boa tarde prezados, sei que é dificil responder exatamente, porem tenho duvidas sobre o futuro do desenvolvimento javaweb eo que anda me gerando duvidas sobre aceitar ou não uma proposta. Hoje em dia tudo que vejo esta modularizado em webservice e o framework da google junto com spring tem sido bem visto por muita gente, sera que ainda vale a pena investir em ambiente jsf?
abraço e obrigado.
[quote=diogobsb]boa tarde prezados, sei que é dificil responder exatamente, porem tenho duvidas sobre o futuro do desenvolvimento javaweb eo que anda me gerando duvidas sobre aceitar ou não uma proposta. Hoje em dia tudo que vejo esta modularizado em webservice e o framework da google junto com spring tem sido bem visto por muita gente, sera que ainda vale a pena investir em ambiente jsf?
abraço e obrigado.[/quote]O que eu vejo é que a Oracle continua investindo em JSF, e já tem a spec do JSF 2.3 sendo criada.
Mas, é sempre bom ter noção de tudo e não uma coisa só. (:
Não vale a pena investir em JSF. É fora de cogitacao na comunidade web solucoes baseadas em component server para UI. Exceto se quiser trabalhar em projeto legado ou em equipe de entusiastas Java.
Acho que depende do seu perfil mesmo. No meu caso, meu dia a dia de “programação web” consiste em criar web APIs, portanto não tenho uso nenhum para JSF ou mesmo spring. Mas eu não sou o típico programador corporativo. Um perfil mais corporativo pode ser que tenha bastante trabalho dando suporte a legado que ainda usa essas tecnologias.
pois é…o crescimento de serviços rest esta a todo vapor…a liberdade do frontend separado do backend esta muito alta…no seu caso para web api hoje o que recomendam…aqui na empresa tenho a oportunidade de trabalhar com grande liberdade…e muitos projetos estão chegando e realmente tenho pensado em spring como uma boa solução de framework a ser implantada.
A definição de app web esta mudando, sem dúvida. Apps web tradicionais que antes eram escritas usando linguagens voltadas para equipes grandes, como Java e C#, hoje seguem mais uma tendência de arquitetura baseada em microservices, com equipes menores e usando linguagens mais produtivas, como clojure e scala.
Uso e recomendo C# / ASP.NET MVC com WebApi. Mas considerando o mundo Java, Spring MVC ou o mais novo Spring Boot são muito bons. Importante é ter essa liberdade que voce falou.
Ando por fora do Java, mas só pra constar segue um exemplo pra te ilustrar: http://www.petrikainulainen.net/programming/spring-framework/creating-a-rest-api-with-spring-boot-and-mongodb/