai interagir com um ou mais sistemas que podem ler as suas promoções em JSON ou XML.
Até pq existe o custo por click. Acredito que um click em um link para um notebook vale algo como 1 real. Porém a cada 4 clicks ocorre uma compra, portanto o preço pode ser irrisório.
Muito provavelmente é usado algum engine de busca como FAST ou SOLR nestes sites.
[quote=entanglement][quote=mcbarsotti]
ao meu ver sites como buscape e bondfaro dependem dos e-commerce e não o contrario…
[/quote]
Sei. Como você chegou aqui no GUJ? Foi pelo Google ou por um anúncio em jornal?[/quote]
A melhor resposta que eu posso dar a você é ignora-lo. “O homem fala, o tolo discute, o sábio escuta.”
Boa sorte entanglement
Ao restante do pessoal:
Valeu pelas dicas, estou com algumas idéias e estava em duvida de qual era o método de integração entre esses indexadores e os e-commerce mas com essas informações já da para seguir em frente.