Galera dos testes vs Desenvolvedores

Não sei vocês, mas porque a galera faz de conta que não existe nenhuma rincha?? Por que essa galera nos odeia tanto? Alguém já passou por isto? :frowning:

sei lá nunca vi equipe de teste que prestasse pra falar a verdade. deve ser por isso. :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sou programador desde 2005 e nunca trabalhei numa empresa onde houvessem testadores!
Eu, como programador, sempre testei a aplicação usando técnicas de teste da qualidade de software, teste de caixa preta, caixa branca etc.

Não acho que eles nos odeiam, não tem motivo para isso. Se odiar, então não são profissionais de verdade.

[quote=mistico]Sou programador desde 2005 e nunca trabalhei numa empresa onde houvessem testadores!
Eu, como programador, sempre testei a aplicação usando técnicas de teste da qualidade de software, teste de caixa preta, caixa branca etc.

Não acho que eles nos odeiam, não tem motivo para isso. Se odiar, então não são profissionais de verdade. [/quote]
Concordo, é uma falta de profissionalismo envolver sentimentos tão baixos em um ambiente de trabalho. Porém, já trabalhei em duas empresas onde os testes eram feitos por uma equipe separada da nossa. E, não sei porque, não existia aquele sentimento de equipe. O engraçado era o paradoxo das reclamações, tipo: Façam um trabalho bem feito, pois sempre encontramos vários erros. Impressionante, esse tipo de frase,acho que o pior seria se não encontrassem nada, afinal, estariam sem o que fazer e sem trabalho também.

Eu sempre tive a impressão de que todo mundo quer mandar nos programadores.
Outra coisa: quanto será que ganha um testador?

Eu sempre tive a impressão de que todo mundo quer mandar nos programadores.
Outra coisa: quanto será que ganha um testador?
[/quote]
Pois é cara, em geral, um testador sem considerar um chefe deles, costuma ganhar menos que um desenvolvedor junior ou muito próximo. Talvez, essa seja a faísca, pois na mentalidade de 90% dos testadores deve-se fazer o seguinte raciocínio; se ganho menos que um desenvolvedor pelo menos posso demostrar que na verdade o incompetente é ele e que eu deveria ganhar mais! :lol: :lol:

Geralmente é pq eles ganham por pegar erro nosso e a gente tem que ganhar para eles não pegar nada nosso.

É uma rivalidade eterna. [=

simples… nao cometa erros :smiley: :smiley: … hehe

me lembro que na CPM tinha uma mina lá que era do teste. ela devia ser encarregada do teste mas era uma mina muito relaxada… ela nao testava nada direito e nao podiamos reclamar pq era filha de diretor.

a unica vantagem era ser gostosinha. :lol:

[quote=Sparcx86]me lembro que na CPM tinha uma mina lá que era do teste. ela devia ser encarregada do teste mas era uma mina muito relaxada… ela nao testava nada direito e nao podiamos reclamar pq era filha de diretor.

a unica vantagem era ser gostosinha. :lol: [/quote]

quem precisa de um testador quando tem uma colega de trabalho gostosa… shauhsau

Eu fico pensando ate quando veremos no guj topicos como “X vs Y”. Isso aqui nao eh campeonato brasileiro nao, minha gente. Pelo amor de deus…

eu ja vi muito mais rivalidade, suspeitas vindas de analistas de sistemas (especialmente aqueles que nunca programaram) do que de testadores… claro que isso é só uma impressão…

[2]
Sempre começa com uma generalização, como esse caso. Daí vem uns generalizando pra um lado, outros pro outro, chega um ou dois pra tentar botar panos quentes, até que alguém se exalta mais ou se faz de ofendido e o tópico é trancado.

Depois reclamam que o nível do GUJ está igual ao do orkut ou facebook. :lol:

[2]
Sempre começa com uma generalização, como esse caso. Daí vem uns generalizando pra um lado, outros pro outro, chega um ou dois pra tentar botar panos quentes, até que alguém se exalta mais ou se faz de ofendido e o tópico é trancado.

Depois reclamam que o nível do GUJ está igual ao do orkut ou facebook. :lol: [/quote]

curtir

talvez pq eles sempre acham os mesmos erros nos nossos programas hahaha

mas acho que sempre depende da personalidade da pessoa, tem gente que tem mais paciencia e outros que tem menos.

E como falaram, as vezes é falta de conhecimento sobre o que é programar mesmo, achar que é trivial criar um software sem bugs de primeira

Isso depende bastante das pessoas envolvidas.

Já trabalhei em lugares onde a equipe de desenvolvimento e a de testes tinham uma boa parceria com o objetivo comum de entregar um bom produto.

Mas tambem já tive contato com projetos onde havia essa mentalidade de “nós” vs “eles”. Pode ser desencadeado por qualquer um dos lados:

  • Desenvolvedores cujo ego não aceita que sejam apontadas falhas em seu trabalho, e transformam cada report de erro em uma treta.
  • Testers que pensam que estão em uma competição em que para mostrar serviço é preciso achar o maior número de erros possíveis, e aí começam aqueles erros “inventados” que tanto irritam os desenvolvedores.
  • As duas anteriores

Aí o cenário é exatamente o descrito pelo autor do tópico, fica aquela tensão no ar e ninguém admite… tipo uma Guerra Fria hehe

[size=9]Existe uma teoria adicional sobre isso, mas não vou colocar aqui porque não é politicamente correta.[/size]