Fusão dos Fóruns de Java

9 respostas
dukejeffrie

Tá tendo uma discussão em outro tópico sobre fundir ou não os fóruns Java Básico e Java Avançado. Eu acho a questão importante o suficiente para ter um tópico.

Já começo dizendo que eu sou contra. O GUJ ainda é muito novo, apesar do crescimento rápido, ainda não tem o público cativo bem definido. Por isso, tem gente postando mensagens que deveriam ir para um fórum no outro e vice-versa, misturando tudo.

Como controlar os posts em um fórum?? Eu acredito no mecanismo auto-regulador do chato. Todo fórum decente tem um chato que reclama quando alguém manda OFF-TOPICs e coisas que deveriam estar em outros fóruns.

Ainda não tem isso aqui. Mas misturar seria o caos. O volume de mensagens no Java Básico é simplesmente demais pra mim, nunca eu ia encontrar tópicos interessantes pra discutir se tivesse tudo misturado.

O que as pessoas não entendem é que a diferença entre o básico e o avançado não é na pergunta. Justamente pq vc nunca sabe se sua pergunta é básica ou avançada. Mas vc sabe como vc quer a resposta. No fórum avançado, as respostas levam em conta o fato de que vc sabe se virar um pouco, ninguém vai explicar sintaxe (ou pelo menos esse era o ideal). No básico, vc vai provavelmente receber um código que compila, pelo menos.

Eu sou veementemente contra juntar os fóruns. Deixem a coisa fluir sozinha…

[]s a todos

9 Respostas

Gilmar_Rodrigues

Bom argumento… 8)
A princípio achei que seria bom juntar os dois, mas pensando melhor, talvez não seja mesmo…

[]`s

thiagorani

Na minha opinião a estrutura dos topicos do GUJ está boa.
O que acontece é que as vezes usuário iniciantes acabam misturando as coisas, mas isso é normal.
Acho que deveria sim, ter um tolerância maior em relação a OFF-TOPICS e assuntos misturados. Afinal todos o usuários entram aqui apenas com um objetivo, aprender Java e fortalecer a comunidade Java Brasileira.
Ninguem tem o objetivo de “bagunçar” as coisas, creio eu!

Até mais.

[]´s

E

A princípio os textos que descrevem cada tópico devem ser melhorados para os iniciantes não se confundirem.

A

Dukejeffrie tem razão, não devem juntar os fóruns Java Básico com Java Avançado.

Devem mudar de nome, ou seja, hoje o nome do fórum está ligado a suposta complexidade da pergunta, quando melhor seria ficar ligado ao nível do participante (autoavaliação do participante). Permitido o acesso a todos os participantes, em todos os fóruns. Sem cercas, sem paredes.

O que não impadiria a evolução da comunidade luso-brasileira da Java, atendendo a todos os níveis de conhecimento técnico.

Outra sugestão: Ampliar a seção de Livros para uma Biblioteca Virtual com links de editoras, indicações de livros e disponibilidade de textos para uso on//offline, em português.

Suplementar seria juntar nessa Biblioteca a ferramenta Pesquisar do fórum, introduzindo link para retornar para a pesquisa após ler cada item.

Espero ter colaborado,
Alfredo :slight_smile:

dukejeffrie

Deixa eu esclarecer: eu falei que os bons fóruns têm um ou mais chatos. Geralmente eles são vaiados também… :roll:

Thiago, o que vc quer dizer com uma tolerância maior?? Ninguém faz nada contra os OFF-TOPICs… aliás, nem acho que eles existam nesse caso.

Acho que, pra um iniciante que faz a sua pergunta no Básico e recebe vários replies que não respondem a ela, deve ir perguntar no avançado, sem choro.

Do mesmo modo, se o cara pergunta no Avançado e o outro dá uma resposta que precisa de dois dicionários e uma enciclopédia pra entender, não precisa estressar. Deixa aquele post lá e faz a mesma pergunta no Básico: uma hora vc vai começar a entender as duas respostas…

Java rules, galera, e já existe muito mais conhecimento por aí do que uma pessoa pode acumular sozinha. Por isso o GUJ é precioso…

[]s!

Umlauf

Muito bons os argumentos do dukejeffrie. Não tinha pensado por esse ponto de vista. Mas ainda assim, adotando o mesmo raciocínio, se a pessoa quer uma resposta avançada ela nunca irá perguntar pq tá dando “java.lang.NoClassDefFoundError: Teste”. Mas pra ela isso é avançado! É muito subjetivo o conceito de básico e avançado! No meu ver, cabe a quem está respondendo sacar o nível da pergunta e responder de acordo. Você não vai ensinar a pessoa a compilar se ela está perguntando se a repinboca da parfuseta do eixo x do Velocity em conjunção com a parábola do Struts dentro do escopo do JBoss deve variar de 1 a 15, por exemplo. Entendem o que quero dizer? Agora suponha que eu comecei a mexer com Velocity, mas tá dando um pau que não consigo resolver. Eu quero uma resposta simples pro meu problema, pq eu tô começando com Velocity! Mas eu posto no Avançado, pq Velocity é um assunto avançado, ou posto no Básico, pq eu quero uma resposta simples?? Justifico meu voto para juntar pq penso que, assim, ficaria mais fácil pra quem visita o fórum todo dia e tá sempre respondendo e tbm pq, como disse, acho muito subjetiva a divisão entre básico e avançado.

Quanto a procurar tópicos interessantes, não dá pra fazer isso lendo apenas o assunto do tópico?

E já que estamos discutindo a melhoria do fórum (que já é ótimo, diga-se de passagem), não entendi pq abrir um novo tópico pra discutir a mesma coisa. É esse tipo de coisa que acaba “zoneando” o fórum. A navegação de um fórum na web é complicada se vc tiver que acompanhar o mesmo assunto em dois ou mais tópicos diferentes. Assim não adianta reclamar das pessoas que não usam o Pesquisar e sempre postam as mesmas dúvidas, em novos tópicos. É a mesma coisa. E acho que, junto com o FAQ, seria uma boa criar um “manual de conduta” do fórum. Nada de regras a serem seguidas, mas sugestões para o bom uso, principalmente pra quem é novo por aqui. Por exemplo, não colocar um assunto assim: “Tá dando pau! URGENTE!!!”. Poxa, o assunto não diz NADA! Não seria muito melhor se fosse “Erro na compilação: java.lang.NoClassDefFoundError” ? Quem entra com a mesmíssima dúvida e já bate o olho no assunto vai direto pra resposta, sem precisar postar um novo tópico.

Vejam, minhas críticas são no objetivo de manter a qualidade e melhorar ainda mais o GUJ. Não tenho nada contra ninguém, ok? Ao contrário, comecei a estudar Java por aqui e sempre fui muito bem atentido em minhas dúvidas, por todos. Peace! 8)

abraços a todos

Paulo_Silveira

concordo tiago
voce tem razao

melhorei (acho) o texto dos foruns basico e avancado

dukejeffrie

Legal Paulo, tá bom agora. Não lembro como estava a descrição, mas gostei dessa.

Talvez chamar de básico e avançado faça as pessoas julgarem suas dúvidas, e por consequencia, a si mesmas, de acordo com onde elas escrevem.

Rob, entendo seu ponto de vista, mas continuo discordando. Meu conceito de avançado é: não dá pra extrair do javadoc nem de uma pesquisinha rápida no google, então é avançado. Ou pelo menos não vai magoar ninguém se vc colocar lá.

NoClassDefFoundError: Teste. Se o cara nem leu o javadoc, meu, :2gunfire:
Dá licença! Se a pergunta é “como eu faço para não dar essa Exception?”, o que ela quer ouvir? O javadoc diz assim:

Tem gente muito preguiçosa. Eu sempre reclamo com o Baioni, por exemplo, que ele não lê a documentação. Mas é porque, de um jeito ou de outro, eu acho que o cara tem futuro, e logo logo ele vai manjar muito. Depois de várias mensagens, eu não fico achando que ele vai ficar magoado, ele vai me mandar tom@r n* c% bem antes.

Eu acho que quem não lê o javadoc antes de perguntar não vai ter dúvidas avançadas verdadeiras, só “pseudo-avançadas”. O GUJ já tem faq, tutorial, e a busca do fórum. Se vc convive diariamente com NullPointerException e NoClassDefFoundError, ajude o Steil e faça um texto legal pra colocar no FAQ, pq FAQ é isso mesmo: perguntas frequentes.

E comece a responder assim: veja o faq do GUJ aqui. As pessoas vão se acostumando com o tempo. Por isso eu pedi para deixar viver mais tempo os dois fóruns… talvez um dia eu mesmo mude de opinião, mas por enquanto, acho que a coisa está muito verde.

Eu abri um tópico específico porque eu queria discutir esse ponto com ampla visibilidade e sem misturar com os outros assuntos, que são importantes também. Mas o que me toca é esse, pq eu só leio o Lounge e o Avançado e já tenho dificuldade pra ler tudo. Hoje, por exemplo, que eu acabei escrevendo muito, pesou no trabalho. Amanhã vou ter que compensar…

Também não quero briga, digo, eu quero briga assim, que nem a gente tá tendo, de idéias. Muito melhor que a democracia da maioria… :wink:

abraço do duke!

Umlauf

Concordo com vc, duke. Tem gente preguiçosa mesmo, que não se dá o mínimo de trabalho de pesquisar ou ler alguma coisa. NoClassDefFoundError foi só um exemplo. Realmente, se alguém pergunta isso é pq não leu nada de nada do javadoc nem do exemplo HelloWorld na página da Sun. Mas talvez ela não saiba ler inglês…bom, aí o jeito é se matar…hehe…brincadeira :mrgreen:

Enfim, essa discussão é muito saudável e acho que só engrandece o GUJ. Minha opinião foi dada, mas o que a maioria decidir vou apoiar da mesma forma. Acho que até caberia uma votação aí, não? :wink:

Criado 24 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 24 de fev. de 2003
Respostas 9
Participantes 7