Funções

6 respostas
A

Gostaria de saber por exemplo como ficaria o return de uma função em Java que por exemplo imprimisse os numeros de 1 a 10?

minha duvida é como ficaria no return, por exemplo na soma de dois numeros ficaria:

int Soma(int a, int b){

return a + b;

eu gostaria de saber como ficaria o return numa função em java para retornar os numeros pares de 1 a 10… eu sei a lógica mas sei pouco de java…

6 Respostas

drsmachado

Java não possui funções. Java possui métodos.
Nem em java, nem em C, c++, c# ou qualquer linguagem que eu conheça, você consegue devolver mais de um atributo em um método/função. Você precisaria de algo como um array ou coleção.
Mas, com um pouco de estudo, isso não será difícil.

Rodrigo_Sasaki

Primeiramente, o que você chama de função, em Java é chamado de método.

Um método retorna no máximo 1 valor, nunca mais do que isso. Não tem como você retornar “todos os números”

Você pode retorna uma lista que contenha os números, mas perceba que o retorno ainda é somente 1. Algo assim:public List<Integer> lista(){ List<Integer> lista = new ArrayList<Integer>(); lista.add(1); lista.add(2); return lista; }

Ruttmann

adilsonmartins:
Gostaria de saber por exemplo como ficaria o return de uma função em Java que por exemplo imprimisse os numeros de 1 a 10?

minha duvida é como ficaria no return, por exemplo na soma de dois numeros ficaria:

int Soma(int a, int b){

return a + b;

eu gostaria de saber como ficaria o return numa função em java para retornar os numeros pares de 1 a 10… eu sei a lógica mas sei pouco de java…

Só a título de curiosidade, veja quantos “por exemplo” você escreveu! :stuck_out_tongue:

Mas vamos à pergunta…

Veja bem, que na sua primeira frase, você pergunta como ficaria o retorno de uma função que imprime. Se a função deve imprimir, não teria porque ela retornar a soma de números, apenas imprimir na tela a soma conforme os parâmetros solicitados.

O exemplo que você colocou acima é interessante. Você declarou a função dizendo que ela recebe dois inteiro e retorno um objeto de Soma, ou seja, você previamente tem que ter uma classe Soma para então retornar. Você colocou o retorno da função acima como a+b, o que está errado, pois vai retornar um inteiro(inteiro + inteiro = inteiro).

Uma abordagem seria você instanciar um objeto de Soma dentro do método, atribuir os valores dos parâmetros da função ao objeto e então retornar este objeto.

OBS: Eu usei a palavra função, mas lhe lembro que em Java não existe função, a palavra correta é “método”.

Ruttmann

E outra questão, colega.

Em outros tópicos o pessoal até deu uma zoada com você, pois a maioria achou que você queria código pronto. Com outros tópicos que você criou deu pra notar que você entende de C++ e está se esforçando pra entrar no “Mundo Java”.

Então, que mal lhe pergunte, mas você está usando que materiais para estudo e referência? Me parece que você precisa aprender Java pra faculdade, certo?

Seria mais pertinente você pesquisar apostilas de cursos introdutórios Java, como por exemplo as apostilas da Caelum e da K19, muito boas por sinal.

É que, não é por nada não, mas as suas dúvidas são tão superficiais que dá pra resolver com simples consultas a apostilas e na própria busca do fórum…

Se precisar de ajuda pra juntar material pode dar um grito que o pessoal te auxilia! :wink:

A

Obrigado pelas dicas, eu gostaria sim de ajuda para juntar esse material, teriam links? preciso sim aprender para a faculdade, primeiramente… desculpa o incomodo…

Ruttmann

As apostilas abaixo são ótimas pra quem está iniciando em Java e já tem um conhecimento prévio em alguma linguagem orientada a objetos:

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k11-orientacao-a-objetos-em-java

Não é necessário te entulhar com 300 apostilas sobre o mesmo assunto. Essas duas já vão te servir bastante.

Te recomendo, juntamente com as apostilas acima, pesquisar bastante nesse site: http://www.tiexpert.net/programacao/java/nomenclatura.php

Aprender principalmente as convenções da linguagem, boas práticas, declaração e manipulação de Classes e Métodos. Tudo isso é muito importante aprender já de cara, pra começar fazendo certo!

Criado 16 de setembro de 2013
Ultima resposta 16 de set. de 2013
Respostas 6
Participantes 4