Galera uma duvida

Boa tarde meus amigos. Estou fazendo um programa para ajudar os alunos a saberem suas notas finais.

O programa esta praticamente pronto. A unica coisa que falta que travei é o seguinte, tenho uma variável “MEDIA” que o aluno coloca a media da escola que estuda, outras variáveis " B1, B2, B3, B4" que sao correspondentes aos bimestres.
O que quero fazer é o seguinte quando ele digita o valor de " B1 " apenas o programa some o minimo de pontos que ele tem que tirar para passar de ano.

O calculo ficaria assim: (B1 + “X”) / 4 = MEDIA

Sei que é uma equacao mais como faze-la em JAVA

pegar o valor de B1 somar com um valor de X e dividir por 4 esse resultado final tem que da no minimo o valor que foi inserido na variavel MEDIA.

Eu nao sei como fazer esse calculo em JAVA.

Se pode me ajudar agradeço.

Double media = (B1 + X) /4;

é isso que quer fazer??

olha isso mesmo amigo e descobrir o valor de X

Não estou entendo sua pergunta direito…

o que deveria ser esse x ? para começar…

o valor de X seria a quantidade de pontos que o aluno precisa tirar ainda para passar de ano

Oh…
Algo como:

Double mediaEscolar = 7;

Double media = (b1 + b2 + b3 + b4) / 4;

if(media => mediaEscolar){
system.out.print("Você passou!);
}else{
system.out.print(“você não passou”);
}

???

o que o programa faz, ele pede para o aluno entrar com a media da escola, esse valor é armazenado na variavel “MEDIA”, depois tem 4 campos 1 para cada bimestre ai tem mais 4 variaveis “B1, B2, B3, B4” uma para cada bimestre.

Ai o que eu queria colocar é o seguinte, se ele entrar com valor só do primeiro ou primeiro e segundo bimestre o programa mostre para ele a quantidade minima de pontos que tem que tirar no terceiro e quarto bimestre para ter a media.

por isso preciso dessa conta.

esta etapa eu cheguei a fazer amigo

Essa parte eu fiz amigo

o que o programa faz, ele pede para o aluno entrar com a media da escola, esse valor é armazenado na variavel “MEDIA”, depois tem 4 campos 1 para cada bimestre ai tem mais 4 variaveis “B1, B2, B3, B4” uma para cada bimestre.

Ai o que eu queria colocar é o seguinte, se ele entrar com valor só do primeiro ou primeiro e segundo bimestre o programa mostre para ele a quantidade minima de pontos que tem que tirar no terceiro e quarto bimestre para ter a media.

por isso preciso dessa conta.