ae pessoal segundo essa materia abaixo, então concluir que teremos em breve, uma grande demanda de j2me, competindo com mobile da M$, alais como a M$ nao é besta ela ja vem fazendo isso, fazendo o mkt indireto de sua plataforma… apesar de a materia ser relacionada a china, postei com a ideia de saber o que vcs acham de no futuro breve do mercado j2me, que nas minhas pesquisas vejo pouca procurar por profissional na area…
Sinceramente, o J2ME ainda precisa evoluir um bocado, viu. Eu estou tentando fazer um programa bem simples, para atualizar a agenda do meu celular com o Google Calendar. Encontrei um que faz isso, mas ainda em versão beta, e não funcionando 100%. Estou usando ele como exemplo.
Bem…até agora não consegui fazer um teste bem simples de logar no Google!! Meu teste tem cerca de 5 linhas, e não funciona no emulador pelo simples motivo das bibliotecas que uso (do próprio Google) não serem carregadas.
Pode até ser um problema simples, mas eu acho que perder 3 dias por um problema assim é algo grave.
Sem contar que é uma confusão só…não existe apenas um JDK! Existe o WTK (Wireless Tool Kit), e depois cada fabricante de aparelho tem o seu SDK. A aplicação feita prum Nokia pode não rodar num Sony Ericsson.
Marcio_Nogueira
A mobilidade desta matéria está relacionada a acessar informações de forma remota, de qualquer lugar. O dispositivo mais usado é o celular, tendo em vista que vários modelos dispõe de acsso à internet. Há outros dispositivos como o Pocket PC, Palm, entre outros. O desenvolvimento J2EE será um fator determinante no desenvolvimento de aplicações móveis.
Um abraço.
fenrir
Na verdade poderíamos dizer que há duas frentes a se pensar. Uma é usar J2EE, e a comunicação ser toda através do navegador do celular. Coisa que o próprio Google tem para alguns serviços (o buscador, Gmail, Calendar).
E outra é usar aplicações no próprio celular para acessar os serviços remotos. O que também existe no próprio Google (existe clientes para o Gmail e para o Google Maps). Aqui você estaria usando J2ME. Se bem que o Google Maps hoje é uma aplicação nativa em C. A primeira versão era em Java.
Mas o principal foco da matéria é mesmo acessar a internet pelo celular, e isso é feito apenas com o navegador.