O hibernate é uma das soluções ORM para java mais utilizadas no mundo. Ele se tornou praticamente padrão de mercado nesse tipo de solução, e por isso mesmo há muitos projetos novos com ele.
A api JPA (java persistence api) foi inspirada no hibernate 3. Essa é a api que a especificação EJB 3 usa como padrão para persistência. Inclusive a implementação JPA do JBoss é o próprio hibernate.
Não sei quanto ao futuro dele, mas o presente está muito bom.
O Hibernate in Action traz muitas dicas de como trabalhar com hibernate no dia-a-dia. Ele cobre uma versão anterior ao hibernate 3, mas não deixa de ser um livro muito bom. Há também a documentação oficial hibernate, que está sempre atualizada.
P
pcjardim
Tem algum livro mais moderno ou mais interessante que o “Hibernate em Ação”??
W
WilliamSilva
Olá,
Vc. pode começar com esses tutoriais e, o legal é que esse pessoal são ótimos desenvolvedores e o melhor de tudo é que eles são colaboradores ativos do GUJ.
Boa sorte.
William Silva
marciobarroso
Eu acho q o hibernate tem tudo o q o mercado está precisando em termos de persistência, mas que não tem como se apoiar só nele … O hibernate deve ser encarado como mais um framework de domínio, q irá ser um diferencial em uma entrevista de emprego.
[]'s
wmitsuda
Sim p/ todas as perguntas, mas NÃO compre o Hibernate in Action em português!!!