Fala galera…
seguinte…gostaria de saber a opiniao da turma sobre o futuro do J2ME…
essa tecnologia tem futuro mesmo??
valew
Fala galera…
seguinte…gostaria de saber a opiniao da turma sobre o futuro do J2ME…
essa tecnologia tem futuro mesmo??
valew
Não no Brasil, pois o preço de celulares não é acessível para o país
[]s
Acredito sim no futuro do J2ME…acho viavel que nos acreditemos nesta tecnologia e a exploremos mais…
falow
Estoque é ruim, empata capital. Então não faça estoque. Se não tem estoque, não vende. Se não vende, então não faça estoque.
Ciclo vicioso: Poucas empresas trabalham com isto… Poucos técnicos são necessários …
:roll:
Acredito que quebrar este ciclo é fundamental. Ampliando a quantidade de técnicos, de todos os níveis técnicos, cria-se a base para o desenvolvimento da área, ampliando o mercado. 
Abraços, 
Alfredo
Olha, o que é possivel fazer com um PDA é inacreditável. Pena que o Java tá deixando muuuuito a desejar na plataforma Palm. A única versão oficial da Sun não é gratuita, não tem garantia de continuação e implanta muito mal os recursos dos Palms. Concluindo: no lado desktop Java, no lado Palm, C.
Em tempo, existem casos honrosos como o Superwaba (aprimorado por um brasileiro!!), que é uma VM não oficial e que tem se destacado bem.
Que história é essa da versão oficial da Sun não ser gratuita?
A o que você está se referindo? JVM? Ambiente de desenvolvimento?
Eu tenho a JVM e o suporte a MIDP no meu PDA, versões oficiais da Sun, e não me lembro de ter lido em parte alguma da licença algo sobre não ser gratuita…
O J2ME está melhorando bastante… as próximas versões vão até ter suporte a float… mas como qualquer tecnologia em seu início ainda está sofrendo mudanças um tanto radicais a cada release.
A Superwaba também acho muito boa.
Bani, completamente apoiada…a tecnologia J2ME é algo muito recente, novo, não podemos avaliar de uma forma tao critica ainda…acredito tb na melhoria de tal linguagem…devemos acreditar nela, como ja disse…no Brasil ainda é pouco divulgada, mas na temporeal ja achei alguns livros, em ingles sobre a tecnologia…acho que vale a pena esperarmos para ver o que vai dar…
Ate mais…
Bani, ai vai o link da Sun:
http://java.sun.com/products/midp4palm/faq.html#Q1
Fico devendo o link sobre programação no Palm que discute as várias possibilidades expondo os pontos bons/ruins de cada linguagem. Assim que encontrá-lo novamente coloco aqui.
guariba,
Achei isso meio vago…
Ele fala em “discuss licensing terms before distributing MIDP for Palm OS with an application or a Palm OS device”…
Até aí, o próprio SDK do J2SE também não pode ser “redistribuído”, você deve sempre pegar no site oficial da Sun. Se você, por exemplo, quer colocar em um cd que vem em uma revista, ou se quiser redistribuí-lo em seu site, precisaria de uma licença especial na Sun.
E nem por isso o SDK do J2SE deixa de ser gratuito.
(Note que estou falando do SDK, não do JRE)
Então o problema é distribuição junto com o software desenvolvido? Beleza então!
Bani, vc já desenvolveu alguma coisa no Palm? Eu queria desenvolver em Java mas encontrei algumas dificuldades (por exemplo, não tem suporte ao esquema de databases nativos do Palm) e então pensei no seguinte: no Palm eu faria em C e o conduit faria em Java. Como o conduit é a parte mais pesada da brincadeira o Java será perfeito. E o C no Palm só cuidaria da camada de apresentação. Que vc acha?
ser gratuito e poder ter distribuicao gratuita eh uma ENORME diferenca
digo, para as empresas.
se eu nao posso distribuir a JVM pros PDAs que comprarem o meu sistema, como eu fico?
Uma pessoa que faz aplicativos Windows não distribui o Windows junto, então por que uma pessoa que desenvolve aplicativos em Java para Palm teria a obrigação de distribuir a JVM junto? E olha que o Windows é pago, enquanto a JVM do Palm é gratuita…
Claro que poderíamos entrar na questão de “Windows todo mundo já tem”, mas o fato é que a JVM “qualquer um pode ter”.
E falando realisticamente, o mercado maior do J2ME (no mundo) é o de celulares, que já vem com a JVM de fábrica. Esse porte da JVM + MIDP para Palm é algo que realmente está muito no começo e em uma fase meio experimental.
P.S.: guariba, nunca desenvolvi nada para Palm então não tenho muito conhecimento para ficar dando minha opinião.