Geração de um inteiro

4 respostas
R

Olá pessoal.

Sou novo em JAVA e estou estudando sozinho.

Porém estou com uma dúvida no sistema que eu estou desenvolvendo. Não chega ser uma dúvida específica da linguagem JAVA, porém a linguagem pode ter alguma coisa que facilite na solução do meu problema.

Bom, o meu problema é o seguinte.

Estou precisando gerar um código (PK de um banco de dados). Esse código é específico e não somente auto-incrementação.

O código que eu tenho que montar funciona da seguinte maneira:

Eu tenho uma categoria de dados e uma tabela. Essa categoria possui código auto-incremental normal. Sem problemas até aqui.

Em outra tabela, ficam as subcategorias da tabela que eu descrevi acima. Porém nessas subcategorias, o código deve ser de um tipo específico da seguinte forma:

CodigoDaCategoriaPrincipal concatenado Código_Da_Ultima_Subcategoria++

Porém eu não tenho estou conseguindo desenvolver um algorítmo que faça isso.

Alguém tem alguma sugestão?

4 Respostas

A

Você pode primeiro dar um select na subcategoria, incrementar e colocar o insert, ou pode fazer o seguinte… na query de insert, colocar algo assim:

insert into SubCategoria (idCategoria, seqSubCategoria, desc)
select ?, max(seqSubCategoria) + 1, ?
from SubCategoria where idCategoria = ?

acertando para os nomes dos seus campos e tabelas…

Falou,

Armando

R

armando:
Você pode primeiro dar um select na subcategoria, incrementar e colocar o insert, ou pode fazer o seguinte… na query de insert, colocar algo assim:

insert into SubCategoria (idCategoria, seqSubCategoria, desc)
select ?, max(seqSubCategoria) + 1, ?
from SubCategoria where idCategoria = ?

acertando para os nomes dos seus campos e tabelas…

Falou,

Armando

Então, acho que você não entendeu. Vou exemplificar para ver se facilita o entendimento.

Supondo que minha tabela categoria é assim:

Codigo	Nome
1	Esportes		
2	Cinema
3	Televisão
4	Internet

E minha tabela sub-categoria é assim:

Codigo	Categoria	Nome
11	1		Futebol