Geração do .jar - Problemas com a pasta de imagens
7 respostas
tiagosarno
E ai pessoal do GUJ,
tenho uma aplicação desktop que esta compilando e rodando 100%, nesta aplicação criei uma pasta para armazenar imagens e coloquei no caminho /src/img. Quando rodo o aplicativo as imagens são mostradas normalmente, mas quando gero um Build do projeto “.jar” apenas as imagens dos botões ficam mas o resto das imagens somem tudo, será que estou fazendo algo errado com este caminho das fotos? Na aba project a pasta img aparece como parte do projeto.
exemplo de código que uso para carregar imagem em um JLabel:
só que quando eu passo o projeto pra outro computador eu tenho que refazer todos os caminhos e dai eh dose…
os códigos fontes estao em “CAMINHO DO PROJETO”/src/br/com/caep/ e as imagens em “CAMINHO DO PROJETO”/scr/br/com/caep/img
tow precisando de um help ai… se alguem souber de um exemplo melhor de como eu posso colocar o caminho dessas imagens pra eu poder ver em qualquer pc e tb quando eu compilar eu agradeço!
Vlw galera…
ksi
Tive o mesmo problema, dá uma lida nesse tópico aqui:
tiagosarno
Como vc resolveu o problema? poderia dar uma amostra do código? Até mais.
tiagosarno
Ai arthurthiago e Ksi,
consegui resolver meu problema 100%, até o .jar esta pegando todos os icones e imagens. Seguinte, estou utilizando o NetBeans 5.0 e nele quando for colocar alguma imagem clique na aba inspector e logo após o objeto desejado tipo JLabel por exemplo, ai vá nas propriedades do objeto e dirija-se a aba code, na aba code vá em Post-Init Code e informe o código.
Onde, /img esta na mesma hierarquia da pasta /src. Depois de seguidos estes passos as imagens não aparecerão, elas irão aparecer somente depois que rodar o programa.
Detalhe: Quando realizar o Build do projeto “.jar” será criado tudo dentro da pasta /dist, agora pegue a pasta /img copie e cole dentro da pasta /dist, assim o caminho para as imagens estarão corretos. Tanto ícones como imagens de fundo são visualizadas normalmente executando-se o .jar em qualquer máquina que possua a JVM.