Gargalo ao baixar anexos do GMail

Galera,

Estou com um problema sério em um sistema que estou testando.
Basicamente este sistema se conecta no gmail e baixa os anexos para determinadas pastas locais no servidor que parametrizo no sistema.

Está tudo certo com o sistema porém é notável que existe um gargalo quando é lido o e-mail e começa a baixar o anexo.

Para chegar a esta conclusão foi gerado 1200 emails com anexo no gmail e 50 threads rodando no sistema para processamento.

Resultado foi que demorou 25min para processar tudo.

Alguém já teve esse tipo de problema também?
Será que aquelas contas corporativas do google podem resolver este problema?

Obrigado pela ajuda!

O gargalo nesse caso não é a rede?

A principio também achei que fosse isso devido estar efetuando os primeiros testes usando meu iphone como link de internet.

Para tirar a dúvida ao chegar em casa utilizei meu link que em testes de velocidade estava baixando a 400kb + ou -.

E para tentar uma melhor performance ainda aumentei o numero de theads que estava com 10 para 50.

Mesmo assim o problema continua… =/

Ola,

A um tempo atras eu fiz alguns testes parecidos com o que vc está fazendo, e parece que o google, quando detecta que uma conta está gerando muito trafego, tanto de download quando upload, ele limita sim a banda, e dependendo da quantidade de trafego ele até bloqueia a conta, por 24h por exemplo, mas não consegui achar nenhum documento oficil falando algo.

Será que adquerindo aquelas contas corporativas esse problema é resolvido?

Tem certeza que o gargalo não está na conexão com a Internet?

Veja: você disse que testou com 1200 e-mails com anexo e demorou cerca de 25 minutos. Isso significa que foram baixados 48 e-mails com anexo por minuto.

Como eram 50 threads, cada uma levou aproximadamente 1 minuto para baixar 1 e-mail.

Considerando um link que tem taxa de download de 400kB/s, cada thread fica com aproximadamente 8kB/s de taxa de download.

Isso quer fizer que em um minuto (que é o tempo que leva em execução), essa thread baixará cerca de 480kB (um valor razoável para um anexo de e-mail).

Boa Marcão, mas levando em consideração que o anexo geralmente tem menos de 15k isso deveria acontecer em no máximo 5s.

=/

Pessoal muito obrigado pela ajuda de todos…
Eu conversei com o pessoal e levantando o movimento de e-mails imediato do projeto,
este tempo de processamento foi aceito…

Aos moderadores fiquem a vontade para fechar o tópico.

Abraço a todos!