Gerador de Relatórios (Web)

7 respostas
rvaldomiro

Olá amigos,

estou desenvolvendo um projeto em Struts + Hibernate e gostaria da opnião de vocês sobre qual o gerador de relatórios + aconselhável para esta combinação, de preferência um que possa desenhar os relatórios sem muito código e sua visualização possa ser em HTML.

Valeu!!!

7 Respostas

A

Eu gosto do FOP (xml.apache.org/fop)

rvaldomiro

Hummmmm,

me pareceu um pouco complicado d+ :cry:

raguiar

Eu uso a dobradinha Ireport + JasperReports.

rvaldomiro

raguiar

e como vc trabalha com eles? é tranquilo com o struts + hiber?? dá pra fazer algo tipo riscar relatórios e somente passar parâmetros e esperar o html com o rel???

raguiar

No ireport, vc “desenha” o seu relatorio. Ele possibilita vc estabelecer um aconexao com o bd, colocar os campos nos seus devidos lugares, fazer preview para ver como o relatorio ta ficando, etc…

O Jasper vc utiliza para “carregar” o relatorio que vc desenhou no Ireport (uma das funcionalidades).

Os dois atenderam bem as demandas que tive ( já desenvolvi duas aplicações utilizando eles; cada uma tinha mais de 10 relatorios ). Porém sempre gerei os relatórios em PDF, mas é possível gerar em HTML tb.

É interessante vc dar uma olhada nos sites deles, pois lá tem varios exemplos :

http://ireport.sourceforge.net
http://jasperreports.sourceforge.net/

Se vc pesquisar no google tb encontrara alguns tutoriais com exemplos destas ferramentas.

Não me lembro bem, mas há algum tempo, saiu uma reportagem na Mundo Java ou JavaMagazine, muito boa sobre o Ireports e o Jasper.
Tinha tb exemplos de como os dois trabalham em conjunto.
Se vc for no site destas duas revistas, talvez consiga encontrar os exemplos para download.

rvaldomiro

brigadão raguiar!

amanhã msm vou dar um fuçada na net… na verdade meus relatórios são de certa forma simples é que realmente num tô afim de ficar codificando cada tag deles entende!!! já tinha ouvido falar nos dois + agora vou estudá-los melhor…

Valeu msm pelas dicas!!!

Abraços.

raguiar

Por nada.

Acho que eles serão bem uteis para vc. Já fiz alguns relatórios um pouco chatos e eles atenderam bem.

Criado 27 de outubro de 2004
Ultima resposta 27 de out. de 2004
Respostas 7
Participantes 3