GAE x JSTL

13 respostas
L

Estou tendo um problema com JSTL no GAE. Quando acesso meus JSPs a partir do blank project importado do VRaptor GAE, recebo a seguinte mensagem:

A solução para este problema foi remover o jstl-api-1.2.jar e o jstl-impl-1.2.jar de WEB-INF/lib. Isso resolve o problema do meu JSP, mas cria um outro na minha classe:

O meu web.xml está configurado corretamente para br.com.caelum.vraptor.packages e estou usando <%@ page isELIgnored=“false” %> nos meus JSPs e <%@ tag isELIgnored=“false” %> nas minhas tags.

Alguém tem alguma sugestão para resolver isso?

13 Respostas

Lucas_Cavalcanti

se vc se basear no blank project do gae, ele já tem as libs certinhas, e um template de como fazer as páginas…

L

Lucas,

O GAE já tem uma implementação da JSTL (na verdade o Jetty), certo? Acredito que por isso que ele reclame se a gente deixar as libs no WEB-INF/lib. A solução para esse problema foi apagar essas libs que vem com o VRaptor, porém elas são requeridas pela minha aplicação.

http://www.guj.com.br/posts/list/200482.java#1011663

Se eu deixo dá problema, se eu apago dá problema. :roll:

Estou usando o VRaptor 3.1.2 (JSTL 1.2) com o plugin GAE 1.3.2 para Eclipse. Existe alguma incompatibilidade conhecida?

Ou alguma outra alternativa conhecida para resolver esse erro sem ter que apagar o jstl-api-1.2.jar e o jstl-impl-1.2.jar de WEB-INF/lib?

Valeu,

Leandro

Lucas_Cavalcanti

tire essas libs do WEB-INF/lib, clique com o botão direito no projeto >> Build Path >> Add Library >> Server Runtime

e adicione o runtime de algum servidor (Tomcat, Jetty, JBoss, qqer uma que vc tiver configurado)

isso deve resolver o problema do import

L

Eu já tenho configurado o App Engine SDK. O erro tá aqui:

import javax.servlet.jsp.jstl.core.Config; ... Config.set(request.getSession(), Config.FMT_LOCALE, locale); Config.set(request.getSession(), Config.FMT_FALLBACK_LOCALE, locale);

Lucas_Cavalcanti

sim, importar o server runtime é justamente pra tirar esse erro… pq ele vai colocar o jsp-api no classpath, mas não vai (necessariamente) exportá-lo qdo o servidor do GAE subir

iomar

Aconteceu comigo o mesmo problema e resolvi da seguinte forma:

Removi os jars JSTL 1.2 , jstl-impl-1.2.jar, da pasta WEB-INF LIB
e adicionei na pasta lib da WEB-INF o jar JSTL.JAR e adicionei ao build path – botao direito no jar e clique em Build Path >> Add Library >>

criei uma pasta chamada lib na raiz da aplicação e adicionei estes jars
JSTL 1.2 , jstl-impl-1.2.jar;

e funcionou perfeitamente

G

Havia já um commit que removia os jars do Vraptor no build do ant.

http://github.com/garcia-jj/vraptor/commit/b0449a963b8c13263bf8542029fab249546859cf

Lucas_Cavalcanti

esse commit já foi aplicado no master vraptor

J

Boa Tarde estou com o seguinte problema estou tomando uma exception devido ao jsp-api-2.1.jar como estou usando o tomcat esta dando conflito pelo o que entendi devido eu querer customizar algumas coisa do displaytag estou tendo que usar este JAR e vi este post que tem o mesmo problema so que fui ver o link do github e esta quebrado poderia me ajudar.

G

A única forma de resolver é apagando esse jar do deploy.

Você até pode usar ele para customizar a displaytag, porém quando for fazer o deploy essa taglib não deve ir junto.

J

garcia-jj:
A única forma de resolver é apagando esse jar do deploy.

Você até pode usar ele para customizar a displaytag, porém quando for fazer o deploy essa taglib não deve ir junto.

Posso ate tirar quando for usar em producao mas para eu testar minhas modificacoes eu teria que rodar na minha maquina ai vou ter a mesma exception.

J

iomar:
Aconteceu comigo o mesmo problema e resolvi da seguinte forma:

Removi os jars JSTL 1.2 , jstl-impl-1.2.jar, da pasta WEB-INF LIB
e adicionei na pasta lib da WEB-INF o jar JSTL.JAR e adicionei ao build path – botao direito no jar e clique em Build Path >> Add Library >>

criei uma pasta chamada lib na raiz da aplicação e adicionei estes jars
JSTL 1.2 , jstl-impl-1.2.jar;

e funcionou perfeitamente

Pessoal para revolver fiz ao contrario do que esta aqui em WEB-INF/lib dexei (jstl-api-1.2.jar , jstl-impl-1.2.jar) ai entao crie uma pasta na raiz de minha aplicação chamada lib coloquei o (jsp-api-2.1.jar) ai funcionou, em ambos fiz o procedimento Build Path > Add to Build Path.

Obrigado !!!
JVDS

G

Ou adiciona direto a do container.

Criado 3 de maio de 2010
Ultima resposta 17 de fev. de 2011
Respostas 13
Participantes 5