olá, estou começando a estudar J2ME, e sei que ele ainda não pegou no Brasil, gostaria de saber se alguém tem alguma opnião sobre o futuro do J2ME.
Kra … o que eu tenho lido é que o J2ME é uma das maiores tendências relacionadas a linguagem java … é também uma das áreas mais carentes de profissionais e onde os salários tendem a ser os melhores/maiores …
Como vc disse, no Brasil a gente não ouve falar muito de J2ME … talvez seja uma boa hora pra se apostar nesta tecnologia …
Concordo que o J2ME ainda não pegou no Brasil, mas é uma das áreas mais interessantes para as aplicações Java. Como o GUJ já é o ponto de encontro virtual do Java no Brasil, talvez fosse uma boa idéia criar uma área exclusiva para o J2ME. Ainda há poucos trabalhando nesta tecnologia, mas podemos nos ajudar…
Há um projeto aqui na minha empresa que queremos que seja implementado em Java - uma aplicação que rodará num hand held com Windows CE funcionando como coletor de dados.
DEUS SEJA LOUVADO!
O J2ME ainda não pegou no Brasil porquê simplesmente o sistema de celulares aqui é uma … coisa muito ruim! Acredito que agora com essa nova tecnologia que está entrando no mercado, o J2ME comece a ganhar o espaço que merece.
Cara, pode ter certeza que ainda nao pegou mas vai pegar. Sou um grande apreciador da tecnologia J2ME, e na JavaMagazine nº3 tem uma reportagem ótima, que alias é a reportagem de capa, sobre o wriless. Pode ter certeza que o java 2 micro edition vai dar muito o que falar ainda, pois uma das tendências com certeza eh o desenvolvimento para aplicativos móveis.
Ate mais
Só espero que o preço dos celulares que rodam Java abaixe aqui no Brasil…
Não adianta ter, mas estar o preço que está…
Eu particularmente tenho duas JVMs no meu palm, mas comprar celular que rode Java está difícil (mesmo eu já sendo cliente GSM).
Estou começando a programar em Java e devido a certas necessidades acadêmicas, estou tendo que partir para o J2ME, portanto tenho lido muito coisa a respeito, assim como tenho visto muitos programas excelentes usando esta tecnologia…
Já vi aplicativos em J2ME rodando em PalmOS 3.0 que mapeiam constelações, leitura de cód. de barras… sem falar nas inúmeras aplicações em Telemedicina (que por sinal, é a área que estou desenvolvendo o meu projeto).
Acho que não há o que esperar para começar a desenvolver em J2ME, pois seu uso não se limita a celulares… existem API’s do J2ME para diversas áreas e uma delas em particular vai dar o que falar no futuro que é a API JavaTV, para aplicações da tão falada Tv Digital…
Portanto a tecnologia não só é evidentemente promissora no mercado wireless como já faz diferença em aplicativos voltados a diferentes áreas.
E aproveitando este tópico, gostaria de convocar programadores iniciantes e experts em J2ME a se comunicar mais e trocar informações… para isso o meu e-mail está aí ó: dougzilla@uol.com.br e o ICQ é 13238223
Vamos nos mobilizar e mostrar do que o J2ME é capaz!!!
Um abraço pessoal!!!