Muita gente quer desenvolver games, e principalmente games para celular, que são mais simples do que os jogos que normalmente encontramos para PC e consoles.
Pois bem, eu estava estudando jMonkey e Cocos2d, e muito me falavam da Unity3d. Eu pensada: “nem quero jogos 3d, e deve ser bem mais trabalhoso.”
Pois eu estava enganado!
A UNITY3D é o que há. Parece mentira, de tão boa.
Pode-se fazer nela qualquer coisa, com velocidade e qualidade.
Jogos 2d e 3d, para todos os S.O. de Mobiles, Linux, Mac, Windows… acho que para os consoles também.
O novo jogo da empresa de AngryBirds, chamado “Bad Piggies”, é desenvolvido na Unity.
Shroud of Avatar, novo jogo (ainda não lançado) do popstar dos games, Richard Garriot, será na Unity.
Deus Ex para iPhone é na Unity, a versão para Android sairá logo.
E é fácil de usar e entender a lógica dela, muito fácil. Fora que tem vídeo aulas e tutoriais “for dummys” no site oficial, ensinando do básico até a desenvolver um jogo bem bacana. Alias, o que estou fazendo agora é justamente isso, desenvolvendo o jogo do tutorial.
Segue o link para o exemplo do jogo do tutorial. Pode-se jogar ele pelo browser… aé, compila para todos os navegadores também.
http://unity3d.com/learn/tutorials/projects/stealth
Para conseguir dar conta de fazer o jogo (e entender tudo que está ocorrendo), é necessário, ao todo, menos de 10h de estudo.
Depois disso, é só pensar numa arquitetura inteligente, conseguir bons gráficos e sair desenvolvendo seus próprios jogos.
O único CONTRA é que a pessoa nem entende direito o que roda “por trás” da IDE e do motor. Caso você queira conhecimentos mais profundos de como desenvolver um game, talvez o melhor não seja começar com a Unity.
Sinto-me “entregando o ouro” ao falar da Unity assim, aos 7 ventos, mas uma comunidade brasileira forte irá ajudar a todos!