geração de código com Eclipse

8 respostas
boaglio

Alguém já teve experiência em desenvolver geração de código com o Eclipse?

Das opções existentes eu vi o projeto JET que parece ser interessante, e aqui tem alguns outros.

8 Respostas

Thiago_Senna

Você procura gerador de código para qual finalidade?

boaglio

Gerar código para aplicações web… algo que além de gerar classes e páginas JSP pudesse alterar métodos Java e alterar valores do web.xml .

Thiago_Senna

Gerar código para aplicações web… algo que além de gerar classes e páginas JSP pudesse alterar métodos Java e alterar valores do web.xml .

Humm… bom, você pode dar uma olhada nos seguintes plugins inicialmente -> EcliseWork (desenvolvido pelo Ricardo Lecheta), Akrogen e JEE Spider.

Outro ponto que você deve levar em consideração é o “input” para a geração de dados. Tipo, você vai gerar o código baseado em uma DSL, Banco de Dados, UML ou parâmetros que você irá informar em um wizard?

boaglio

Thiago Senna:

Humm… bom, você pode dar uma olhada nos seguintes plugins inicialmente -> EcliseWork (desenvolvido pelo Ricardo Lecheta), Akrogen e JEE Spider.

Outro ponto que você deve levar em consideração é o “input” para a geração de dados. Tipo, você vai gerar o código baseado em uma DSL, Banco de Dados, UML ou parâmetros que você irá informar em um wizard?

Eu já usei o do Ricardo, esse Akrogen não conhecia, mas parece ser o que eu procuro… mas precisava algo que lesse os dados de uma tabela e gerasse os CRUDs de uma maneira específica.

Thiago_Senna

Se for para gerar à partir da base de dados as opções de geradores que mencionei são as que conheço. Sei que tem quem já tenha usado o hibernate tools como ferramenta de geração de código. Eu não sei o quanto o hibernate tools é customizavel a ponto de gerar crud’s para as telas. Eu particularmente não conheço.

Thiago_Senna

Se tiver paciência para dar uma procurada, dê uma olhada neste link: http://www.codegeneration.net/generators.php

LPJava

eu uso o Rational software Architect - RSA da IBM, que gera code clear a partir da modalegam de dados, tipo a base do java consegue gerar rapidamente e isso economiza um tempao. O RSA tem como base o eclipse, mesmo ambiente é como se fosse o eclipse ++ .

anexei alguns prints.

bgbraga

Você pode desenvolver algum plug-in no eclipse usando JET mas não compensa. Vai ser muito trabalho para algo que já tem pronto.
Se quer gerar código a partir de modelos usa o RSA como sugeriram ou se for MDA o AndroMDA ou algo assim.

Mas eu particularmente não gosto de geração de código baseado em modelo.
Você não vai fazer uma app toda gerando código. Vai usar geração de código só para CRUDs e configurações de frameworks para ganhar tempo.
Então pra que os modelos? Os modelos são descartáveis nesse caso. Você precisa modelar as regras de negocio, não a parte descartavel. Mas isso são pontos de vista =)

Se quiser gerar código rápido (sem perder tempo com modelos) e baseado em templates (você pode criar o seu) tente essa ferramenta que também é um plug-in para o Eclipse:

http://www.spideronrails.org

Criado 9 de junho de 2009
Ultima resposta 25 de dez. de 2009
Respostas 8
Participantes 4