Geração de Sistema CRUD

Colegas,

Um tempo atrás eu usei um recurso do netbeans que gerava o sistema (crud básico - telas para incluir, editar e excluir) a partir das classes de modelo ou banco de dados (não lembro exatamente). Agora estou procurando por este recurso (não precisa ser só com o netbeans) e não o encontro. Alguém pode me ajudar?

[quote=ciroxm]Colegas,

Um tempo atrás eu usei um recurso do netbeans que gerava o sistema (crud básico - telas para incluir, editar e excluir) a partir das classes de modelo ou banco de dados (não lembro exatamente). Agora estou procurando por este recurso (não precisa ser só com o netbeans) e não o encontro. Alguém pode me ajudar?[/quote]
Te aconselho a não fazer isso, outra pessoa que for dar manutenção não vai falar bem de você, não somos eternos para o cliente e vice-versa. Construa normalmente de forma enxuta e tendo conhecimento consciente de cada coisa que fizer. Ajuda não falta aqui e em várias comunidades.

Compreendo este outro lado da moeda, mas o sistema não é comercial, seria apenas para exemplificar um conceito de um modelo.

Então poderia fazer um gerador de código, basta fazer 1 cadastro com as maiores possibilidades e o código deste servirá de template para gerar outros. Eu já fiz isso pra .NET muito tempo atrás em outra empresa que trabalhava e o código ficou perdido lá, deu certo para o projeto, mas depois vi que isso não tem muita vantagem no final das contas, é chato ficar atualizando o gerador de código para acompanhar evoluções de vários projetos, e cada um pode ter solução diferente de acordo com o momento, ai começam a ter várias versões. Copiar e colar e centralizar coisas repetitivas para cada projeto em métodos helpers é mais fácil.

Tem uma versao do netbeans que isso desapareceu. Depois voltou em outra. Enfim na ultima versao da para fazer isso tanto para desktop como para web. Primeiro voce precisa criar o banco de dados, em seguida voce manda o netbeans criar as classes de entidade. e depois ou voce cria as JSF a partir de classe de entidade ou o Form de amostra de aplicacao MDI dentro de Forms GUI Swing