Olá Pessoal !
Onde trabalho estamos usando WebServcies para integrar VB6 com Java… Estou gerando meu WebService com Axis, normal… Do lado VB, uso o ClientSOAP da Microsoft… ele é bem legal e tira toda a complexidade para o desenvolvedor… Não sei se vocês também utilizam esse modelo, o que gostaria é de saber com resolver o seguinte problema:
Tenho um ejb, que tem determindado método que retorna um VO. Como faço para que no VB6 ele “entenda” esse VO no momento do client SOAP fazer o Parse e popular a minha variável… para contornar isso, por enquanto, crio um método no EJB que transforma o VO em um String[] … Aí funciona, o ClientSOAP popula o meu String[] do lado VB6… O problema é quando tenho que retornar uma Lista de VO’s, uso um String[][]… já começa a ficar complicado e pouco inteligível… O pior é quando tenho um VO que tem um atributo que é um List de outro VO… Aí não tem geito, tenho que transformar esse retorno em XML, e fazer o parse desse XML do lado VB6… Só que não acho muito interessante, já que WebService requer Parse de XML pra lá e para cá, e ainda ter que fazer o parse do retorno… Não fica muito performático… Meu VB6 roda em um metaframe… Se fosse na máquina do cliente não ia ficar muito chateado…
Alguém tem alguma idéia??
Alguém teve corajem de ler tudo isso que escrevi?? 
Abraços