estou participando de um projeto web em que os responsáveis pelo projeto exigem que seja usado uma view genérica para todas as telas. (Olha que temos formulários de todos os tipos).
Daí a equipe está desenvolvendo classes para representar os componentes HTML retornando uma string com a representação da tag e uma jsp com um montãaaaaaaaaaao de ifs.
Alguém já encarou isto ??? Senão me digam :oops: como vcs resolveriam isto, sem matar o pai desta idéia. Ah, também não posso usar frameworks.
Eh uma das coisas mais toscas a serem feitas, na minha opiniao. Frameworks de UI sao estupidamente dificeis de desenvolver de uma forma que atendam a todas as necessidades. Ja fiz todo um sistema onde a UI era definida em XML, para o ambiente web, sendo que o html era gerado via XSL. O mesmo framework XML tinha a capacidade de representar dezenas de tipos de relatorios complexos.
Foi um dos maiores desperdicions de tempos, dinheiro e esforcos que ja vi. Eh simplesmente overkill querer fazer algo que de conta de tudo “de forma generica”. Vai chegar uma hora em que voce estara tendo 90% de esforco para conseguir 10% de resultado.
Existem alguns probjetos, como o SwingOnWeb (ou algo parecido com isso), mas quem eh o louco que vai programar usando as regras do Swing para o ambiente Web?
Se eu tivesse que fazer algo nesse estilo de novo, concentraria os esforcos em mapear os componentes core / basicos, e entao cada relatorio / tela teria codigo especifico, mais “baixo nivel”, para realizar o trabalho. O resto eh perda de tempo.