Realmente, uma criança não deve buscar uma profissão nessa idade por obrigação (!) Mas acho natural as crianças buscarem compreender suas habilidades nessa idade, sem preocupações, sem pressões externas. Eu mesmo comecei a gostar de computadores antes dos 10 anos, comecei a programar aos 12. Fiz meu primeiro programa comercial aos 14. Hoje tenho quase 30. Portanto, é caso a caso. Só acho que uma criança nessa idade nunca deve ser obrigada porque os pais querem, porque os familiares querem ou outra baboseira dessas. Nessa idade o cérebro das crianças é uma esponja. Elas trivialmente conseguem aprender 3 ou 5 línguas diferentes, quando adultos mal conseguem aprender 1 agora (claro, são níveis de dificuldade distintas). Crianças são fantásticas.
Po galera sem querer voltar ao assunto de provar ou nao, concerteza o que todos falaram tem um pouco de verdade, na minha opniao, afinal de contas um professor meu ( certificado java ) me disse uma coisa que achei muito importante, falou pra pensar em certificação depois que tivesse experiencia na linguagem e nao o contrario. Por que é perfeitamente possivel um cara que nao “saiba programar” pegar o livro estudar e passar. O cara sabe o conteudo do livro, conhece java mas nao sabe programar efetivamente. A certificação é clara em seus propósitos, ela testa se o cara sabe o que ele pode ou nao pode fazer com a linguagem Java, testa se o cara conhece a sintaxe e as possibilidades, e nao testa efetivamente se o cara é um ótimo programador ou nao.
Mas concerteza estudar pra certificaçao ou estudar pra qualquer outra coisa que seja é sempre bom, conhecimento demais nunca faz mal.
[quote]eltonk wrote:
Se meu piá pensar em certificação antes dos 15 anos eu dou uma tunda de laço e uma pilha de playboys para ele!
++[/quote]
Ta mais do que certo !!! >.<