Ganhar dinheiro com Java Desktop

Estou estudando Java Desktop e gostaria de saber se meu conhecimento já é suficiente para criar algo útil as pessoas que dê pra ganhar algum dinheiro

Tenho os seguintes conhecimentos em JAVA

Programação estruturada:variáveis,estruturas de decisão, estruturas de repetição, arrays, funções
Programação Orientada a Objetos:Classes, Associação de Classes, Herança, Polimorfismo etc…
Tratamento de Exceções

Também sei trabalhar um pouco com interface gráfica em JAVA pacote swing e classes de desenho Graphics e Graphics 2D

Desktop está morto para a maioria dos projetos. Vá para web e mobile se quiser ter mais facilidade em ganhar dinheiro.

Vc disse que JAVA Desktop está morto para a maioria dos projetos, então qual é a linguagem que está sendo mais utilizada nesses projetos hoje em dia?

Eu disse que desktop está morto para a maioria dos projetos, independente de qual tecnologia/linguagem.

Vc acha que o conhecimento que mencionei acima já é suficiente para começar a aprender Java para Web ou Java para Android?

Que tecnologias devo estudar hoje em dia para Java Web, quais frameworks JAVA devo aprender para essa área. Devo começar por JSP, Servlets etc…

Sabendo a linguagem já passou por uma fase importante. Nao precisa aprender desktop pra iniciar web, pode ignorar desktop. Se guia por esses itens:

Sobre Android esquece Java, aprenda Kotlin.

1 curtida

Qual linguagem é mais utilizada hoje em dia para o back-end de sistemas web?

Em que tipo de sistemas web cada uma dessas linguagens são mais utilizadas e como elas são utilizadas nesses sistemas?
Qual banco de dados é mais utilizado com cada uma:MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server, MongoDB, Cassandra etc…

Java
PHP
NodeJS
Python
C#

Várias: PHP, C#/ASP.NET Core, Java/Spring, JavaScript/Nodejs, Python.

PHP é mais pra pequenos e médios projetos freelance. Pra grandes projetos: Java com Spring ou C# com ASP.NET Core.

Banco de dados para pequeno porte: PostgreSql ou Mysql. Pra médio porte SQL Server e grande porte: Oracle.

Tanto web, mobile, embarcado e desktop tem seu mercado.

Sistema comercial fica bem melhor em desktop rodando em uma intranet, por varios motivos, entre eles, é ficar mais leve que estar dentro de um navegador.

É mais seguro tambem e mais rapido.

Desktop tá bem vivo e tem mercado pra ele e é gingante.

Se olhar bem nos proprios celulares, são na maioria das vezes apps, se assim não fosse tudo que é coisa colocariam dentro do navegadorzinho dele, que digamos fica horrivel.

Então basta ver que tem muitas coisas que em desktop fica de fato melhor e esse mercado ainda é gigante, alem disso nada impede de dentro da sua aplicação desktop se for o caso ter uma porta aberta para a internet.

Em relação a ganhar dinheiro, isso tudo é relativo, conheço um empresa que vende uma solução para uma carteira de 5.000.000 milhoes de usuarios que pagam mensalmente para seu programa em desktop.

Mas eles não são os melhores do mercado, mas adquiriram fama.

Logo, nem sempre ter o melhor programa significa ganhar dinheiro, mas Desktop tá ai e com tudo.

Tambem tem outra empresa que prefiro não escrever o nome, eles tem a mesma solução de um programa para o mercado financeiro dentro do navegador em javascript e fora dele em desktop, ambos fazem a mesma coisa e olhando são iguais.
A diferença é que o em desktop processa tudo mais rapido e isso pra quem opera o mercado da bolsa, forex, opcoes binárias tem a ver com dinheiro, sacou !!!.

Vai fundo que tem mercado e é necessário em muitos casos.

2 curtidas

Outra coisa, falando em Java para componentes modernos e ricos para desktop, celular ou raspberry, prefira JavaFX.

Desenvolva uma unica vez e roda em todos os lugares.

Isso com certeza te poupará de muita dor de cabeça com manutenção no futuro.

1 curtida

A realidade é que cada caso é um caso, as vezes a pessoa precisa fazer algo rápido, com uma portabilidade garantida, outras, a pessoa pode fazer algo que seja exclusivo em desk

No meu caso, eu fiz um sistema de portaria inicialmente em desktop, porquê na minha mente também é muito mais bonito você deixar um sistema fullscreen na tela do profissional do que um navegador.

Mas, há alguns pontos que precisam entrar em cena, por exemplo, eu precisava de portabilidade, e fazendo isso no Java, eu teria que reescrever pra Android, mesmo utilizando o Java. Há muita difrença entre um JTable (TableView em FX) pra uma RecyclerView.

Como eu não queria “perder” tempo, tendo que refazer um mobile que só funcionaria no Android, decidi partir pro React (JS)


Eu gosto muito das duas opções, mas a portabilidade do web me agradou muito, não acredito que há melhor e pior nesse caso, há algo que vai atender melhor o que você necessita!!

Logicamente não deixa de ter mercado pra tudo, mas o maior é web e mobile para novos projetos. Por isso falei que seria a forma mais fácil de ganhar dinheiro. Freelance a mesma coisa, clientes sempre me procuram já exigindo mobile e web.

1 curtida

;-; kotlin evangeliando Kotlin?:scream: Brinks, to meio preocupado com kotlin, há rumores que com o Spring dando suporte a Kotlin o Java perde a força que tem hoje (não acredito nisso), Mas se for real, aprender Kotlin seria melhor né? tipo, Kotlin é mais moderno e pá, mas eu me apeguei a Java. Java não só eficiente, mas é bom de programar, é que nem brincar com lego ;-;

Para a plataforma Java a linguagem Java não perde a força. Perdeu para novas aplicações 100% nativas Android, pois Koltin é a linguagem oficial mais recomendada pela Google para este fim, que além disso é mais produtiva do que Java. Para cross plataform os melhores sao Js com ReactNative e Dart com Flutter. Entao não se aventure com Kotlin para plataforma Java.

Ainda assim está longe de desbancar o sdk deles proprios em Java.
Alias esse Kotlin tá derrapando é uma aposta bem velha que no inicio tinha muitos problemas de estabilidade.
Google optar por Kotlin não tem nada a ver com a tecnologia madura do Java e sim com aqueles velhos processos.

Menos codigo não necessariamente significa produtividade, tem a ver com experiencia, ferramenentas e alem do mais o java 14 traz o Record que limpa bem o codigo, mas como disse depende de cada um e não dessas coisinhas.

Já o Inline do Java esse sim é uma mudança importante assim como a modularizacao, capaz de deixar C e net morrendo de inveja.

1 curtida

Voce gostando ou nao, a realidade do desenvolvimento da maioria das novas aplicações Android é usando linguagem Kotlin, JavaScript ou Dart.

Uma das vantagens do Java e essa evolução que ele tem sempre, mas com a recomendação da Google, a proprietária do OS Android, mesmo não entrando no quesito qualidade as empresas vão optar por kotlin, java vai ficar pra web msm.

1 curtida

Veremos.
Com a vinda do HarmonyOS que colocará o Android e o IOS no bolso e HarmonyOS tem toda uma sessão pensada em Java.
Tentar enfiar goela abaixo Kotlin para Android pode não vingar.como pretende a google que alias tem outras tecnologias caso falhe o Kotlin. Kotlin é uma colcha de retalhos do Java e nada alem disso.

Mas Java está alem da Web e funciona muita bem, se será a maioria em todos os cenários
talvez não, mas está lá pra quem precisar.

então, Kotlin e voltado para android, falar de outro OS já é outra fita. O kotlin tem suas vantagens, mas não da pra substituir mais 2 décadas no poder. Java possui muitos outros sistemas que dependem do Java, não é necessário criar um novo programa ou dar novas funções ao java como argumento, uma linguagem n morre ou cai em desuso assim. O fato é que na questão mobile ele vai ter que dividir espaço com o kotlin, que vai ser preferência nos novos projetos, por ser mais nova e ser específica pra mobile.edit: Mas no geral o Java ainda vai reinar por muitos anos, ele permite o POO puro e qualquer outro paradigma que vier, além de ser o ápice do multi-plataforma.

Apenas uma simples decisão politica muda tudo e rapidamente e Java tá pronto.

Tudo foi repensado com a modularização, Java se encaixa como um luva em smarts phones.

Em relação a adoção da comunidade, até agora Kotlin subiu um pouco e parou, será que terá fôlego pra ganhar de outras tecnologias. Eis a questão.

Embora a Google adotou politicamente o Kotlin o mercado ainda usa e muito o SDK Java mobile deles que é bem pior que o JavaFX.