Há uma característica das novas coleções, que utilizam Generics, em comparação com coleções legadas, onde o typecasting se faz necessário, que ainda não foi levantada aqui: uma vez que você cria um objeto como sendo uma coleção de um determinado tipo (por exemplo, List<String>), você só vai poder adicionar objetos daquele tipo à sua coleção (List<String> só aceita objetos String). Isto pode ou não ser desejável pelo programador (por exemplo, Generics dificultam (não tenho certeza disto) a implantação de listas encadeadas).
É uma pena que os Generics não suportem tipos primitivos.
Se você está se referindo ao loop do tipo “for each”, digo que, pela impressão que eu tenho, quem está acostumado a programar em shell script e/ou Python certamente vai se beneficiar deste novo loop. Na minha opinião, é mais seguro usar este loop para varreduras simples sobre uma coleção e deixar os iterators apenas para casos especiais (por exemplo, quando a coleção puder ser alterada durante o loop).
Eu só não gostei da sintaxe adotada (eu prefiro uma palavra reservada in aos dois pontos, mas reconheço que introduzir uma palavra reservada nova na linguagem poderia trazer muita dor de cabeça para o programador).
Enfim, sobre toda esta discussão sobre usar ou não Generics (e/ou os outros novos recursos da linguagem), eu penso o seguinte:
Imaginem que, daqui a algum tempo, a nossa língua portuguesa passe por uma reforma ortográfica (isso já foi feito uma vez, há algumas décadas: perguntem aos seus pais — ou avós). Certamente, no começo, muita gente iria reclamar, dizendo que tal reforma seria desnecessária. Mas, conforme esta nova ortografia seja ensinada nas escolas, as futuras gerações passarão a conviver com ela sem grandes problemas, passando despercebidamente pela transição da antiga ortografia para esta. E as gerações atuais terão a oportunidade de “correr atrás”, adaptando-se à nova ortografia.
Acho que o que está acontecendo com Java é algo parecido…
PS: Meu texto pode estar carente de detalhes. Fiquem à vontade para complementá-lo.