:arrow: Acabar com essa coisa complexa e chata do impedimento ?
:arrow: Diminuir de 11 para 10 jogadores ? (desemprego da classe?)
:arrow: Aumentar o tamanho da baliza ?
:arrow: Acabar com esse negócio de expulsão pois estraga o jogo ? (o cara fica suspenso N jogos, é muito melhor e tem que ser substituído !!! coisa básica de se fazer e 10 vezes melhor!)
:arrow: Aumentar a distância do pênalti, pois acontece muito penalti sem querer que define um jogo, como aconteceu entre França e Portugal.
São coisas básicas que nego não faz por preguiça e medo. Mais ou menos como política no Brasil…
Boa, mas se eu fosse jogador, e não fosse expulso, eu quebraria o outro time inteiro, deixaria todos lesionados para não jogarem porra nenhuma no próximo!! [:D]
Bom, como “autoridade” no assunto, posso comentar com propriedade.
As regras do futebol mudaram muito pouco desde a sua concepção. Elas mudam praticamente todo ano, porém em algunss detalhes, sem mudar a essência e o espírito do jogo.
Nada complexo! A regra é simples. As situações é que fazem disto uma complicação. Imagine atacantes e defensores indo e voltando, muitas vezes correndo. O bandeira tem que olhar tudo isso perifericamente, pensar e agir. Culpá-lo por uma infração de 14 centímetros é tão"crime" quanto culpar um programador por deixar um bug no seu programa.
Com 11 saiu poucos gols, imagine com 10. O campo dos jogos internacionais têm, em média, 105m x 70m. Ou seja, um jogador a caa 334 metros quadrados. 3 jogadores/km². São Paulo tem uma densidade demográfica de 41,81 habitantes/km², só pra comparar.
Pode até ser. Mas que tal acertar o pé dos jogadores?
Eliminem o vermelho e vejam uma carnificína em campo.
A penalidade é para penalizar a equipe infrator. Ser pênalti ou não é outra questão. Erros fazem parte, sejamos racionais.
Nenhuma das proposições eu acho boa pra dinâmica do futebol.
Concordo que os esquemas táticos hoje em dia valorizam demais a defesa. O futebol perdeu muito da ousadia e da plasticidade. Não são as regras. São as pessoas.
Mudar as regras vai melhorar o futebol? Parece coisa de “vamos alterar as leis para combater o crime” - não são as leis que estão erradas e sim as pessoas.
Errei muitos jogos do bolão da empresa porque achava que os jogos eram como os de 20 anos atrás, onde os placares dos jogos no Brasil eram por volta de 0 a 0 ou 1 a 0, e olhe lá. Há muito mais gols e mais ação nos jogos que há 20 anos atrás. (Exceto naquele jogo do Brasil a que vocês assistiram recentemente…)
Cuidado com as contas…
a) 1 km² = 1.000.000 m². Então a conta é de aprox. 3000 jogadores/km². (Para mim deu 2993 jogadores/km²).
b) A densidade demográfica do Estado de São Paulo é 149,2 hab./km2 (2000); da cidade supera os 7000 habitantes / km² - ou seja, um campo de futebol é menos povoado que a cidade de São Paulo.
O futebol vai virar só chutão (muito parecido com o antigo futebol inglês). Não resolve. Talvez eles pudessem usar aqueles telões dos estádios para fazerem revisões de lances e, em caso de erro, cobrança de tiro livre indireto (Daniel Destro, compareça a este tópico).
Ia ser interessante ver alguns times, que hoje jogam no 4-5-1 jogando no 4-5-0. Também acho que não resolve. Time retranqueiro vai continuar jogando atrás com 11 ou com 9 jogadores. Talvez estimular mais a busca pela vitória (aumentando o número de pontos ganhos no caso de vitória de 3 pontos para 4 ou 5!).
Pô, Sérgio! Acho que você nunca foi goleiro, né? As traves já são grandes pra caramba e você quer aumentar mais ainda o tamanho delas? Além disso, de que isso ia resolver? Aumentar a quantidade de gols por jogo e correr o risco de transformar o futebol em basquete? O grande lance do futebol é que o gol é algo tão pouco banal e isso torna as disputas acirradas (quem se lembra daquele jogo entre Palmeiras e Vasco, em 99, quando o Vasco entrou no segundo tempo perdendo por 3x0 e acabou o jogo ganhando por 3x4?).
Isso ia transformar o campo de futebol na arena do Celebrity Death Match. Pergunte ao Cristiano Ronaldo o que ele acha de ficar apanhando o jogo todo de toda defesa adversária.
Como Austrália vs. Itália também. Austrália dominou o jogo inteiro e, no último segundo, a Itália ganhou o jogo em um penalti válido e vai disputar a final no domingo. Coisas do futebol, oras
[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=saoj]
[/quote]
O futebol vai virar só chutão (muito parecido com o antigo futebol inglês). Não resolve. Talvez eles pudessem usar aqueles telões dos estádios para fazerem revisões de lances e, em caso de erro, cobrança de tiro livre indireto (Daniel Destro, compareça a este tópico).[/quote]
Nada de tecnologias ou modernidades para alterar ou influenciar o jogo. É por isso o futebol é bem mais dinâmico que o futebol americano (totalmente estratégico).
[quote=danieldestro][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=saoj]
[/quote]
O futebol vai virar só chutão (muito parecido com o antigo futebol inglês). Não resolve. Talvez eles pudessem usar aqueles telões dos estádios para fazerem revisões de lances e, em caso de erro, cobrança de tiro livre indireto (Daniel Destro, compareça a este tópico).[/quote]
Nada de tecnologias ou modernidades para alterar ou influenciar o jogo. É por isso o futebol é bem mais dinâmico que o futebol americano (totalmente estratégico).[/quote]
Hmmm, tem razão.
Ok, algumas idéias:
:arrow: oficializar a existência da barreira (sim! a barreira não existe oficialmente) e tornar o uso daquele spray obrigatório.
:arrow: adicionar um tempo técnico por equipe para cada tempo do jogo, permitindo que o técnico converse com os jogadores e altere a tática do jogo.
A barreira realmente não existe. Existe a distância regulamentar (9,15m). A barreira na verdade é uma concessão do árbitro (boa vontade em arrumar e esperar). Mas não vejo o porque de regulamentar. Já é algo comum ao jogo.
De novo a dinamicidade. Paralizar o jogo para tempo técnico perde o dinamismo. Num jogo de 90 minutos, geralmente temos 60 minutos ou menos de bola rolando. 30 minutos (ou mais) de paralizações ou espera.
Se o cara toma um cartão vervelho ele é expulso e é julgado podendo pegar de 1 a 10 jogos de suspensão. A diferença é que pode entrar outro no lugar dele. Poderia haver um cartão preto, onde aí sim devido a uma agressão o árbito poderia usar para expulsar.
Do jeito que está hoje qualquer entrada mais forte leva cartão vermelho, ou pior, o cara para a jogada duas vezes e toma dois amarelos e vai embora. Daí com um a menos a partida praticamente acaba.
:arrow: Sobre o impedimento
Poderia se fazer um teste. Ok que se deixar alguém na banheira pode complicar, pois teria que ter um zagueiro marcando a todo o momento. Um exemplo clássico onde impedimento é uma merda para o futebol: o gol dos EUA contra a itália que foi anulado corretamente devido ao impedimento. Coisas desse tipo não há a mínima necessidade.
:arrow: Sobre penalti
As vezes no calor da jogado o cara acaba cometendo penalti sem querer, como aconteceu com portugal. E tem aqueles casos horríveis onde o cara dribla o goleiro e no embalo tenta passar por dentro do goleiro, forçando o toque e o penalti. Daí 1 a 0, vamos para defesa e o jogo acaba. No baisebol, não importa o placar e é sempre possível virar o jogo. Já no futebol, com 1 a 0 no início do segundo tempo basta fazer uma retrana sinistra que não há jeito. Veja frança e portugal. Logo deveria se pensar no esquema do penalti.
São apenas idéias. Não acho que o problema é do juiz, mas sim das regras que são pentelhas.
Quem acha que o futebol está muito bom então não vai concordar com isso. Eu acho que está ficando cada vez mais pentelho, mais retrancado, mais catimbado, etc. Estou preferindo muito mais baseball onde não existe isso, isto é, ganha quem realmente jogou melhor. Não existe sorte ou erro do juiz. Tb não existe tempo.
Se o cara toma um cartão vervelho ele é expulso e é julgado podendo pegar de 1 a 10 jogos de suspensão. A diferença é que pode entrar outro no lugar dele. Poderia haver um cartão preto, onde aí sim devido a uma agressão o árbito poderia usar para expulsar.
Do jeito que está hoje qualquer entrada mais forte leva cartão vermelho, ou pior, o cara para a jogada duas vezes e toma dois amarelos e vai embora. Daí com um a menos a partida praticamente acaba.[/quote]
[/quote]
Aham, ai eu coloco um banco de reservas com 5 zagueiros e mando meus zagueiros baterem de leve num Cristiano Ronaldo da vida. Perco 2 ou 3 com vermelho, mas tenho banco pra repor e o Cristiano Ronaldo pode encerrar a carreira porque toda partida ele vai apanhar muito…
Impedimento por pior que seja, faz bem ao do futebol. Faz com que o jogo fique mais disputado e sem ele acabaríamos com lances lindos, como quando um jogador sai do meio da zaga e ganha na corrida para receber uma bola alçada. Impedimento é aquele tipo de coisa: ruim com ele, pior sem.
Embora eu tenha torcido muito pra Portugal, aquele pênalti não foi sem querer. O jogador de Portugal deixou o pé. Não existe pênalti sem querer, esse sem querer normalmente é displicência de jogador que sabe que não deveria fazer algo na área, mas faz.Ou é pênalti seja por displicência, seja por vontade ou então invenção do arbitro,vide pênalti da Austrália.
Com relação a marcar um gol e segurar jogo, isso é coisa de técnico burro ou estratégia de time que sabe que é bem inferior ao adversário e marcar o segundo gol é quase impossível. Não desaprovo isso quando vem de um time de nivel técnico inferior, mas quando parte de uma seleção brasileira, italiana etc é terrível.
Com relação a uso de telões para revisar jogadas e o uso obrigatório do spray:
:arrow: O futebol é um esporte de apelo mundial, praticado por gente de toda a parte do mundo, de qualquer classe social. As decisões da FIFA sobre o futebol afetam todos que praticam o esporte, por isso a instituição toma muito cuidado em adotar artefatos para a prática do esporte.
Pode ser muito conveniente para um campeonato inglês ou paulista adotar spray ou revisão por vídeo, mas pode ser inviável para um campeonato em algum país pobre da África, por exemplo.
A FIFA já declarou várias vezes que uma das suas principais intenções é manter o futebol um esporte acessível a todos (pode ver que vc só precisa de uma bola e um par de chinelos pra jogar bola na rua) e um esporte sem violência.
:arrow: Revisar jogadas no telão não melhora muita coisa não. Na NFL (Liga de futebol americano) existe isso, que é chamado Challenge (desafio), onde há alguns tipos de decisões do árbitro que o técnico pode desafiar a marcação de campo e o árbitro tem um minuto para ver o vídeo e decidir se vai manter a marcação ou voltar atrás.
E eu acompanho muito futebol americano e posso dizer que isso definitivamente não melhora muito as coisas. Até por que futebol é um esporte muito interpretativo, enquanto F.A. é mais determinismo (a bola bateu no chão ou não? jogador tal tocou em fulaninho ou não?).
E do jeito que jogador de futebol tem cultura de reclamar, qualquer partida de futebol duraria 5 horas se fossem revisar as reclamações.
A minha conclusão é que não é o esporte que tá chato, o problema é que não tem tantos grandes jogadores como antigamente.
[quote=fabiofalci]Uma coisa que poderia ser feito eh nos pontos ganhos por um vitoria…
Se o time vencedor fez mais de 2 ou 3 gols… ele ganha um ponto a mais.
Tipo… o time venceu por 3 a 1… ao inves de ganhar 3 pontos, ganha 4!!!
Aposto que teriamos mais gols por partida![/quote]
Com certeza… Imagine campeonatos disputados, pontos corridos, que nas últimas rodadas um time grande, que está disputando o título, e a poucos pontos do líder do campeonato, pegue times pequenos e que não tenham mais pretensões no campeonato… vai ser só goleada… (especialmente se for campeonato brasileiro ou italiano)
Futebol chato foi o futebol do Brasil durante a copa. Deus o livre !!
Eu deveria ter ido treinar um pouco de CS.
Eu também sou anti-impedimento. Já poderiam ter tirado essa regra há muito tempo. O cara lá correndo que nem um doido, maluco pra fazer o gol, ou recebe um lançamento de 600m e corre como um papa-léguas e o bandeirinha levanta o braço engessado e paralisa a jogada dizendo que tá impedido, só por que está lá na frente sozinho. É frustrante. Só falta berrar “perigo de gol”… KKK
Sei lá, cada um pensa de um jeito e cada brasileiro é um técnico de futebol. Acho mesmo que tá na hora de criar um time de novos jogadores e treinar à exaustão para em 2010 arrasar com os adversários. Mas arrasar mesmo, jogando um bonito futebol e pra frente, sempre pra frente, atacando sempre.