[color=blue]Oi pessoal !!! Comecei a mexer com o NetBeans 4 e estou tendo um probleminha bem chato. Eu não consigo alterar o código do JFrame que eu crio no modo Design, o código fica em azul e eu não consigo apagar nem digitar nada.
Ja procurei opções pra desabilitar isso mais até agora nada… alguem ja teve esse problema ? também não consigo alterar algumas propriedades do JFrame, no próprio editor gráfico. :?
[color=blue]Oi pessoal !!! Comecei a mexer com o NetBeans 4 e estou tendo um probleminha bem chato. Eu não consigo alterar o código do JFrame que eu crio no modo Design, o código fica em azul e eu não consigo apagar nem digitar nada.
Ja procurei opções pra desabilitar isso mais até agora nada… alguem ja teve esse problema ? também não consigo alterar algumas propriedades do JFrame, no próprio editor gráfico. :?
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]
[color=darkred]Isso é de propósito. A idéia é a seguinte: se você pudesse mexer no que o Netbeans gerou, o Netbeans iria ficar bem confuso na hora de carregar as suas modificações. Daria para você fazer por fora (usando o Notepad ) mas esse não é o intuito da ferramenta. Descubra no Netbeans como se faz o que você precisa fazer (por exemplo, pode ser que você esteja precisando criar tratamentos de eventos; não é para mexer direto, e sim usar a opção do Netbeans para editar só o tratamento de evento.[/color]
S
skyblue
[color=blue]Oi pessoal !!! Cara então você tem que concordar comigo que isso é péssimo. Como eu ja disse eu ja procurei no próprio editor gráfico a opção de mudar o tamanho do JFrame por exemplo e encontrei mas esta desabilitada, não permite alterar.
Sinceramente ?! parece até piada, tô quase voltando ao design no eclipse mesmo. A minha idéia era fazer a parte de Design no NetBeans e depois codificar o resto no Eclipse mais desse jeito ta difícil…
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]
camilaoc
Para alterar o tamanho do frame, vc o faz na palheta CODE que está laocalizada na propiredade do Frame. Na opção Form Size Policy opte por Generate Rezide Code, a partir daí vc poderá redefinir o tamanho do mesmo.
Tchauzinho, :?
Mila.
S
skyblue
[color=blue]Oi pessoal !!! Puxa, muito obrigado Camila… e desculpe a minha ignorancia, mas de qualquer forma eu acho que não seria necessário a opção de Form Size Policy. Na hora eu nem me toquei que poderia ser isso mesmo… ainda acho que o código gerado pelo modo gráfico devia poder ser editado diretamente.
Alguem sabe como eu mudo o look and feel ? :roll:
Obrigado e bem vinda ao GUJ !!!
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]
D
Dharis
Você pode tranquilamente personalizar o código gerado nas aplicações Swing com o Netbeans.
Basta também olhar nas propriedades do componente interessado, na guia Code. Você vai ver “Custom Creation Code”, Pre-Creation e Post-Creation Code, Pre-Init e Post-Init Code. Aqui que você personaliza toda criação e inicialização de componentes, se precisar.
Alterar o código gerado diretamente iria dar um baita trabalho pra IDE gerenciar.
NetBeans é uma ótima ferramenta. Vale a pena olhar o guia: Using NetBeans IDE