[GAMES]UNITY3D - estou impressionado

Muita gente quer desenvolver games, e principalmente games para celular, que são mais simples do que os jogos que normalmente encontramos para PC e consoles.

Pois bem, eu estava estudando jMonkey e Cocos2d, e muito me falavam da Unity3d. Eu pensada: “nem quero jogos 3d, e deve ser bem mais trabalhoso.”

Pois eu estava enganado!
A UNITY3D é o que há. Parece mentira, de tão boa.

Pode-se fazer nela qualquer coisa, com velocidade e qualidade.
Jogos 2d e 3d, para todos os S.O. de Mobiles, Linux, Mac, Windows… acho que para os consoles também.

O novo jogo da empresa de AngryBirds, chamado “Bad Piggies”, é desenvolvido na Unity.
Shroud of Avatar, novo jogo (ainda não lançado) do popstar dos games, Richard Garriot, será na Unity.
Deus Ex para iPhone é na Unity, a versão para Android sairá logo.

E é fácil de usar e entender a lógica dela, muito fácil. Fora que tem vídeo aulas e tutoriais “for dummys” no site oficial, ensinando do básico até a desenvolver um jogo bem bacana. Alias, o que estou fazendo agora é justamente isso, desenvolvendo o jogo do tutorial.

Segue o link para o exemplo do jogo do tutorial. Pode-se jogar ele pelo browser… aé, compila para todos os navegadores também.
http://unity3d.com/learn/tutorials/projects/stealth

Para conseguir dar conta de fazer o jogo (e entender tudo que está ocorrendo), é necessário, ao todo, menos de 10h de estudo.
Depois disso, é só pensar numa arquitetura inteligente, conseguir bons gráficos e sair desenvolvendo seus próprios jogos.

O único CONTRA é que a pessoa nem entende direito o que roda “por trás” da IDE e do motor. Caso você queira conhecimentos mais profundos de como desenvolver um game, talvez o melhor não seja começar com a Unity.

Sinto-me “entregando o ouro” ao falar da Unity assim, aos 7 ventos, mas uma comunidade brasileira forte irá ajudar a todos!

Triste que a página é bloqueada aqui na empresa.

Queria fuçar em algo agora que é início de semestre na faculdade e estou passando por um tempo ocioso na empresa, entressafra de projetos…

Vou dar uma lida quando chegar em casa.

:slight_smile:

[quote=Ruttmann]Triste que a página é bloqueada aqui na empresa.

Queria fuçar em algo agora que é início de semestre na faculdade e estou passando por um tempo ocioso na empresa, entressafra de projetos…

Vou dar uma lida quando chegar em casa.

:)[/quote]

Olha o joguinho ali, e acredita em mim, menos de 10h para dominar a lógica e criar o jogo.
Claro que a modelagem gráfica está a parte disso… mas tem bibliotecas prontas, gratuitas e a venda, na AssetsStore.
Alias, se alguém aqui é bom com a parte gráfica, pode criar pacotes de gráficos e vender pelo site da Unity.

(eu to tão empolgado que me sinto uma testemunha de Jeová falando da bíblia, hehehehe)

Artur Bernardo

A Unity é amplamente conhecida. Não entendo a sua surpresa.

De fato, é uma excelente ferramenta, bastante completa. Vale notar que há duas versões: uma paga (com mais recursos) e a gratuita. É claro, como qualquer biblioteca pronta, ela evita o trabalho braçal de se trabalhar, por exemplo, com OpenGL na mão. Obviamente, por causa disso, você não sabe o que acontece por debaixo dos panos.

Outra ferramenta no mesmo nível (que pode ser usada gratuitamente em alguns casos) é o Unreal Development Kit. Vale uma olhada também.

Abraço.

[quote=TerraSkilll] Artur Bernardo

A Unity é amplamente conhecida. Não entendo a sua surpresa.

De fato, é uma excelente ferramenta, bastante completa. Vale notar que há duas versões: uma paga (com mais recursos) e a gratuita. É claro, como qualquer biblioteca pronta, ela evita o trabalho braçal de se trabalhar, por exemplo, com OpenGL na mão. Obviamente, por causa disso, você não sabe o que acontece por debaixo dos panos.

Outra ferramenta no mesmo nível (que pode ser usada gratuitamente em alguns casos) é o Unreal Development Kit. Vale uma olhada também.

Abraço.[/quote]

Eu sei que ela é conhecida… mas normalmente as pessoas pensam que coisas valiosas devem ser mantidas em segredo, e eu estou aqui, fazendo propaganda da Unity.
Foi só uma forma exagerada de dizer “é bom mesmo”.
:slight_smile:

Só corrigindo, o nome da engine é Unity e não Unity3D. unity3d é só a URL do site.

Cuidado com os tutoriais. Eles informam justamente a forma “fácil” de fazer, mas não entram em detalhes sobre como usar efetivamente a arquitetura de componentes, como não gerar acoplamento desnecessário e como usar com efetividade os conceitos 3D presentes na Unity. Boa parte são cheios de variáveis static, acesso direto a objetos por nomes, etc… São criados para justamente dar a sensação de “uau”. Já acoplam pacotes de assets perfeitos, bem modelados, e que funcionam, te livrando de um trabalho GIGANTE de integração entre seu código e a equipe de arte.

É claro que ela representa um grande avanço, justamente por ter um motor gráfico, físico, editores e scripts integrados mas, fazer um game profissional ainda não é um trabalho fácil.

Eu tenho insistido aqui no fórum há bastante tempo que é fria usar JavaSE para games. Muitos GUJeiros defendem a plataforma com unhas e dentes, sem nunca ter experimentado boas plataformas fora da linguagem, como a UDK ou a Unity. Java para games está praticamente restrito ao Android, mas provavelmente, se for fazer um game para tablet ou smartphone, você vai querer cobrir também o iOS e vai usar alguma API multiplataforma.

O Unity você desenvolve em qual linguagem?
Pra 3D no Java só existe o JavaFX?

[quote=ViniGodoy]Só corrigindo, o nome da engine é Unity e não Unity3D. unity3d é só a URL do site.

Cuidado com os tutoriais. Eles informam justamente a forma “fácil” de fazer, mas não entram em detalhes sobre como usar efetivamente a arquitetura de componentes, como não gerar acoplamento desnecessário e como usar com efetividade os conceitos 3D presentes na Unity. Boa parte são cheios de variáveis static, acesso direto a objetos por nomes, etc… São criados para justamente dar a sensação de “uau”. Já acoplam pacotes de assets perfeitos, bem modelados, e que funcionam, te livrando de um trabalho GIGANTE de integração entre seu código e a equipe de arte.

É claro que ela representa um grande avanço, justamente por ter um motor gráfico, físico, editores e scripts integrados mas, fazer um game profissional ainda não é um trabalho fácil.

Eu tenho insistido aqui no fórum há bastante tempo que é fria usar JavaSE para games. Muitos GUJeiros defendem a plataforma com unhas e dentes, sem nunca ter experimentado boas plataformas fora da linguagem, como a UDK ou a Unity. Java para games está praticamente restrito ao Android, mas provavelmente, se for fazer um game para tablet ou smartphone, você vai querer cobrir também o iOS e vai usar alguma API multiplataforma.[/quote]

Neste momento estou seguindo um tutorial da Unity, onde eles entregam todos os assets prontos, e vão te ensinando a encaixar tudo.
Claro que eles fazem direto ao ponto, fica bem mais fácil, no entanto, os scripts são criados de uma forma saudável, dentro de uma boa “engenharia” do software.
Dos tutoriais da própria Unity, irei direto para a documentação.
E eu sigo estudando além da Unity, para entender os games de uma forma mais profunda, e também para crescer como programador, já que o que coloca o pão na minha mesa é PHP e Android.

Meu único “gargalo” será a parte gráfica, mas quanto a isso, pago, aprendo ou acho um sócio!

[quote=marcosalex]O Unity você desenvolve em qual linguagem?
Pra 3D no Java só existe o JavaFX?[/quote]

Na Unity, pode-se desenvolver em C#, JS e Boo.