Estou estudando JSP, já consegui dar umas engatinhadas, criar conexões e logins atraves do MYSQL, e surgiu uma dúvida qeu é simples mas não acho em lugar algum a resposta:
Existem funções em JSP, como as do PHP, por exemplo? Como se cria uma função?
Posso declarar classes e sub-classes em JSP normalmente como faria em JAVA2?
Ola
Programar utilizando JSP eh um pouco diferente de programar em PHP/ASP.
Voce nao deve colocar seu processamento nos scripts, deve criar classes Java normais que fazem todo o processamento e apenas exibir o resutlado em JSP.O fluxo deve ser algo como:
Browser acessa Servlet que passa para Classes java. Depois de processar ele retorna para uma JSP.
Sobre suas pergutnas, sim, voce pdoe fazer as duas cosias, mas nao eh recomendavel.
cdbojgr
Obrigado pela resposta.
Estou trocando a linguiegem de alguns sisteminhas que fiz de php para Java e JSP, mas ao decorrer da troca me deparo com casos bem simples, como tratamento de textos e funções em php que colocavam botões customizados na página, e então fiquei me perguntando, como fazer isso de forma simpels e funcional em java? Teria de criar uma classe que inserisse um botão? Ou teria um método mais apropriado para esses casos menores?
Explico a troca de php para java, senti a necessidade de uma linguagem mais poderosa para fazer o upload de arquivos e a segurança em logins.
Grato
Mauricio_Linhares
Não entendi essa dos botões, o que você realmente quer fazer?
cdbojgr
É que criei uns botões que mudam de core e talz, e dai para não ter de fazer os javascripts todas as vezes, criei uma função que apenas digitava o nome do botão e a ação dele, e então o código era o mesmo para todos. E também criei algumas funções para tratar textos, por exemplo, para tratar arquivos que foram “uploadados” troco os espaços por “_” e retiro os acentos e as caixas altas, ou para transformar dias do mês em português, então chamo esses funções em includes, em todas as páginas. Mas em Java já não sei qual o melhor método para se fazer isso, por exemplo, criaria um class para cada uma dessas funções e os chamaria nas páginas? Isso tornaria a página muito lenta? Ou existe algum método mais prático e recomendável para fazer isso?
Ps.: ainda estou enxergando com olhares de linguagem interpretada uma linguagem orientada =(
Grato
Mauricio_Linhares
Rapaz, acho que você precisa aprender Java primeiro.
Compre um bom livro e vá estudar a linguagem e orientação a objetos, depois você vai trabalhar com JSPs e Servlets. Não adianta querer colocar o carro na frente dos bois.
cdbojgr
É, terminei os 21 dias de java 2 e até consegui fazer uns programinhas bestas de conexão com bd e talz, mas são todos com interface, infelizmente o livro não aborda muito o desenvolvimento de aplicações para web, e ficam muitas dúvidas também sobre a padronização de aplicassões, a nomenclatura de classes e talz.
Você recomenda algum livro para o aprendizado de aplicações voltados para web?
Procurei alguns livros, mas todos são muito metódicos e ficam muito presos a operações aritiméticas e operações básicas não abrangendo necessáriamente métodos de trabalho e organização de classes.
Grato
Mauricio_Linhares
A “referência” pra desenvolvimento de aplicações web: