Geração de WSDL

Olá galera!

Nos projetos java aqui da empresa utilizamos a arquitetura baseada em WebServices(SOA).

Para geramos nossos WSDL(Linguagem de descrição de WebServices), utilizamos a biblioteca AXIS.

os parametros que utilizamos para a geração dos WSDLs são:

A descrição(WSDL) de um mesmo WebService em .Net é diferente da descrição de um WS em Java, utilizando axis.

Alguém sabe algum link ou sabe algo sobre como posso utilizar os mesmos “parametros” utilizados pela MS no .NET para a geração de WSDL?

[]`s

Olá … bom eu utilizo Java como Web Services no Jboss WS (Axis no JBoss 4.0) e aplicação cliente em Delphi e ate agora nao estou tendo problemas de comunicação entre eles.

ja tive o webservices feito em delphi nao funciona mto legal nao.

c quiser uma dica manda uma msg no meu msn e eu t digo como eu transfiro informações em grande qtdade

Eu também não tenho problemas não, utilizamos normalmente.
O meu problema é que preciso gerar um cliente WS na ferramenta Composer Novell eXtend 5.2 e preciso que o WSDL seja algo parecido com o que é gerado no .NET.

O grande X da questão é que o Composer não consegue entender a descrição de um array de objetos baseado no WSDL do meu WebService!

:cry: :cry: :cry: :cry:

[quote=“bejeto”]Eu também não tenho problemas não, utilizamos normalmente.
O meu problema é que preciso gerar um cliente WS na ferramenta Composer Novell eXtend 5.2 e preciso que o WSDL seja algo parecido com o que é gerado no .NET.

O grande X da questão é que o Composer não consegue entender a descrição de um array de objetos baseado no WSDL do meu WebService!

:cry: :cry: :cry: :cry:[/quote]

O .NET gera possivelmente RPC né? O que você precisa fazer é gerar o seu WSDL do tipo RPC… vc deve estar gerando do tipo DOCUMENT, não? :slight_smile:

Não… o problema está na definição de uma estrutura de array.
o .NET gera de uma forma e o AXIS de outra.

Olá Pessoal !

Onde trabalho estamos usando WebServcies para integrar VB6 com Java… Estou gerando meu WebService com Axis, normal… Do lado VB, uso o ClientSOAP da Microsoft… ele é bem legal e tira toda a complexidade para o desenvolvedor… Não sei se vocês também utilizam esse modelo, o que gostaria é de saber com resolver o seguinte problema:

Tenho um ejb, que tem determindado método que retorna um VO. Como faço para que no VB6 ele “entenda” esse VO no momento do client SOAP fazer o Parse e popular a minha variável… para contornar isso, por enquanto, crio um método no EJB que transforma o VO em um String[] … Aí funciona, o ClientSOAP popula o meu String[] do lado VB6… O problema é quando tenho que retornar uma Lista de VO’s, uso um String[][]… já começa a ficar complicado e pouco inteligível… O pior é quando tenho um VO que tem um atributo que é um List de outro VO… Aí não tem geito, tenho que transformar esse retorno em XML, e fazer o parse desse XML do lado VB6… Só que não acho muito interessante, já que WebService requer Parse de XML pra lá e para cá, e ainda ter que fazer o parse do retorno… Não fica muito performático… Meu VB6 roda em um metaframe… Se fosse na máquina do cliente não ia ficar muito chateado…

Alguém tem alguma idéia??

Alguém teve corajem de ler tudo isso que escrevi?? :slight_smile:

Abraços

Eu!! ahahahah
tipo cara… com o WSDL gerado pelo axis, acho vocÊ consegue criar um objeto no .NET para representar o retorno do WS em java, mas eu não sei como pq eu não trabalho com .NET.

dá uma olha nisso

http://ws.apache.org/axis/java/reference.html#GlobalAxisConfiguration

Talvez alguma coisa aqui te ajude a resolver o problema, pois existem alguns bugs para clientes .NET

Sim no .NET vc consegue sim, um VO gerado no Java pode virar um VO no .NET sim !! Funciona já testei isso e já usamos isso também… O problema é que nesse caso o cliente do WebService é VB6…

hahahaha
eu num sabia nem que VB6 suportava cliente webService… achei q era .Net.

Bem…vejamos…
quando você envia o VO o cliente VB6 não consegue fazer um cast para o objeto correspondente em vb?

acho mais fácil vc achar ajuda em um forum de vb6… pq aqui seria mais fácil o contrário… de VB para java…

Tem uma ferramenta do axis chamada TCP monitor
ele te mostra o que é trafegado entre o WS e o cliente(o XML mesmo)

aí você pode identificar pq q ele não entende… tive que usar isso quando usei uma ferramenta da Novell