Isso é o mérito do cara, se ele estudar logo irá passar, a única coisa que acho é que ele talvez. Já saiba o que ele quer desde pequeno. No meu caso mudei de área por opção. Quando entrei na faculdade nem sabia o que ia fazer. Depois de um tempo fui aprimorando meus conhecimentos. Agora meu foco é ser arquiteto Java. Então se o foco dele é tirar certificação não devemos reclamar ou palpitar sobre a pouca idade. Acho que a pessoa deve saber apenas alguns conceitos para poder tirar certificação. Por exemplo ter o mínimo de experiencia com Java na quer dizer que o cara sabe programar ou não.
É como já foi falado, o SCJP é uma prova para certificar conhecimentos básicos na linguagem. Se fosse uma prova de desenho, seria para o cara dizer a espessura do pincel XPTO, a proporção de pigmento vermelho na tinta ABC, se o papel é ou não é glossy, etc. Só. Se o cara vai saber pintar a próxima Monalisa, aí não tem certificação que prove, ele vai ter que mostrar no currículo. E não precisa ser monalisa, na verdade, uma coisa é saber segurar o pincel na mão e colocar no papel, outra coisa é ter a criatividade, o estudo artístico, a pesquisa, e principalmente a experimentação que o levam a combinar todos os elementos - que ele mostrou na "certificação" que ele conhece, para gerar um trabalho artístico coeso, que outros artistas olhariam e diriam "sim, faz sentido".
Quanto ao problema da educação brasileira, que é um assunto totalmente à parte do que eu coloquei no primeiro post, realmente uma prova não prova nada. Na realidade eu li um artigo (preciso encontrar onde) que mostra que quase 90% dos brasileiros tem problemas funcionais, ou seja, se lerem uma argumentação/dissertação com mais de um parágrafo, já não sabem mais avaliar o conteúdo. O mesmo vale para matemática básica, coisa simples como multiplicação e divisão.
A capa da Época dessa semana por acaso tem a ver com isso porque a escola não ensina o que precisamos: senso crítico, espírito auto-didata, comunicação com terceiros, etc. E nesse fator, se aproxima do que nossa discussão aqui vem dizendo: tem muita gente boa e ruim, certificada e não certificada. Dizer: "Ter certificado é garantia de um bom profissional", é falso. Mas o corolário não vale, "portanto, não ter certificado é garantia de um bom profissional". Para mim são eventos independentes. Uma pessoa ruim pode tirar certificado, e uma programador bom pode ter certificado. É como dizer "fiz a dança da chuva hoje, por isso choveu hoje".
Não quero desmerecer quem tirou ou está tirando certificação. Se pelo muito, pelo menos o tempo investido no estudo com certeza é valioso. Porém, desprezo aqueles que, por ter um certificado, se acham melhores do que os outros. Pessoalmente, continuarei a não considerar certificados quando precisar contratar pessoas. Contratação sempre é um risco, e a maioria das pessoas (maioria <> todos) que contratam não tem formação nem vivência em projeto suficiente para isso, por isso precisam de "muletas" para tentar se garantir: "mas eu contratei um cara com o maior número de certificações, pós-graduações e doutorados possível!! não consigo entender como ele não se deu bem no projeto …"
[]'s
Fábio…
Não disse que uma certificação é sinal de um bom profissional… Assim como não disse que quem tem a quarta sério é um bom escritor de romances…
Agora, tirar leite de pedra e afirmar que uma certificação não prova nada é algo que não soa bem aos ouvidos. Desmerecer todos como foi feito em pró de meia dúzia que merece um tapa na orelha por ter a capacidade de decorar e não entender as coisas é algo bruto e constragedor para quem cita…
Concodo contigo ao escolher profissionais não somente por certificações, mas sim julgando um todo. E também que a escolaridade brasileira não vai bem nas pernas, mas casos são casos e uma prova de um colégio municipal de Rincão dos Tiriri do sertão da Bahia não pode nem de perto ser comparada com uma prova de um colégio com conceito A nos provões do MEC… São realidades diferentes…
Mas analisando todos estes fatores, pense:
Tu contrataria um analfabeto para trabalhar para ti?
Creio que não… neste caso tu já usou um dos conceitos de seleção que é o cara com o primário completo… Agora vem a triagem para selecionar o cara com melhor currículo e conhecimentos sólidos (não apenas leitura sem entendimento)
eltonk, preciso discordar. Esse é justamente o problema: infelizmente - infelizmente mesmo - o ideal seria uma maneira de avaliação 100% correta. Isso não existe, jamais vai existir. O princípio da certificação é a probabilidade de acerto. Com uma probabilidade razoável, a certificação pode apontar para um bom profissional. (precisa ser acima de 50%, senão cara ou coroa resolvia).
É como metodologias: você tem probabilidade maior de encontrar maior qualidade se a empresa for certificada ISO 9001. Você tem probabilidade maior de comprar um produto de qualidade se for certificada pelo InMetro.
No caso da SCJP, parte-se do princípio que uma pessoa que investiu tempo e dinheiro em estudar para uma certificação, provavelmente tem algumas qualidades como: esforço pessoal, afinco, concentração, disciplina, etc.
Infelizmente, toda boa qualidade tem um antagônico de efeito contrário: a pessoa pode ser esforçada por um curto prazo, uma vez atingido seu objetivo imediado ela senta no resultado. Essas são as maçãs podres. Qualquer contratação é um risco, mas ninguém está disposto a jogar cara e coroa o tempo todo, 50% é muito baixo. Uma certificação, embora longe de perfeita, apresenta uma chance de acerto maior do que 50%. Portanto é uma escolha menos ruim do que uma moeda.
Se a empresa em a possibilidade de colocar um líder de desenvolvimento sênior, experiente, etc que possa ser o ponto focal de contratação, é melhor. Essa pessoa poderá gastar mais do que 1 hora numa entrevista e avaliar com seu “feeling”, se a pessoa sabe se comunicar, se ela sabe expressar seu conhecimento, se ela demonstra segurança sem precisar demonstrar arrogância, se ela mostra ter afinco e esforço, etc. Quando um candidato ainda é junior ou pleno e não tem um CV necessariamente estelar, é preciso um pouco mais para saber se ela pode ou não crescer mais.
A todos que ainda pretendem tirar certificações, que estão no meio desse processo, minha recomendação é: vão em frente. É um bom objetivo, é um bom estudo, dá uma boa direção. Mas nesse caso não parem: continuem para a de Arquiteto, por exemplo. Mas tenho dois poréns: quando tirarem o primeiro: não assumam que vocês já aprenderam tudo que precisam saber. Certifiquem-se entendendo que o que vocês provaram é que sabem dar o primeiro passo de mais uns mil. E continuem um passo de cada vez, sempre em frente. A partir daí escolham: vocês podem continuar no caminho das certificações ou, se vocês entenderem o caminho, continuar com as próprias pernas no caminho de ser auto-didata.
Estudo não é decoreba, ser bom em uma área é gostar dessa área. Minha cunhada é estilista. Ela não é estilista apenas nas 8 horas por dia dentro do trabalho, ela acorda com Victoria’s Secret e vai dormir com Versaci. É o meu dia a dia. Os “melhores”, os que podem se proclamar assim, tem certeza absoluta que ainda falta uma tonelada de coisas a aprender, que o teto nunca está parado e ele continua subindo sempre mais alto do que se pode tentar alcançá-la, e a única coisa que fazemos: continuamos tentando subir mais e mais alto.
[]'s
[quote=AkitaOnRails]
Estudo não é decoreba, ser bom em uma área é gostar dessa área. Minha cunhada é estilista. Ela não é estilista apenas nas 8 horas por dia dentro do trabalho, ela acorda com Victoria’s Secret e vai dormir com Versaci. É o meu dia a dia. Os “melhores”, os que podem se proclamar assim, tem certeza absoluta que ainda falta uma tonelada de coisas a aprender, que o teto nunca está parado e ele continua subindo sempre mais alto do que se pode tentar alcançá-la, e a única coisa que fazemos: continuamos tentando subir mais e mais alto.[/quote]
Esse é o objetivo da coisa
[quote=eltonk][quote=thingol]Quando eu era pequeno achava matemática mais fácil que hoje em dia
[/quote]
Será que porque quando você era pequeno não tinha cálculos de logaritimos, deviravas e integrais?! :lol: [/quote]
Derivadas? Não, não era por causa disso. (Peguei um terceiro ou quarto lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática em 1982 - não lembro mais a qualificação, só sei que não era suficiente para ir para a Hungria participar da prova internacional ).
Ei vocês já ouviram falar também do moleque que tirou certificação com 4 anos ? é 4 anos hoje ele tem 7 anos e está trabalhando como programador Jr na Índia …
Se meu piá pensar em certificação antes dos 15 anos eu dou uma tunda de laço e uma pilha de playboys para ele!
melhorou, não ?
Em relação a idade, acho que é ruim esse salto de maturidade. Moleque de 12 anos tem que estar:
:arrow: jogando bola na rua
:arrow: pegando menininha no colégio
:arrow: aprendendo a bolar aula
:arrow: etc etc etc
[]s
[quote=eltonk]
Se meu piá pensar em certificação antes dos 15 anos eu dou uma tunda de laço e uma pilha de playboys para ele! [/quote]
++
[quote=eltonk]
Se meu piá pensar em certificação antes dos 15 anos eu dou uma tunda de laço e uma pilha de playboys para ele! [/quote]
[quote=paulovittor23]
Em relação a idade, acho que é ruim esse salto de maturidade. Moleque de 12 anos tem que estar:
jogando bola na rua
pegando menininha no colégio
aprendendo a bolar aula
etc etc etc [/quote]
nossa quanto preconceito, como se alguém jovem que tira a certificação é “perda de tempo” (como se ser certificado fosse coisa de gente grande)
[quote=Leozin][
nossa quanto preconceito, como se alguém jovem que tira a certificação é “perda de tempo” [/quote]
Perda de infância…
[quote=eltonk][quote=Leozin]
nossa quanto preconceito, como se alguém jovem que tira a certificação é “perda de tempo” [/quote]
Perda de infância…
[/quote]
Quem olha acha que estudar pra certificação é ficar em um mosteiro por 4 anos somente lendo livros e comendo pão e água, ou seja, ou você estuda pra certificação ou você tem vida
Com toda certeza do mundo, uma cirança não tem que pensar em profisão com essa idade.
Se for pra seguir a tendência de muita molecada de hoje em dia que só fica no computador/videogame e não sabe nem chutar uma bola ou subir em árvore, isso ai de criança passar em prova de certificação vai virar coisa comum. Gosto muito de tecnologia, mas acho que a infância era melhor antigamente…
Certamente vou preferir que meu filho, aos 12 anos, leia outras coisas a ficar estudando o livro da Kathy Sierra pra passar em uma prova da SCJP.
é , acredito que uma criança, antes dos 10 anos, não deva pensa nem ir em busca, do que ela ker ser, porém, existem crianças, que aprendem tablaturas antes de aprender a ler, ae já dá pra ter uma ideia do que a mulecada é capaz, eu acredito que seja questão de tempo, pra criaanças sairem programado, antes dos 10 anos, pois, se é possível, aprender música antes disso e ser muito bom, o q impede delas aprenderem java e serem mto bons? Claro, ngm aqui está falando de profissionais prontos p/ mercado, mas sim de crianças, que num futuro, serão profissionais. Estamos caminhando para um sociedade, onde, ser criança, não é mais ser livre ( sem saber dos problemas do mundo), mas ser criança, é um tempo de preparação pro futuro".
Tbém concordo com Victor, eu tenho 15 anos nessa área de informática e conheço caras que se dizem bam-bam-bam cheios de certificações e na hora de pegar pra capar o garotão corre e outros que não tiveram essa chance de ter um certificado sabem muito mais.
Essa certificação mede o seu conhecimento em Java, não em programação.
Por isso é cheia de pegadinhas, detalhes sintáticos, etc. Você pode muito bem ser certificado e não saber programar, e programar muito bem, sem a certificação.
Ela não vai medir se você sabe estruturar classes bem, se você aplica corretamente padrões, se seus sistemas são criativos ou se seu código é limpo e claro.
Honestamente, para que você tem que estar por dentro do que faz um código como:
int x = 3;
x = -x + x++ * --x;
Se um depurador te dará instantenamente uma resposta? Também não é para gerar código assim, pois sintaxes rebuscadas como essa são extremamente desaconselháveis. Aliás, se na prática você pegar um código cheio de coisas como essa é capaz de refaze-lo do zero ao invés de tentar entende-lo…
E perguntas sobre coisas assim recheiam provas de certificação…
Não quero com isso desmerecer o garoto. Ele tem muito mais tempo livre do que quem trabalha e pode ser um gênio… Ou pode ter tido uma boa dose de sorte.
Se o muleke quer se certificar e sair programando deixa ele ué, depois de adulto não sair dormindo com criancinhas por ai como um certo adulto com carreira profissional precoce que conhecemos, pra quem não entendeu, Michael Jackson, até vi um documentário a respeito da infância perdida dele…se tornou o que é hoje, isso faz um mal do kct.
Trocar pipa, bolinha de gude, bola na rua, rodar pião, subir em árvore, etc por video-game, pc e tv…acho deprimente!!!