boa tarde prezados, sei que é dificil responder exatamente, porem tenho duvidas sobre o futuro do desenvolvimento javaweb eo que anda me gerando duvidas sobre aceitar ou não uma proposta. Hoje em dia tudo que vejo esta modularizado em webservice e o framework da google junto com spring tem sido bem visto por muita gente, sera que ainda vale a pena investir em ambiente jsf?
boa tarde prezados, sei que é dificil responder exatamente, porem tenho duvidas sobre o futuro do desenvolvimento javaweb eo que anda me gerando duvidas sobre aceitar ou não uma proposta. Hoje em dia tudo que vejo esta modularizado em webservice e o framework da google junto com spring tem sido bem visto por muita gente, sera que ainda vale a pena investir em ambiente jsf?
abraço e obrigado.
O que eu vejo é que a Oracle continua investindo em JSF, e já tem a spec do JSF 2.3 sendo criada.
Mas, é sempre bom ter noção de tudo e não uma coisa só. (:
javaflex
Não vale a pena investir em JSF. É fora de cogitacao na comunidade web solucoes baseadas em component server para UI. Exceto se quiser trabalhar em projeto legado ou em equipe de entusiastas Java.
I
ImpossiveI
Acho que depende do seu perfil mesmo. No meu caso, meu dia a dia de “programação web” consiste em criar web APIs, portanto não tenho uso nenhum para JSF ou mesmo spring. Mas eu não sou o típico programador corporativo. Um perfil mais corporativo pode ser que tenha bastante trabalho dando suporte a legado que ainda usa essas tecnologias.
D
diogobsb
pois é…o crescimento de serviços rest esta a todo vapor…a liberdade do frontend separado do backend esta muito alta…no seu caso para web api hoje o que recomendam…aqui na empresa tenho a oportunidade de trabalhar com grande liberdade…e muitos projetos estão chegando e realmente tenho pensado em spring como uma boa solução de framework a ser implantada.
I
ImpossiveI
A definição de app web esta mudando, sem dúvida. Apps web tradicionais que antes eram escritas usando linguagens voltadas para equipes grandes, como Java e C#, hoje seguem mais uma tendência de arquitetura baseada em microservices, com equipes menores e usando linguagens mais produtivas, como clojure e scala.
javaflex
Uso e recomendo C# / ASP.NET MVC com WebApi. Mas considerando o mundo Java, Spring MVC ou o mais novo Spring Boot são muito bons. Importante é ter essa liberdade que voce falou.