Geração de Templates - Velocity

Fala galera…

Seguinte, andei pesquisando e achei o Velocity como gerador de templates… Me corrigam se eu estiver errado…

Gostaria de saber qual eh a avaliação de vcs desta api na geração de templates em XSL…

Pois gostaria de um geração dinâmica de templates…

Grato

O Velocity, ou qualquer outro template engine, serve pra gerar qualquer tipo de saida em formato texto. Voce pode usar ele tranquilamente para criar XSL com base em algum padrao.

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]O Velocity, ou qualquer outro template engine, serve pra gerar qualquer tipo de saida em formato texto. Voce pode usar ele tranquilamente para criar XSL com base em algum padrao.

Rafael[/quote]

Valew… mas seguinte: você disse que posso criar um XSL com base em algum padrão…

Com isso, o Velocity naum perderia uma das suas principais características que é a geração de templates dinâmicos ?? Ou eu estou tendo uma idéia errada desse “dinâmico”.

O que seria exatamente esse “dinâmico” ???

Qual o tipo de informação que eu tenho que ter em mãos para a geração desse XSL dinâmico ??

Grato

1- ao baixar o FOP existe um diretório chamado docs que tem uma ótima referência sobre XSL-FO (sei porque você também pergunta em outro tópico sobre o FOP)

2- eu uso o Velocity para gerar dinâmicamente um arquivo XSL-FO baseado em um template .VM. O meu aplicativo faz as consultas necessárias no banco de dados e o Velocity cria o arquivo XSL-FO com esses dados formando um relatório.

3- uso o FOP para ler o arquivo XSL-FO gerado pelo Velocity e transformar num PDF

estude Velocity e FOP que você está no caminho certo. :smiley:

ai vai um pequeno exemplo de um arquivo XSL-FO

[code]
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<fo:root xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">
<fo:layout-master-set>
<fo:simple-page-master master-name="simple" page-height="29.7cm" page-width="21cm" margin-top="1.5cm" margin-bottom="1cm" margin-left="1.5cm" margin-right="1cm">
<fo:region-body margin-top="0cm" margin-bottom="0cm"/>
<fo:region-before extent="0cm"/>
<fo:region-after extent="0cm"/>
</fo:simple-page-master>
</fo:layout-master-set>
<fo:page-sequence master-reference="simple">
<fo:flow flow-name="xsl-region-body">
<fo:block font-size="12pt" font-family="serif" line-height="24pt" space-after.optimum="15pt" text-align="center" padding-top="3pt">
<fo:inline font-weight="bold">INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS</fo:inline>
</fo:block>
<fo:block font-size="10pt" font-family="serif" line-height="15pt" space-after.optimum="5pt" text-align="justify"><fo:inline font-weight="bold" text-decoration="underline">CONTRATADA</fo:inline>: $contratada.RazaoSocial, com sede à Rua $contratada.Rua, $contratada.Numero…</fo:block>

&lt;fo&#58;block font-size=&quot;10pt&quot; font-family=&quot;serif&quot; line-height=&quot;15pt&quot; space-after.optimum=&quot;5pt&quot; text-align=&quot;justify&quot;&gt;&lt;fo&#58;inline font-weight=&quot;bold&quot; text-decoration=&quot;underline&quot;&gt;CONTRATANTE&lt;/fo&#58;inline&gt;&#58; $contratada.RazaoSocial, com sede à Rua $contratada.Rua, $contratada.Numero......&lt;/fo&#58;block&gt;

&lt;/fo&#58;flow&gt;
&lt;/fo&#58;page-sequence&gt;

</fo:root>[/code]

o legal seria você baixar o AbiWord que é um editor de textos que grava em XSL-FO. O problema é que ainda não descobri como faz para ele aceitar vários espaços, que nem o AbiWord consegue.

www.abisource.com

NÃO SE ASSUSTE, É SÓ LER COM CALMA QUE VOCÊ PEGA RAPIDO

Ae EddiE…

Valew…

É exatamente isso q eu to querendo fazer…

Gerar templates com o Velocity, ler com o FOP e gerar um PDF…

Dexa eu te perguntar mais uma coisa…

Você tá usando Servlet pra isso ??

Falows