Galera, eu sou um iniciante, e estou precisando muito da ajuda de vocês neste momento

11 respostas
S

Galera…
Eu sou novo na área de Programação, e tipo gostaria que vocês me ajudassem, Dando a opinião de vocês de como eu devo começar…
Me falaram que a melhor opção para mim era iniciar com a programação em C, no compilador DEV C++…Está é realmente a melhor opção para alguém que está começando a programar?.
E tipo Galera, eu comecei este ano a Fazer ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS na FATEC em Ourinhos, na opinião ela é uma boa faculdade para alguém que deseja crescer na área de TI?
Galera desde já muito obrigado…
Até mais.
Abraços.

11 Respostas

drsmachado

O melhor, na verdade, é começar pela lógica de programação, algoritmos e portugol.
Tendo a parte lógica definida, fica mais simples aprender a programar.
C/C++ é a base para linguagens mais elaboradas, como o PHP e o java.
Você vai ver que alguns dirão para ir direto para o java, mas, certamente o melhor é começar pelo C mesmo.
No mais, estamos aí.

C

"Bom dia meu lindinho,
Que bom que está começando agora, hihi. Vocẽ ainda tem um longo e lindo caminho para trilhar pela vida. Olha só, sobre a questão das linguagens, vc vai aprender na vida que não interessa a linguagem que você está usando, mas sim a sua lógica, o que anda por dentro dessa cabecinha linda. Então eu te aconselharia a vc se preocupar muito mais com lógica do que com linguagens, tá bom?

Mas, se você estiver interessado em Java acompanhe meu Twitter https://twitter.com/#!/sexycreysonS2 , com dicas diárias de boas práticas, lógica, Frameworks e etc…

Um purpurinado dia pra vc! Kisses"

Milton_Quirino

Concordo com o drsmachado, começe pela Logica de Programação, compre um livro que te agrade e começe por ele …

Eu não começei em C , começei em Java mesmo , depois que você aprende de ‘verdade’ o conceito de orientação a objetos as coisas fluem =)

Frantic_Avenger

Com relação ao ambiente, prefiro o Code::Blocks ao Dev C++ e só como informativo, se não me engano o compilador default do Dev C++ é o Mingw. Realmente é melhor começar com o C.
Bons estudos.

InicianteJavaHenriqu

Só complementando :smiley:

Além do interpretador Portugol, tem também o Visualg e o (não interpretador) yEdGrafhJRE: Todos muito bom para pseudocódigo e fluxograma, fazer no papel tbm ajuda. Só lembrando que primeiramente deve se aprender lógica de programação, que vc terá ai na FATEC (algoritmos).

Depois qndo partir para o C/C++ não acho que o DEV C++ seja uma boa opção, pois, já está foi descontinuado desde 2005. Tem outras opções melhores.

flw :thumbup:

P.S.: Tome cuidado com dicas de trolls, infelizmente aparece alguns por aqui.

drsmachado

Quanto a instituição, sou do PR e desconheço-a por completo e absoluto.
Outra dica, embora seja tentador aprender java diretamente, vá com calma. Aprenda C e toda a base para programação, desde declaração de variáveis, estruturas de controle, de repetição, etc, etc.
Quando partir para uma linguagem mais elaborada, perceberá o quanto isso irá te auxiliar.

L

Comecei no Pascal(algo parecido com visualg), a logica em si você aprende bem,

depois a orientação objetos você vai se adaptando mais tarde,

cada degrau de sua vez né!? Boa sorte e estamos ai.

Gabriel

Pra quem está começando e mesmo pra quem não manja absolutamente NADA de programação, este site é bem legal codecademy.com

Ele te ensina a programar em javascript diretamente no browser de uma maneira prática e bem fácil de aprender.

thiago_spdvr

Como ja foi dito, a “alma” da programação é a lógica e a orientação a objetos, fora isso, as linguagens mudam e o programador tem que se adaptar a elas, pode ser que quando vc se formar a linguagem que vc aprendeu durante o curso e que era a top de linha ja não esteja mais em evidência.

Analise o mercado que vc pretende ingressar, se a sua região tem mercado e qual a linguagem mais utilizada. Seja muito bom numa linguagem que vá te garantir e estude as outras pra estar preparado pra uma oportunidade que surgir.

esdras_63

O melhor é você começar com a lógica como disseram aí. Eu aconselho baixar o Lazarus e brincar um pouco com pascal estruturado. Depois pode aprender o pascal orientado a objetos, no Lazarus mesmo. Daí quando tiver bom com algoritmos, você pode ir para java ou aprender C antes. A vantagem de aprender C é que você aprende a lidar com problemas de linguagem de médio nível, lembrando que C++ é diferente de C, aconselho aprender C primeiro e depois C++, ou ir direto ao java.

InicianteJavaHenriqu

Olá siber :smiley:

Sobre:

siber:
Oi, cara o que vc acha da FATEC
Então cara vc acha que eu estou em uma boa instituição?

Na minha opinião: Sim, você está indo para uma ótima instituição.

Na FATEC Rubens Lara - Santos, onde estudo, não tenho o que reclamar.

Professores: Com doutorado ou mestrado, sempre trazendo informações de novas tecnologias do mercado de trabalho.

Salas de aula e laboratórios: Todos com ar-condicionado; 1 aluno por computador; Locais limpos.

Diversas oportunidades de estágio: tanto na própria instituição quanto em empresas.

Diversos projetos que você pode se voluntariar.

Convênio com empresas: por exemplo com a Microsoft que fornece seus programas durante o tempo que você é aluno.

Temos uma fabrica de software.

Diversas palestras, eventos sobre TI.

Cursos gratuitos.

Tem nome reconhecido.

Conheço alunos de outras FATEC e não vejo ninguém reclamar de nada.

Mais uma vez recomendo.

Outra dica, como já citaram, o fundamental é o entendimento de algoritmos e lógica de programação. Alunos que não levam isto em consideração são os mesmos que reprovam em algoritmos, em seguida em C/C++, em Java e em outras linguagem, até desistirem do curso e dizerem que não gostam de programação, ou então continuam cursando e vivem dizendo: “Eu sou designer, não programador” (nada contra eu atuo nas duas áreas :smiley: ) Enfim quem entra em um curso de programação, deve, no mínimo, gostar dessa área e aprender o máximo possível (ou até mesmo tudo) que é passado no curso, seja o que for: programação, design, UML entre outros. Está é a minha opinião :smiley:

Criado 28 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 28 de fev. de 2012
Respostas 11
Participantes 10