Olha pessoal estou querendo investir no mundo dos games, alguém pode me ajudar, preciso saber o que preciso usar para desenvolver jogos em java, quais IDEs, Plugins…o que preciso? e também onde posso conseguir material sobre este assunto??? Agradeço desde já a ajuda de vocês…
Olá,
Amigo, sempre detalhe bem sua pergunta para que a resposta venha direta, senão teremos que ficar fazendo um chat no forum. Não digo isso diretamente para vc, mas pra todo mundo.
Sempre coloque toda informação possível para que ajude quem vai responder. ok?!
Mas então vamo lá…
Que tipo de jogo vc quer desenvolver? Pra qual plataforma(hardware)?
Não sei teu conhecimento em java, mas pra desenvolver um jogo o ideal é vc estar muito bem familiarizado com os recursos da linguagem.
Especifique melhor a direção que vc quer tomar…
Se não detalhei mais foi por falta de conhecimento sobre o assunto games, não sei se pode ser criado games para todas plataformas, mais meu foco é SE, tenho conhecimento avançado, porém em sistemas desktop, nunca fiz nada voltado para jogos.
opa,
Vc pode desenvolver pra tudo menos Consoles! A menos que alguem faça uma VM pros consoles. (Espere sentado quem for esperar! =) )
Bom… existem livros bons… um deles é: “Practical Java Game Programming” e tem outro que é “Killer Java Game Programming”.
Bom… nao sei de outros materiais não.
Esse último livro aí tem os capitulos em pdf no site official, da uma procurada.
Falow!
A partir da versão 1.4, o Java tem uma API para trabalhar com Tela Cheia (Full Screen), o que ajuda bastante.
A velocidade também é um fator preocupante, embora em breve isso não vá fazer diferença, já que os CPUs ficam mais rápidos, e as implementações da JVM ficam mais “espertas”…
Mas o grande problema da linguagem é que ela não possui um Timer preciso, de acordo com um dos livros “Game Programming” que eu olhei, e por isso jogos de ação, RTS (Real Time Strategy) e outros similares precisam utilizar o JNI para chamar programas em C ou C++ com esse controle.
A questão do relógio preciso é resolvida no Java 1.5
Não precisamos mais do JNI pra isso pelo menos.
Tem um joguinho legla de tetris aqui msm no PJ pode baixar ta feito em swing
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=313&title=Jogo%20JTetris
Boa sorte!!