Geração automática de formulários de dados

6 respostas
fbdo

Olá a todos!

Estou começando um projeto do zero no meu novo trabalho, e estou tentando começar direito. Vai ser uma aplicação 3 camadas, usando Hibernate+Spring no servidor, e NetBeans RCP no cliente. Aliás, se alguém tiver alguma crítica a estas escolhas, ou sugestões, serão bem-vindas.

Mas a questão não é essa. Seguindo o mais puro pricípio DRY, estou planejando gerar as telas básicas de cadastro usando reflection/annotations onde for possível. Me parece uma idéia muito óbvia, fico até com vergonha de tentar fazer do zero, mas fazem uns 3 dias que procuro algo satisfatório no google, e não acho nada! Alguém sabe de algo promissor nessa área?

Várias vezes pensei em usar a própria arquitetura JavaBeans, com seus BeanInfos e PropertyEditors para gerar interfaces. Tudo bem, é uma certa distorsão em relação a intenção inicial, mas… porque não? E de novo, me parece uma idéia tão óbvia, que não entendo pq não encontro nada relacionado na web, alguém saberia de um forte argumento contra?

Agradeço muito qualquer ajuda!

6 Respostas

ASOBrasil

Será que esse te ajuda?

https://genesis.dev.java.net/nonav/3.0/maven-site/pt-BR/index.html

O pai (ou um dos) é esse cara aqui: Michael Nascimento (http://weblogs.java.net/blog/mister__m/), qualquer coisa manda um e-mail para ele, acho que ele pode te ajudar quanto ao Genesis.

fbdo

Opa, obrigado pela resposta!

Já tinha encontrado com este carinha, aliás muito interessante. Mas ele não trabalha com a parte que estou envolvido no momento: a parte visual. Ele ajuda mais é com a ligação, fazer as coisas funcionarem, eu preciso de geração automática de formulários de dados. Claro que ele pode ajudar depois de definido como fazer.